A comarca de Malacacheta, no Vale do Mucuri, promoveu, na última quinta-feira, 2 de julho, mais uma edição do projeto Justiça Itinerante, que atendeu aos moradores de Setubinha, município situado a 50 km da sede da comarca.

Para a realização do evento, foram deslocados para o município dez servidores e o juiz de direito da comarca, Thiago Colnago Cabral. Foram realizadas 69 audiências cíveis e criminais, de instrução, julgamento, admonitórias e de conciliação, atendendo a mais de 150 pessoas entre as 9h e as 19h. Foram obtidos cerca de 60% de acordos.

O projeto contou ainda com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, das polícias Civil e Militar e do Ministério Público. Com essas parcerias, foi montado um posto avançado, no qual foram emitidos 120 títulos eleitorais e 90 carteiras de identidade. A Polícia Civil participou, ainda, coletando 37 depoimentos para inquéritos policiais em curso na cidade. A Polícia Militar realizou abordagens para a prevenção de delitos. O evento teve ainda total suporte da Prefeitura, da Câmara Municipal e da Polícia Militar de Setubinha, que disponibilizaram local, equipamentos e pessoal de apoio para a realização das audiências.

A cidade

Até sua emancipação, em 1995, Setubinha pertencia ao município de Malacacheta. Desde então, seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) cresceu de 0453 para 0568, o que representa um salto superior a 25%. No entanto, ele continua sendo o mais baixo IDH não só de Minas Gerais, como também da região Sudeste do Brasil. O município tem cerca de 10 mil habitantes e o acesso a Malacacheta é feito por estrada de terra, o que dificulta o deslocamento dos moradores até a sede da comarca.

Fonte: TJMG