Os juízes convocados Milton Lívio Lemos Salles e Evaldo Elias Penna Gavazza entraram em exercício na Segunda Instância do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O termo de entrada em exercício foi assinado pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, nesta quinta-feira, 9.  

Presidente do Tribunal destacou a experiência e a dedicação dos juízes convocados (Crédito: Euler Junior/TJMG)

 

 

O juiz Milton Lívio Lemos Salles, até então titular da 4ª Vara Criminal da Comarca de Belo Horizonte, foi convocado para compor, mediante substituição, a 3ª Câmara Criminal. Em 2019, ele já havia atuado como substituto na 6ª Câmara Criminal. O juiz Evaldo Gavazza, convocado para a 2ª Instância desde fevereiro de 2022, na 5ª Câmara Criminal, e cooperando na 4ª e na 9ª Câmara Criminal, assumirá vaga na 6ª Câmara Criminal. 

Durante a solenidade, o presidente do Tribunal destacou a experiência dos magistrados, em especial no campo do Direito Criminal, no qual demonstraram “grande sensibilidade e sólido saber jurídico”. "São juízes de percurso marcado pela operosidade, integridade e dedicação", afirmou o desembargador José Arthur Filho. 

Trajetória 

Natural de Itabira, o juiz Evaldo Gavazza formou-se pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas em 1990 e ingressou na magistratura sete anos depois. Atua como coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF) do TJMG desde julho de 2020, sendo integrante do GMF desde 2016. Ao longo de sua carreira, foi juiz nas Comarcas de Pratápolis, Passos, Itambacuri, Manhuaçu, Ipatinga e Juiz de Fora, onde responde como titular pela Vara de Execuções Criminais. 

O belo-horizontino Milton Lívio Lemos Salles graduou-se pela Faculdade de Direito Milton Campos em 1989, tendo ingressado no Judiciário estadual mineiro em 1998. Antes de chegar à Capital, ele atuou nas Comarcas de Brumadinho, Araçuaí e Montes Claros. Titular da 4ª Vara Criminal há 17 anos, o magistrado é filho do desembargador aposentado Tibagy Salles Oliveira, presidente do extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais (1998 -2000).