reuniaonovopresforum.jpg
Os juízes da Comarca de Belo Horizonte receberam, nesta sexta-feira (16), no Fórum Lafayette, o presidente eleito do TJMG, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, na sala da Amagis, acompanhado do 1º vice-presidente eleito, desembargador Fernando Caldeira Brant, e do Corregedor Geral de Justiça eleito, desembargador Antônio Sérvulo, e do presidente da Associação, desembargador Herbert Carneiro.

O encontro dá início ao diálogo da futura gestão do TJMG com os juízes mineiros, por meio da Amagis. Antes do encontro, o desembargador Bittencourt Marcondes fez visita de cortesia à diretoria da Amagis, em reconhecimento ao protagonismo da Associação no debate e construção do Judiciário do presente e do futuro.

O presidente eleito disse que dará ênfase à 1ª instância, admitindo que, em dois anos, não será possível resolver todos os problemas, mas destacou que esse pode ser o começo para a busca das soluções, desde que haja um planejamento e que ele seja seguido. Bittencourt Marcondes afirmou ainda a importância do diálogo com a Amagis. “Há um objetivo comum na defesa dos interesses da classe e em busca de melhorias para o Judiciário”, disse.

reunianovopresidenteforum.jpg
O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, considerou o momento histórico para a magistratura mineira pela iniciativa da ação do presidente eleito e da futura diretoria em ir ao Fórum para dialogar com os juízes. "Vamos caminhar, com nossas prioridades e independência, com a futura gestão do TJMG. Tenho a convicção de que muita coisa não poderá ser resolvida de imediato, mas, a partir do dia 1º de julho, experimentaremos um tempo de transparência, coragem e determinação nos assuntos e interesses da classe. Nossa relação será de respeito, contribuição e total independência", adiantou. Herbert Carneiro disse ainda aos colegas que, a convite do presidente eleito, continuará participando da Comissão de Orçamento do TJMG.

A visita do presidente eleito do TJMG ao fórum foi saudada pelos magistrados. Para o juiz Elias Charbil Abdou Obeid, o encontro representou um gesto muito positivo de aproximação e de valorização pessoal dos juízes. Na avaliação da juíza Lilian Maciel, a interlocução é muito importante, “uma vez que nós, juízes, buscamos a transparência e melhorias como um todo no Poder Judiciário”, disse.

O juiz Marco Aurélio Ferrara Marcolino destacou a importância da aproximação da direção do Tribunal com os magistrados. “Essa interlocução denota a transparência que é exigida em todo relacionamento e garante o bom desempenho da administração”, afirmou.