Comitiva de juízes e juíza da Comarca de Pará de Minas, acompanhada pelo presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, reuniu-se nesta segunda-feira, 23 de setembro, com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior. O encontro, realizado na Presidência do TJMG, teve como foco o alinhamento de ações e discussão de demandas da Comarca, com destaque para a criação de uma Vara de Família e Sucessões.
O presidente da Amagis reforçou o apoio da Associação às demandas dos juízes de Pará de Minas. “A Amagis está sempre ao lado dos magistrados, e este pleito é fundamental para o bom andamento da Justiça na região. Confiamos na sensibilidade do Tribunal para tratar essa questão com a devida atenção", disse o presidente.
O desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior reconheceu a importância da Comarca de Pará de Minas para o estado, destacando seu crescimento econômico acelerado. “A Comarca de Pará de Minas é uma das mais importantes do Estado. Nós estamos atentos às necessidades da região, e as reivindicações foram devidamente apresentadas. O próximo passo será o encaminhamento do orçamento do Tribunal, que está sendo negociado com o governo do Estado. Assim que tivermos uma sinalização concreta, vamos elencar essas prioridades", explicou o presidente do TJMG, referindo-se ao orçamento de 2025.
Durante a reunião, o juiz Thomas Ferreira Espeschit Arantes, titular da 2ª Vara Cível de Pará de Minas, apresentou estudos que evidenciam o aumento significativo do volume processual na comarca. Segundo ele, o crescimento populacional e econômico da cidade exige uma reestruturação do Poder Judiciário na região. "Nós trazemos aqui um pleito de melhoria estrutural, diante da necessidade de criação de uma nova vara em razão da crescente demanda judicial. O município cresceu muito nos últimos anos e o Judiciário precisa acompanhar essa situação", afirmou o magistrado, destacando a confiança na administração do TJMG.
O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, também participou da reunião, colocando-se à disposição do TJMG para auxiliar nas necessidades locais do Judiciário. Também esteve no encontro Cristine Morais Couto, presidente da 18ª Subseção da OAB em Pará de Minas/MG.
Estiveram presentes no encontro o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi; o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Thiago Colnago Cabral; a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Andréa Cristina de Miranda Costa; o secretário de Governança e Gestão Estratégica do TJMG, juiz Guilherme Mendes do Valle; e os juízes da Comarca de Pará de Minas Thomas Ferreira Espeschit Arantes, Antônio Fortes de Pádua Neto, Maurício Simões Coelho Junior, Bruno Miranda Camelo, Gabriela Andrade de Alencar Ramos.