Os juízes de Santa Luzia, Marco Antônio de Melo, Rogério Santos Araújo Abreu, e as juízas Aldina de Carvalho Soares e Márcia Heloísa Silveira, diretora do foro, visitaram, no dia 28 de junho, as obras da construção do novo Fórum de Santa Luzia.
O novo prédio terá 9.450 m², quatro pavimentos, com capacidade para 12 varas, além do salão do júri, com 126 lugares e estacionamento com capacidade para 130 carros. A conclusão das obras está prevista para dezembro deste ano.
De acordo com a juíza Aldina Soares, da 2ª Vara Cível de Santa Luzia, a construção do novo fórum busca a melhoria da estrutura para a prestação jurisdicional da comarca. “Essa é uma demanda antiga da comarca, que não comporta mais a instalação de novas varas”, disse.
O juiz Marco Antônio de Melo, da 1ª Vara Cível, destaca que o novo fórum é uma conquista para a comunidade. “Desde 1997, época em que assumi na Comarca de Santa Luzia, a comunidade pleiteava a construção de um novo fórum, já que a estrutura que tínhamos não atendia a demanda dos serviços jurisdicionais. Acreditamos que atenderemos melhor àqueles que precisam dos serviços judiciais e contribuiremos também, para desafogarmos as nossas varas e secretarias”, comentou.
O juiz Rogério Santos Araújo Abreu, 3ª Vara Cível de Santa Luzia, acredita que o novo fórum atende ao crescimento da comarca. “Esperamos agora a instalação de novas varas, porque espaço físico nós teremos. De acordo com a Lodj, nós temos uma previsão de doze varas e hoje, nós temos apenas 4 varas instaladas, estamos aí com uma defasagem de 2 terços, o que tem sobrecarregado cada vara”, afirmou.