A Diretoria da Amagis recebeu na noite desta quinta-feira, 25, na sede da Associação, juízes eleitorais de todo o Estado para uma confraternização. Eles participaram, durante todo o dia, como primeira turma do Encontro Presencial de Juízes Eleitorais 2022, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

 

Os magistrados foram recebidos na Associação pelo presidente e demais integrantes da Diretoria. O juiz Luiz Carlos Rezende e Santos reforçou o apoio da Amagis a todos os Magistrados mineiros e falou importância dos juízes eleitorais para o fortalecimento da democracia.

 

“As eleições de 2020, à exceção da próxima, foram as mais difíceis da história, em razão do período pandêmico. Tivemos muitos desafios e dificuldades, mas a prudência e a altivez com que cada juiz e juíza conduziu as eleições garantiu que a democracia não faltasse ao povo mineiro”, afirmou Luiz Carlos. Segundo ele, a democracia é feita a partir do equilíbrio da Magistratura de primeiro grau. “Nenhum juiz pode se sentir aviltado em sua conduta e sua atuação. A qualquer instante, a Amagis está disponível para mitigar qualquer ataque que os senhores e senhoras possam vir a sofrer, porque quando se ataca um juiz, ataca nossa Instituição e ataca nossa democracia”.

 

A juíza Fabiana Gonçalves, da Comarca de Lagoa Santa, ressaltou a iniciativa da Amagis como uma forma de integrar os juízes eleitorais que estarão à frente da Eleições 2022. “Foi uma forma acertada de recepcionar e promover este encontro entre os magistrados depois da abertura do curso ministrado pela Justiça Eleitoral do Estado”, afirmou ela destacando que o curso ministrado pelo TRE mineiro desempenha papel dos mais relevantes no combate à desinformação, na medida em que reforça a segurança das urnas e a lisura do processo eleitoral, “expressão de grande relevância para o regime democrático”.

 

Para o juiz Guilherme Sadi, da Comarca de Belo Horizonte, o evento desta quinta-feira, 25, marca o retorno das confraternizações presenciais. “Temos que realizar mais vezes eventos como este, considerando que, depois do isolamento, o encontro presencial entre os colegas e o calor humano faz com que nós, magistrados, tenhamos ainda mais energia e mais combustível para a labuta do dia-a-dia”, afirmou.

“É uma honra e uma grande satisfação participar desse encontro hoje aqui na Amagis e ter oportunidade de rever os amigos da Magistratura e também de concurso”, disse o juiz Edson Ladeira da Comarca de Juiz de Fora.  

Também recepcionaram os juízes a vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere do Couto; a vice-presidente Financeira, juíza Roberta Rocha Fonseca;  e o membro do Conselho Deliberativo da Associação, juiz Fábio Magrini.

Foco Eleitoral

Cerca de 300 juízes eleitorais mineiros participam do Encontro promovido pelo TRE, divididos em duas turmas. O Encontro tem o objetivo de preparar os magistrados que atuarão nas eleições, a fim de que eles possam fazer frente aos desafios que vêm se apresentando à Justiça Eleitoral nos últimos anos. O evento faz parte do projeto Foco Eleitoral, em que são desenvolvidas diversas ações voltadas para os atores do processo eleitoral.

 

Na abertura do curso, o presidente do TER-MG, desembargador Maurício Soares, falou da importância do encontro com os juízes eleitorais para debater temas caros à realização das eleições, apontou os principais desafios, entre eles as fake news, e defendeu as urnas eletrônicas e a segurança do sistema de votação, que é exemplo em todo o Mundo.

 

“Quando colocam em dúvida o sistema de votação estão colocando em dúvida o trabalho de todos nós. Temos a obrigação de defender o sistema até porque o conhecemos e podemos atestar sua higidez”, afirmou o desembargador.  “É muito importante a presença de todos aqui para que possamos debater sobre o tema. Sabemos que são os senhores e senhoras que irão defender o trabalho da Justiça Eleitoral perante à sociedade”, concluiu Maurício Soares, reforçando que o TRE está à disposição dos juízes e das juízas para tirar dúvidas e fornecer quaisquer esclarecimentos.

 

O desembargador agradeceu a participação dos magistrados, a parceria do vice-presidente do Tribunal Eleitoral, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, dos juízes auxiliares da Presidência, e o apoio da Amagis aos eventos do TRE.