Juízes eleitorais participam, entre hoje, 17, e amanhã, 18, em Belo Horizonte, do II Encontro de Estudos Eleitorais, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, Do TRE-MG, com o apoio da Amagis. O objetivo é proporcionar a troca de experiências e aprofundar conhecimentos para as Eleições de 2014.
Essa é a segunda turma do Encontro, já que a primeira se reuniu em Mariana, região Central do Estado, no início do mês de junho .
A abertura do Encontro foi realizada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, que destacou a troca de informações e experiências entre os juízes eleitorais realizada durante o Encontro e a importância do juiz no sistema eleitoral. “São decisões do juiz de 1ª instância que dão origem a jurisprudências dos tribunais superiores”, afirmou ele, ressaltando o apoio e o incentivo do Tribunal Regional a esse trabalho de base.
O vice-presidente e corregedor eleitoral do TRE-MG, desembargador Paulo Cézar Dias, falou sobre a democracia que, de acordo com ele, é o que dá brilho ao processo eleitoral. O magistrado desejou êxito aos participantes do encontro e destacou a prudência e a simplicidade que todo juiz eleitoral deve ter.
Para o procurador regional eleitoral Patrick Martins, é durante eventos como este produzido pela Escola Judiciária que o juiz se renova e percebe que não está sozinho.
O juiz Carlos Henrique Perpétuo Braga, diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG, deus as boas-vindas a todos os colegas. “Tenho certeza de que cada um de nós dará o melhor para realizarmos com êxito este processo cívico e democrático que são as eleições”, afirmou.
O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, participou da abertura e falou da honra da Amagis como apoiadora do evento. “Aqui se pratica, acima de tudo, um ato de cidadania e civismo que a boa qualidade da Justiça Eleitoral do Brasil, e especialmente a de Minas, proporciona e que serve de exemplo para todos, inclusive para outros países”, elogiou. Ainda no encontro, Herbert Carneiro abordou com os juízes assuntos de interesse da classe.
Também participaram da solenidade de abertura o juiz Maurício Pinto Ferreira, ouvidor do TRE-MG e presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral; o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, presidente da Comissão de Propaganda da Capital nas eleições de 2012; o desembargador Geraldo Domingos Coelho, membro substituto do TRE-MG; o juiz Alberto Diniz Junior, membro da Corte Eleitoral; e o juiz Paulo Rogério de Souza Abrantes, membro substituto da Corte Eleitoral.
Palestras sobre as eleições e o sistema eleitoral, com temas como propaganda, orientações administrativas, poder de polícia, urna eletrônica e logística, serão proferidas durante o evento. Para acessar a programação completa do Encontro, clique aqui .