Com a presença de autoridades locais, do presidente do TRE e diversos eleitores, foi lançado na manhã desta terça-feira (8), em Divinópolis, o ônibus “TRE AQUI”, destinado ao atendimento itinerante do eleitor mineiro. O primeiro eleitor a se recadastrar foi o ex-vereador Antônio Paduani (foto), que durante muitos anos representou a comunidade de Ermida - local do lançamento do ônibus - na Câmara Municipal de Divinópolis.

Para o presidente do TRE, desembargador Antônio Carlos Cruvinel, “o Posto de Atendimento Itinerante prestará um importante serviço aos municípios deste nosso estado, cuja imensa dimensão territorial e diversidade geográfica representam cada vez mais desafios a serem superados”. Também discursaram no evento o juiz eleitoral Dalton Soares Negrão (103ª Zona Eleitoral), que destacou a segurança representada pela biometria na identificação dos eleitores, e o prefeito de Divinópolis, Wladimir Azevedo, que ressaltou a busca permanente da Justiça Eleitoral de aprimorar o processo eleitoral brasileiro. O evento contou ainda com a presença de vários vereadores e da banda da Polícia Militar.

O ônibus “TRE AQUI”, que facilitará o recadastramento biométrico dos eleitores de Divinópolis, ficará até a próxima sexta-feira (11) na Rua Bernardo Bessa Barreto, 200 (em frente ao Varejão Santo Antônio), no distrito de Ermida/Santo Antônio dos Campos, das 9 às 17 horas. Na próxima semana, a partir da terça-feira (15), o ônibus estará no bairro Icaraí (Rua Iara, 280, em frente à ACID). A previsão é que sejam atendidos cerca de 300 eleitores por dia.

O veículo foi feito sob encomenda para o Tribunal e conta com equipamentos preparados para a coleta das impressões digitais e das fotos dos eleitores que forem fazer o recadastramento biométrico. Possui também gerador próprio de eletricidade para contingência, cabeamento para comunicação de dados e ar condicionado.

Com o veículo, o Tribunal pretende principalmente levar seus serviços às localidades que não têm fácil acesso aos cartórios eleitorais e, com isso, aproximá-los da Justiça Eleitoral - proposta que deu origem ao nome do projeto “TRE AQUI – encurtando a distância entre você e a Justiça Eleitoral”. Nas localidades onde não houve a implantação da biometria, o ônibus poderá ser utilizado para o atendimento aos eleitores de forma convencional.

O recadastramento biométrico em Divinópolis já alcançou 97.521 eleitores. Por dia, estão sendo feitos cerca de 945 atendimentos.

Mais informações: Disque-Eleitor (148) e Facebook Biometria Divinópolis.
Fonte: TRE-MG