Doze juízes de direito promovidos e removidos para a comarca de Belo Horizonte assinaram ontem, 09 de abril, termo de exercício na Corregedoria-Geral de Justiça, perante o corregedor-geral de Justiça, desembargador Alvim Soares.
As promoções e remoções foram definidas em votação na Corte Superior no dia 28 de março e correspondem ao edital 02/12. Dos doze juízes, seis vieram do interior e seis permutaram ou titularizaram em varas da Capital.
Em pronunciamento, o corregedor Alvim Soares parabenizou os juízes pela nova etapa na carreira. “Essas datas sempre ficam marcadas na nossa memória porque estabelecem o início de uma nova fase”, afirmou o corregedor. O magistrado desejou-lhes vitórias profissionais e felicidades na vida cotidiana. “Mãos à obra, que trabalho não vai faltar”, finalizou o corregedor.
O juiz auxiliar da Corregedoria e diretor do Foro da Capital, Renato César Jardim, disse estar satisfeito em receber novos juízes para atuar em Belo Horizonte no momento em que as demandas apresentadas ao Judiciário são crescentes.
O magistrado explicou ainda as ações da Corregedoria em busca da excelência na prestação jurisdicional, citando como exemplo a implantação da Central de Devolução de Autos (Ceaut), a regulamentação do Centro de Apoio Jurisdicional (CAJ) e a instituição do Comitê de Avaliação de Cooperação Jurisdicional, que delibera sobre as cooperações na comarca de Belo Horizonte.
Direção do Foro
Ainda ontem, os seis juízes, que entraram em exercício como juízes de direito auxiliar, vindos do interior, foram recebidos no gabinete da Direção do Foro pelo juiz Renato César Jardim, que explicou sobre a cooperação que irão exercer.
O diretor do Foro explicou ainda aos magistrados o funcionamento do CAJ, local destinado ao trabalho dos juízes de direito auxiliares, e da Coordenação de Suporte e Apoio Jurisdicional (Cosaj), órgão responsável pela distribuição dos processos entre os magistrados que exercem a cooperação.
Fonte: TJMG