A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu nesta quinta-feira, 16 de abril, os juízes Everton Amaral e Keity Sabóia, da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte. Eles vieram conhecer a estrutura da Ejef e trocar informações sobre o trabalho desenvolvido pela Escola.

Ao receber os visitantes, o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Reynaldo Ximenes, destacou a atuação e o comprometimento da Escola de Minas, e que, embora esteja bem estruturada, enfrenta dificuldades comuns a outras escolas judiciais, como a carência de recursos. Na oportunidade, elogiou a contribuição do presidente do TJ, desembargador Sérgio Resende, para a expansão da Ejef, e seu empenho para com a jurisdição de 1º grau.

Convidado para apresentar a Ejef e falar sobre as ferramentas tecnológicas utilizadas, o coordenador da Central de Tecnologia para Educação e Informação (Cetec) Leonardo Vianna, apresentou o organograma da Escola, descrevendo as atribuições das diversas diretorias e coordenações. Mostrou dados nacionais de acesso à internet, evidenciando a velocidade da informação e o desafio de lidar com essa realidade.

Situou o Tribunal de Justiça, com seus 15.133 servidores, 864 magistrados e 295 comarcas, lembrando que, sem os recursos da tecnologia, seria impossível a viabilização de cursos, treinamentos, dentre outros serviços oferecidos pela Ejef. Citou as ferramentas utilizadas pela Escola como a Educação à Distância (EAD) e as videoconferências, dentre outras, para atender seus públicos.

Leonardo Vianna fez uma exploração pelo site da Ejef, citando os muitos serviços à disposição de magistrados e servidores com destaque para o Banco de Sentenças, lançado recentemente. Ressaltou que a página da Ejef é “construída por gestores”.

Prestigiaram a visita o superintendente-adjunto da Ejef, desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca, a desembargadora Márcia Milanez, gerentes e servidores da Ejef.

Os juízes Everton Amaral e Keity Sabóia participam hoje, à tarde, de reuniões com gerentes da Ejef.

Fonte: TJMG