Nos dias 18 e 19 de setembro, Belo Horizonte receberá o workshop de Justiça Restaurativa e Construção de Paz com a professora Kay Pranis, uma das precursoras da Justiça Restaurativa no mundo. O evento é promovido pela Escola da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) e conta com apoio da Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs).

O workshop será realizado na modalidade presencial, na Faculdade de Direito da UFMG - Salão Minas Gerais (Av. João Pinheiro, 100, Centro/BH), das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30.

O objetivo é apresentar, vivenciar e discutir os conceitos subjacentes aos processos circulares na prevenção da judicialização de casos envolvendo adolescentes em conflito com a lei, no ambiente escolar e comunitário, com ênfase também na transformação de conflitos.

Os(as) interessados(as) em participar do workshop podem se inscrever aqui.

Mais sobre Kay Pranis

Kay Pranis iniciou sua jornada na década de 90, trabalhando no sistema prisional de Minnesota, nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, tornou-se referência em Círculos de Construção de Paz aplicados nos mais diversos contextos.

Em sua primeira vinda ao Brasil, em 2010, escreveu o manual “No Coração da Esperança” em co-autoria com Carolyn Boyes-Watson. Além disso, Kay capacitou diversas turmas de facilitadores e instrutores no país, aprofundando os conceitos e reflexões sobre a prática restaurativa. Ela também foi co-autora do manual “Círculos em Movimento – Construindo uma Comunidade Escolar Restaurativa”, lançado em 2015, que trouxe mais de cem modelos de círculos para diferentes situações.