Dezesseis juízes de direito promovidos e removidos para a comarca de Belo Horizonte assinaram termo de entrada em exercício perante o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Audebert Delage Filho. A solenidade foi realizada ontem, 30 de setembro, na Corregedoria-Geral de Justiça e finaliza o processo de preenchimento das vagas para Belo Horizonte previstas nos Editais 7 e 8 de 2013. Os juízes vão atuar na Justiça comum e no Juizado Especial.
Em sua mensagem aos magistrados, o corregedor Audebert Delage destacou a importância da chegada a Belo Horizonte na carreira da magistratura mineira. O juízes começam a trabalhar nas comarcas do interior do Estado, e a promoção à capital é a etapa final da carreira do magistrado na Primeira Instância. O corregedor falou ainda da importância de a realização pessoal dos magistrados passar também pela prestação de uma justiça célere e adequada. “É para o jurisdicionado que devemos direcionar os nossos maiores e melhores esforços”, concluiu.
“Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data”, disse o corregedor Audebert Delage, citando Guimarães Rosa, para relembrar a convivência que teve com muitos magistrados no período em que atuou na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).
O juiz diretor do Foro da comarca de Belo Horizonte, Marco Antônio Feital Leite, agradeceu aos juízes de direito que eram auxiliares e que agora se titularizaram em varas pelo apoio aos trabalhos na comarca e desejou sucesso aos magistrados que chegaram a Belo Horizonte. Ainda para os juízes que chegaram a Belo Horizonte, o juiz Marco Antonio Feital Leite ofereceu o apoio da Direção do Foro para viabilizar a prestação de um serviço “à altura do almejado pelo jurisdicionado”.
Falando em nome dos juízes promovidos e removidos, o juiz Agnaldo Rodrigues Pereira, até então o juiz auxiliar mais antigo de Belo Horizonte, que se titularizou na 2ª Vara de Feitos Tributários do Estado de Minas Gerais, deu as boas-vindas aos juízes recém-chegados à capital mineira e falou da estrutura disponível no Centro de Apoio Jurisdicional (CAJ) da comarca de Belo Horizonte para a atuação dos juízes auxiliares. Ele agradeceu ainda o apoio dado pela Corregedoria aos juízes auxiliares da capital.
Fórum Lafayette
No fim da tarde, os juízes que vão atuar no CAJ se reuniram na sala da Direção do Foro, no Fórum Lafayette, para conhecer o funcionamento do setor. O juízes lotados no CAJ atuam na substituição de magistrados e na prolação de sentenças, entre outras atividades de cooperação.


Fonte: TJMG