A solenidade de entrega da Comenda Dom Pedro II, realizada na noite de segunda-feira, 25 de novembro, destacou o reconhecimento a cidadãos que contribuem para o desenvolvimento de Poços de Caldas, no sul de Minas.


Os homenageados foram os juízes Carlos Alberto Pereira da Silva (4ª Vara Cível), Paulo Rubens Salomão Caputo (Juizado Especial – 2º JD), Alessandra Bittencourt dos Santos Deppner (2ª Vara Cível), Márcio Silva Cunha (aposentado), Maurício Ferreira Cunha (Juizado Especial – 1º JD), Edmundo José L. Jardim (3ª Vara Cível) e Tânia Marina de Azevedo Grandal Coelho (5ª Vara Cível).


Devido a compromissos pessoais, os juízes Maurício Ferreira Cunha, Edmundo José L. Jardim e Tânia Marina de Azevedo Grandal Coelho não puderam comparecer à cerimônia e receberão a comenda em uma data futura, conforme informou a Prefeitura Municipal.

A honraria, concedida no âmbito das comemorações pelos 152 anos de Poços de Caldas, enaltece o mérito pessoal e os relevantes serviços prestados à cidade, além de reconhecer ações construtivas e exemplares que promovem o desenvolvimento do município.

Ao todo, 107 personalidades foram homenageadas com a Comenda Dom Pedro II, que é considerada uma das mais altas honrarias do município. A escolha dos agraciados baseou-se na relevância de suas contribuições para Poços de Caldas, seja por meio de suas trajetórias profissionais, seja por ações de impacto social e comunitário que têm fortalecido a identidade e o progresso da cidade.

Sobre a comenda

A Comenda Dom Pedro II foi criada em 2022, para celebrar os 150 anos de Poços de Caldas e faz referência ao bicentenário da Independência do Brasil, comemorado no mesmo ano. Em 6 de novembro de 2022, data do sesquicentenário da cidade, 69 personalidades receberam a comenda, na primeira entrega.