Os juízes Areclides José do Pinho Rezende e Mauro Riuji Yamane entraram em exercício como convocados na 2ª Instância no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A solenidade de entrada foi realizada nesta sexta-feira, 11 de outubro, e conduzida pelo presidente desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.
O juiz Areclides Rezende, da 10ª Vara Criminal da Comarca de Belo Horizonte, foi convocado para a 9ª Câmara Criminal Especializada do TJMG, em substituição ao desembargador Caetano Levi, que se aposentou. O juiz Mauro Yamane, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Divinópolis, atuará na 1ª Câmara Criminal do TJMG, em substituição do desembargador Edison Feital Leite, que está em licença temporária.
Foto: Gláucia Rodrigues / TJMG
O desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior ressaltou a importância dos dois juízes convocados para a boa prestação jurisdicional e a celeridade das atividades das Câmaras Criminais. "Hoje, nós temos uma movimentação processual muito grande nas Câmaras Criminais e qualquer vacância pode gerar atraso na prestação jurisdicional. Por isso, vamos contar com os dois novos colegas para auxiliar, ainda que temporariamente, na jurisdição criminal, que é muito importante para o nosso Tribunal de Justiça", afirmou.
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, parabenizou os magistrados e destacou que a convocação é um reconhecimento merecido pela competência, dedicação e compromisso de ambos com a Justiça. “Tenho certeza de que eles continuarão a prestar um serviço de excelência à Justiça mineira, agora na 2ª instância, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento do Judiciário”, disse.
Trajetórias
Graduado em Direito pela Universidade de Itaúna, em dezembro de 1990, o juiz Areclides José do Pinho Rezende ocupou os cargos de promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e de juiz eleitoral nas cidades mineiras de Matozinhos, Tombos, Contagem e Belo Horizonte. Ingressou no TJMG em setembro de 1997, tendo atuado como juiz titular nas Comarcas de Matozinhos, Carangola, Contagem e Belo Horizonte. Atualmente, é titular da 10ª Vara Criminal da Capital mineira.
O magistrado agradeceu a convocação para a 2ª Instância: "É uma honra e espero poder atender à expectativa que foi depositada em mim. Estou com bastante disposição para enfrentar esse desafio."
O juiz Mauro Riuji Yamane formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em 1989. Ele é mestre em Direito Público e coordenador da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) na região Centro-Oeste. Em agosto de 1993, entrou para a magistratura mineira. Atuou nas Comarcas de Rio Vermelho, Bambuí e Divinópolis, onde está desde 1998 – atualmente, é titular da 2ª Vara Criminal. Em 1996, o magistrado trabalhou em Belo Horizonte, na implementação do Juizado Especial.
O juiz Mauro Riuji Yamane disse que a convocação é um momento muito importante em seus 31 anos de carreira. "Estou muito satisfeito também por estar entre amigos, entre desembargadoras e desembargadores que conheço há anos. Quero poder honrar a convocação", disse.
Presenças
Também estiveram presentes na solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o superintendente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do TJMG e presidente da 1ª Câmara Criminal, desembargador José Luiz de Moura Faleiros; o juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Marcelo Paulo Salgado; o secretário do Órgão Especial do TJMG, Thiago Tinano Duarte; e o assessor do Órgão Especial, Wagner Aguiar Mendes. (*Com informações do TJMG)