O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) recebeu hoje, 23 de outubro, a visita de uma comitiva de juristas chineses. Os juízes Hu Daocai, Liu Hua, Fan Qun, Xu Qingyu e Tang Xiaofu foram recepcionados pelo desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro, e pela assessora especial da presidência, Heloísa Azeredo.
A comitiva foi encaminhada à sala do Barão do Rio Branco, onde o desembargador Reynaldo Ximenes e os juristas chineses conversaram sobre os respectivos tribunais, organização e competências de cada um. Todos os juízes presentes na comitiva são da área comercial, de falência, e demonstraram interesse em saber como é a legislação brasileira em relação a esse assunto. Na ocasião, juntou-se ao grupo o juiz da comarca de Ribeirão das Neves Juscelino José de Magalhães. Após a reunião, foram conhecer o Palácio da Justiça e o Museu da Memória do Judiciário Mineiro.
A província de Jiangsu, representada pelo vice-presidente do Tribunal Superior de Justiça da Província de Jiangsu, Hu Daocai, é considerada irmã do Estado de Minas Gerais, segundo protocolo firmado no governo Eduardo Azeredo. “O entrelaçamento é importante porque representa o interesse de idéias, propósitos, para que as experiências possam ser aproveitadas aqui”, afirmou o desembargador Reynaldo Ximenes.
Os chineses gostaram bastante da visita ao TJMG, e convidaram o desembargador Reynaldo Ximenes a conhecer seu país. “São muito bem vindos na China”, convidou o juiz Hu Daocai.
Fonte: TJMG