Em um encontro inédito e histórico, juízes da capital e do interior do Estado reuniram-se hoje, 4, com o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, quando entregaram ao magistrado uma carta de apoio e de reconhecimento pela sua gestão inovadora, valorosa, dinâmica e transparente, com empenho na 1ª instância. “Sua crescente e emergente liderança foi fomentada na nova geração de magistrados, consciente de seu papel na consolidação do estado de Direito”, afirmaram os magistrados na carta.
No documento, os juízes destacaram a atuação inovadora do desembargador Pedro Bitencourt no campo administrativo, adotando modelos de transparência ao estabelecer convênio com a Controladoria-Geral do Estado para aprimorar a fiscalização da aplicação dos recursos públicos, permitindo a troca de experiência, a melhora na atuação da auditoria do TJMG.
Citaram também os mecanismos implementados por ele para a melhoria na prestação do serviço jurisdicional, como o Processo Judicial Eletrônico, e propostas alternativas como o juiz leigo, Justiça Restaurativa, a conciliação e mediação e outras iniciativas. Para os magistrados, são iniciativas que representam verdadeira reforma silenciosa, com efeitos positivos sobre a economia dos gastos públicos e na preservação do meio ambiente.
Os magistrados parabenizaram o desembargador Pedro Bitencourt pela justa e merecida eleição, por unanimidade, para a presidência do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do País. “Sua eleição é uma demonstração do reconhecimento de suas qualidades e da profícua gestão no TJMG, dos quais somos testemunhas e parceiros na construção de um novo tempo para o Judiciário mineiro, em favor da cidadania e da pacificação social”, diz a carta.
O desembargador Pedro Bitencourt agradeceu a presença de todos e se disse muito honrado em receber esse que é um reconhecimento histórico no Judiciário. O presidente do TJMG reafirmou seu objetivo desde o início do mandato de valorização da classe, com foco na primeira instância, para que a atividade jurisdicional seja prestada da melhor forma possível.
“Deus me concedeu essa graça de poder me apresentar e ser compreendido. Essa é, para mim, uma grande honra”, afirmou o desembargador, ressaltando que nada fez sozinho e os reconhecimentos são méritos também daqueles que estiveram ao seu lado, como toda a diretora do TJMG e o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, que sempre foi um grande parceiro.
“Essa iniciativa dos juízes é muito gratificante e incentivadora. É como uma mola propulsora que me motiva a continuar. Ficarei na presidência do Tribunal até o dia 30 de junho e até lá exercerei a presidência em todos os aspectos”, afirmou.
O desembargador Herbert Carneiro, presidente da Amagis, participou do encontro e ressaltou o ineditismo da ação dos juízes em reconhecimento e agradecimento ao presidente Pedro Bitencourt. De acordo com ele, este é um ato histórico e fruto de uma gestão inovadora e profícua. “A Amagis adere a esse movimento de reconhecimento à gestão inédita e história do desembargador Pedro Bitencourt na presidência do TJMG”, afirmou Herbert Carneiro.