Em solenidade presidida pelo corregedor-geral de justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, 14 juízes promovidos e removidos para a Comarca de Belo Horizonte assinaram termo de entrada em exercício. Sete magistrados justificaram a ausência e firmarão o termo em outra ocasião. Além disso, alguns juízes desistiram da remoção. Os critérios foram merecimento ou antiguidade. A cerimônia ocorreu na tarde de hoje, 21 de janeiro, no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça.
Também estiveram presentes os juízes auxiliares da Corregedoria Adilon Cláver de Resende, em exercício na função de diretor do foro da capital, Roberto Oliveira Araújo Silva, Soraya Hassan Baz Láuar e Wagner Sana Duarte Morais. Os juízes que vão entrar em exercício atuarão na Justiça comum e nos Juizados Especiais.
Os magistrados que compareceram à cerimônia e assumirão como juízes de direito auxiliares ou como titulares em Belo Horizonte são: André Luiz Tonello de Almeida, Auro Aparecido Maia de Andrade, Bruno Teixeira Lino, Carlos Henrique Perpétuo Braga, Frederico Esteves Duarte Gonçalves, Geraldo Claret Arantes, Guilherme Queiroz Lacerda, Marco Aurélio Chaves de Albuquerque, Pedro Cândido Fiúza Neto, Renan Chaves Carreira Machado, Renato César Jardim, Roberta Rocha Fonseca, Simone Saraiva de Abreu Abras e Wagner Sana Duarte Morais.
As varas que passam a partir de hoje a contar com novos titulares são a 3ª Vara de Sucessões e Ausências, a 3ª Vara de Feitos Tributários, a 13ª e a 24ª Varas Cíveis e a 6ª e a 12ª Varas de Família.
O desembargador Antônio Sérvulo se disse “honrado e alegre” por conduzir o evento, no qual ele encontrou amigos e colaboradores “fundamentais” durante seu mandato como corregedor, a encerrar-se em junho próximo. Ele agradeceu pelo apoio dos colegas e desejou-lhes sucesso. “Essa turma que assume novos cargos e funções enobrece e enriquece a magistratura. A nova fase que inauguram em suas trajetórias pessoais é também uma etapa no aprimoramento do Judiciário mineiro”, declarou.
O corregedor aproveitou o momento para saudar a procuradora Heloísa Saraiva de Abreu, mãe da juíza Simone Abreu, presente à solenidade. Ao final da cerimônia, o juiz Adilon Cláver de Resende convidou os juízes que integrarão o Centro de Apoio Jurisdicional (CAJ) e os titularizados que ainda não pertenciam aos quadros da capital para conhecer o Fórum Lafayette e receber esclarecimentos e orientações gerais. Compete aos juízes do CAJ a substituição de magistrados e a prolação de sentenças, entre outras atividades de cooperação.
Para ver fotos desse evento, acesse o Flickr.
Fonte: TJMG