As fortes chuvas que caem em diversas regiões e Minas Gerais também causaram problema em Itabirito, Região Central do Estado. O fórum da comarca foi invadido pela água do rio da cidade que transbordou duas vezes na mesma semana e atingiu todo o centro da cidade. Juíza Vânia da Conceição Pinto Borges, diretora do Foro, organizou um mutirão de limpeza, nesta segunda-feira, 10, para conseguir abrir o fórum e colocar o prédio em condições de trabalho e de receber os jurisdicionados.

De acordo com a juíza, “em Itabirito, com as chuvas de grandes proporções, o rio encheu muito e por dois dias, transbordando e invadindo o centro de Itabirito, afetando também o Fórum e o Cartório de Registros de Imóveis”.

A juíza disse que ela e sua equipe, liderada pela gerente de secretaria, Ediméia, além do juiz Antônio Francisco Gonçalves, servidores e terceirizados, imbuídos do espírito de cooperação, conseguiram fazer boa parte da limpeza do fórum. A Prefeitura disponibilizou um caminhão pipa devido à falta de água e uma retroescavadeira para retirar a lama do estacionamento.

O oficial de justiça Doca e a juíza Vânia Borges  

Estado de calamidade

A Prefeitura de Itabirito declarou, nesta segunda-feira, 10, estado de calamidade pública após as fortes chuvas que caíram sobre o município. O Executivo justificou a medida citando o "cenário de destruição provocado pelo histórico volume de chuvas" e informou que tem tirado pessoas de áreas de risco.

Amagis realiza campanha de doações para os atingidos pelas chuvas

A Amagis está na corrente do bem para arrecadação de doações para os atingidos pelas cheias em várias regiões do Estado.

Veja como fazer sua doação:

Transferência, depósito bancário ou Pix:
Associação dos Magistrados Mineiros - Amagis
Banco do Brasil - Ag: 1615-2 C/C: 33003-5
Para fazer Pix, utilize os números da agência e conta. 
CNPJ: 16.634.966/0001-10

Roupas e alimentos não perecíveis podem ser entregues até dia 18/1 (terça-feira) na sede Amagis: Rua Albita, 194 - Cruzeiro - Belo Horizonte.