O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (30), a indicação do nome do jurista mineiro Ronaldo Cunha Campos para a sede da Região Eleitoral do Triângulo, sediada em Uberlândia, que deverá ser instalada no final de janeiro de 2011.
A indicação do nome do jurista foi feita pelo presidente do Órgão, desembargador Kildare Carvalho, que afirmou ser “um reconhecimento aos profundos conhecimentos jurídicos e à vasta cultura geral do homenageado”. “Os que o conheceram, tiveram o privilégio de haurir o seu exemplo intelectual e moral, bem como a sua inesgotável capacidade de trabalho”, completou o desembargador.
Sobre o jurista
Nascido em Uberaba, em fevereiro de 1930, Ronaldo Cunha Campos formou-se em Belo Horizonte em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1952, na Universidade de Minas Gerais (atual UFMG). Foi membro do Conselho Seccional da OAB-MG e diretor do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.
Fundou, em 1975, em Uberaba, juntamente com outros processualistas, a Revista Brasileira de Direito Processual. Em 1981, foi nomeado para o então Tribunal de Alçada de Minas Gerais, integrando a Terceira Câmara Cível. Faleceu em junho de 1987, com 57 anos de idade.
Região Eleitoral de Uberlândia
A Região Triângulo, com sede em Uberlândia, é uma das 12 regiões eleitorais do Estado, criadas em agosto de 2009, por iniciativa do então presidente do TRE-MG, desembargador Almeida Melo, com a finalidade de aperfeiçoar a qualidade e a eficácia dos serviços operacionais, por meio da descentralização de atividades da Justiça Eleitoral.
A Região Triângulo abrangerá municípios de 16 zonas eleitorais (Araguari, Campina Verde, Canápolis, Conceição das Alagoas, Conquista, Frutal, Ituiutaba, Iturama, Monte Alegre de Minas, Prata, Tupaciguara, Uberaba, Uberlândia, Itapagipe, Capinópolis e Santa Vitória).
Dentre os objetivos das regiões eleitorais, estão o armazenamento das urnas eletrônicas das zonas eleitorais da respectiva região, a participação na realização dos procedimentos de preparação das eleições, a capacitação de servidores, o teste de sistemas eleitorais e a coordenação das campanhas de valorização do voto.
As 12 regiões eleitorais no Estado, regulamentadas pela Resolução 775/2009, do TRE-MG, são : Região Noroeste, com sede em Paracatu; Região Alto do Paranaíba, com sede em Patos de Minas; Região Central, com sede em Belo Horizonte; Região Norte, com sede em Montes Claros; Região Leste, com sede em Governador Valadares; Região Jequitinhonha, com sede em Diamantina; Região Mucuri, com sede em Teófilo Otoni; Região da Mata, com sede em Juiz de Fora; Região Campo das Vertentes, com sede em Lavras; Região Sul, com sede em Varginha; Região Sudoeste, com sede em Passos; Região Triângulo, com sede em Uberlândia.
Até novembro de 2010, cinco regiões eleitorais já foram instaladas: Região Eleitoral Mucuri (sede em Teófilo Otoni – janeiro de 2010), Região Eleitoral Noroeste (sede em Paracatu – janeiro de 2010), Região Eleitoral Central (sede em Belo Horizonte – fevereiro de 2010), Região Eleitoral da Mata (sede em Juiz de Fora – fevereiro de 2010), Região Eleitoral do Alto Paranaíba (sede em Patos de Minas – junho de 2010).
Fonte: TRE-MG