Com o objetivo de levar a atuação do Judiciário para perto da população e minimizar as despesas das partes com o processo, a comarca de São João Evangelista, no Centro-Leste mineiro, realizou em 10 de fevereiro várias audiências itinerantes no município de Coluna, integrante da comarca e distante aproximadamente 75 km da sede.
Cerca de 30 pessoas, entre partes e testemunhas, foram atendidas nessas audiências, em processos de natureza previdenciária. Nos processos selecionados, todas as partes e testemunhas residem no município de Coluna. Muitas moram na zona rural e, pela carência financeira, têm dificuldade até mesmo de se deslocarem à zona urbana do município. A presença do juiz e auxiliares na comarca permite que as partes envolvidas no processo economizem seus poucos recursos com o deslocamento até a sede.
O juiz da comarca, Enismar Kelley de Souza e Freitas, presidiu as audiências, acompanhado pelos serventuários Alysson Pereira de Andrade e José Maria Marinho. A iniciativa contou com o apoio dos advogados das partes, que compareceram em local diverso da sede da comarca sem qualquer oposição; do pároco do município, que cedeu o salão paroquial para a realização das audiências; e da Prefeitura e Câmara Municipal de Coluna, que ofereceram suporte material à iniciativa; assim como da Polícia Militar, que resguardou a segurança dos participantes
Outras duas sessões de audiências itinerantes estão previstas para o mês de março e junho de 2010. A proposta do projeto é realizar primeiramente audiências previdenciárias e, dependendo dos resultados, ampliar os processos que serão instruídos e julgados fora da sede da comarca.
Fonte: TJMG