O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais recebeu nesta sexta-feira (2), os três primeiros kits biométricos que serão usados no recadastramento dos eleitores das cidades de Curvelo, Pará de Minas, Ponte Nova e São João Del Rei, previsto ter início no 16 de novembro deste ano. Os chamados "Kit Bio" são compostos de uma maleta e uma de pasta, computador portátil (laptop), câmera digital, scanner e um mini-estúdio fotográfico com assento.
Para o recadastramento dos cerca de 217 mil eleitores dessas quatro cidades mineiras, está prevista a utilização de 60 kits, que começaram a ser encaminhados ao TRE pelo Tribunal Superior Eleitoral. O sistema de identificação biométrica da Justiça Eleitoral registrará as impressões digitais de todos os dedos das mãos, além da fotografia do eleitor. No dia da votação, após a apresentação dos documentos, a identidade do eleitor será ratificada por meio do reconhecimento biométrico de sua impressão digital. O objetivo do recadastramento biométrico é excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, tornando inviável a fraude no procedimento de identificação do eleitor.
Em Minas, as cidades escolhidas pelo TRE para fazer parte da expansão do projeto de identificação biométrica da Justiça Eleitoral são os municípios-sede de quatro importantes zonas eleitorais do Estado: Curvelo (100ª Zona Eleitoral), representando o Centro-Norte do Estado; Pará de Minas (202ª ZE), representando a região a Oeste da Capital; Ponte Nova (224ª ZE), representando a Região Leste, e São João Del Rei (256ª e 328ª ZE’s), representando as cidades mais ao Sul.
Fonte: TRE-MG