Segurança, economia, rapidez e comodidade. Essas vantagens foram destacadas pelo presidente da Segunda Turma Recursal do Juizado Especial de Poços Caldas, Juiz Carlos Alberto Pereira da Silva, ao se referir à sessão virtual, em que foram julgados 35 processos.
Magistrados, servidores, advogados, partes e demais interessados puderam participar ou mesmo apenas assistir à reunião, que durou cerca de duas horas, sem a necessidade de se deslocarem de suas casas ou escritórios. Alguns advogados inclusive fizeram suas sustentações orais de outros estados.
Sessão virtual da 2ª Turma Recursal do Grupo Jurisdicional de Poços de Caldas julgou 35 processos (reprodução/internet)
“Tudo transcorreu na mais alta harmonia e consideração entre os participantes, o que rendeu elogio da Ordem dos Advogados local aos membros da Turma Recursal e aos servidores”, observou o magistrado que recebeu um ofício assinado pelo presidente da 25a Subseção da OAB/MG, Otacílio Andreatta Lemos. No documento, o advogado parabenizou a todos pela “dedicação e comprometimento para a continuidade da prestação jurisdicional, neste tão difícil momento por que passa todo o mundo”.
De acordo com o juiz Carlos Alberto, a realização de sessões de julgamento por meio de videoconferência representam uma evolução da prestação jurisdicional. “Acredito ser uma mudança que veio pra ficar. As audiências presenciais, que demandam grandes estruturas e espaço físico, tendem a acabar”, disse.
A opinião do magistrado é partilhada pelo colega, juiz Edmundo José Lavinas Jardim, que integra a 2a Turma Recursal do Grupo Jurisdicional de Poços de Caldas desde 2008. O magistrado explicou que, até então, as reuniões mensais julgavam um número bem menor de processos. “Com a pandemia, ficamos um bom tempo sem realizar os julgamentos. Mas, mesmo com muitos processos, a sessão transcorreu na mais absoluta tranquilidade”, enfatizou.
O juiz Edmundo Jardim ressaltou ainda a importância de, mesmo em tempos difíceis, o Judiciário continuar a trabalhar e atender com qualidade e rapidez ao jurisdicionado.
Além dos dois magistrados, participaram da sessão virtual os juízes Alessandra Bittencourt dos Santos Deppner, Paulo Rubens Salomão Caputo, José Henrique Mallmann e José Eduardo Junqueira Gonçalves, que também integram a 2a Turma Recursal. O julgamento contou ainda com o trabalho do escrivão Leandro Moreno Souza, da servidora Andressa Bellini e da estagiária Amanda de Araújo dos Santos Gonçalves.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG