Belo Horizonte, 2 de maio de 2022

Caros (as) Colegas,

Completamos 100 dias de muito trabalho e dedicação exclusiva e integral ao nosso compromisso sem nos desviar dele um dia sequer: apoiar e defender a Magistratura mineira e seus familiares. Estamos convencidos de que conquistaremos avanços por consequência, direito e determinação.

Neste mês de abril, realizamos importantes homenagens como os 46 anos de nosso valioso plano de saúde, reconhecendo o trabalho dos que nos antecederam e de nossos colaboradores. O êxito da Amagis Saúde está diretamente relacionado à trajetória associativa vitoriosa e aos princípios de sua missão, de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos magistrados e seus familiares.

Ainda merece registro o resgate do programa de saúde, integrativo e associativo que é o Integramagis, após dois anos de pandemia, que, finalmente, dá sinais de controle. No mesmo evento, lançamos, com renovado entusiasmo, a 25ª Magiscultura e fizemos justa homenagem à memória do desembargador Luiz Carlos Biasutti, um dos criadores da revista.

Intensificamos o posicionamento da Amagis como porta-voz da Magistratura junto aos três Poderes e outros órgãos de valor inestimável como o CNPCP, que nos honrou com a realização de reunião em Minas.

Desejamos também êxito à futura gestão do TRE/MG e boa sorte aos colegas que irão disputar os cargos diretivos de nosso Tribunal. 

Seguimos determinados na defesa da recomposição dos subsídios depois de seis anos sem atualização, intensificando a interlocução com parlamentares de Minas no Congresso Nacional. São nossas prioridades ainda a instituição de adicional pela dedicação exclusiva na carreira, além da extinção da carga tributária sobre a aposentadoria.

E mais uma vez, a Magistratura demonstrou seu espírito participativo ao chamado democrático, registrando elevado quórum em clima harmônico na eleição da futura Diretoria do TJMG. Junto dos votos de sucesso, a Amagis se coloca à disposição da Administração eleita para compartilhar e contribuir com os avanços ao biênio 2022/2024.

Confiram nossas realizações dos últimos 30 dias.

Juiz Luiz Carlos Rezende e Santos
Presidente da Amagis

 
Em artigo, Sacha Calmon cita Amagis e apoia recomposição dos subsídios

Os subsídios da Magistratura foram tema de artigo do advogado, professor e colunista Sacha Calmon, publicado no jornal Estado de Minas, no dia 1º/5, no jornal Correio Braziliense no dia 2/5. No texto, ele cita trechos do artigo publicado recentemente pelo presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, no site do Conjur. O advogado faz coro pela valorização da Magistratura com o cumprimento e aplicação da Constituição e do direito à recomposição dos subsídios, e também pela criação do adicional de disponibilidade (ou dedicação exclusiva), defendida pela Amagis e pela AMB no Congresso Nacional.

Inconfidência Mineira é tema da palestra do juiz Auro Aparecido

O auditório da Amagis foi palco, no dia 30, da rica palestra proferida pelo juiz e ouvidor da Associação, Auro Aparecido Maia de Andrade, sobre "Os autos de devassa da Inconfidência Mineira: A história em meio a intrigas, lendas e teorias de conspiração". O magistrado afirmou que o objetivo da palestra foi estimular visão contemporânea sobre a Inconfidência Mineira a partir dos autos da devassa, buscar compreender como se processaram as devassas e apresentar um novo entendimento sobre o histórico movimento e seus integrantes.

Desembargador José Arthur Filho é eleito presidente do TJMG

No dia 29 de abril, o Tribunal Pleno do TJMG elegeu o desembargador José Arthur Filho como o 55º presidente do Tribunal ao biênio 2022-2024. Além do presidente, foram eleitos os integrantes da futura Alta Direção, do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura. A votação foi transmitida ao vivo pelo site da Amagis. A posse dos eleitos será no dia 1º de julho deste ano.

Futuro presidente do TJMG reafirma parceria com Amagis

Após a divulgação dos resultados, o desembargador José Arthur Filho, eleito presidente do TJMG, declarou que as eleições transcorreram de maneira tranquila e democrática. “Minha meta é atuar com harmonia. O Tribunal é um só e nós precisamos pacificar e uni-lo cada vez mais”, disse. O presidente eleito também destacou a importância da Amagis como porta-voz dos Magistrados mineiros. “Teremos uma ligação expressiva com a Amagis, porque ela é fundamental para a Magistratura. Os juízes de primeira instância precisam ser ouvidos e valorizados, e nós faremos isso”, afirmou.

Amagis parabeniza Alta Direção do TJMG eleita ao próximo biênio

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos, parabenizou a todos eleitos para a Alta Direção do TJMG, ao próximo biênio, na pessoa do futuro presidente, desembargador José Arthur Filho. “Desejamos a todos os colegas eleitos uma profícua administração, reafirmando nossa parceria e interlocução em favor da valorização da Magistratura e do aperfeiçoamento do Judiciário. O desembargador José Arthur Filho já demonstrou, como atual Superintendente-adjunto Administrativo, qualidades de um excelente e dedicado gestor às causas da Justiça e do Poder Judiciário. Além disso, o futuro presidente terá ao seu lado uma equipe de alto nível, que, como ele, foi eleita para compor a Diretoria”, disse o presidente.

Amagis parabeniza turmas de 1992 e de 2001

As turmas da Ejef de 1992 e de 2001 completaram, respectivamente, 30 anos e 21 anos de Magistratura no mês de abril. “São magistrados e magistradas dedicados e talentosos, que dignificam a Magistratura mineira”.

Presidente da Amagis fala sobre sistema penitenciário na Band Minas neste sábado

O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos e o sociólogo Luís Flávio Sapori foram entrevistados no programa ‘Entrevista Coletiva’, da Band Minas, no sábado (30). Eles falaram sobre o sistema penitenciário, que é tema de livro lançado recentemente por ambos, a partir de um dos mais abrangentes e detalhados estudos já feitos no Brasil sobre o tema junto aos detentos. O programa pode ser assistido aqui.

Amagis Mulheres realiza círculo de diálogo

Foi realizada, no dia 25 de abril, o 2º Círculo de Diálogo promovido pela Amagis, por meio da Coordenadoria Amagis Mulheres. No encontro, as magistradas abordaram diversos assuntos de interesse da vida profissional e pessoal das mulheres magistradas. Para a diretoria da Amagis Mulher, juíza Roberta Chaves, o Círculo de Diálogo tem o objetivo de promover a integração e a união das magistradas, a troca de experiência e a busca por soluções para os desafios enfrentados na carreira e na vida pessoal das magistradas ativas e também aposentadas.

Desembargador tem retrato inaugurado na galeria de presidentes do TRE-MG

Foi realizada, no dia 27 de abril, a sessão especial de aposição do retrato do desembargador Alexandre Victor de Carvalho na galeria de presidentes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Ele presidiu o Tribunal Eleitoral de junho de 2020 a junho de 2021.

Em sua manifestação, o presidente da Amagis lembrou as dificuldades que a pandemia do coronavírus impôs na gestão do desembargador Alexandre Victor à frente do TRE-MG, mas que o magistrado o fez no seu ritmo possibilitando aos mineiros exercer a cidadania nas eleições municipais, num cenário de incertezas e de drama sanitário.

Amagis é premiada pela Unidas por desempenho do plano de saúde

A Amagis recebeu o prêmio da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas) pelo desempenho do plano de saúde, que, pela 11ª vez, ficou dentro da nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2021. O IDSS faz parte do programa de qualificação de operadoras instituído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Amagis prestigia reabertura da galeria do Fórum Lafayette

A vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, participou do evento de reabertura da Galeria de Arte do Fórum Lafayette, em BH, no dia 27 de abril, com a exposição de obras do artista plástico Inimá de Paula. O evento marcou a reabertura do espaço para mostras após dois anos de restrições devido à pandemia da Covid-19.

Amagis prestigia homenagem à Magistratura mineira no Dia da Inconfidência

O presidente Luiz Carlos fez questão de prestigiar, em Ouro Preto, no dia 21, a cerimônia na qual magistrados (as) mineiros (as) foram homenageados com a Medalha da Inconfidência, além de representantes de outras entidades. “É muito gratificante ver a Magistratura mineira reconhecida por seu valoroso trabalho, especialmente em um dia tão especial como o de hoje”, exaltou o presidente da Amagis em referência aos ideais de liberdade e democracia “dos quais não podemos nos esquecer jamais”. Dezenove magistrados e magistradas foram agraciados.

Amagis lança 25ª edição de MagisCultura e amplia Conselho Editorial

Foi lançada no dia 20, a 25ª edição de MagisCultura. O Jubileu de Prata da revista marca o acervo de mais de 300 textos culturais de magistrados mineiros e convidados, entre contos, crônicas, poemas, ensaios e artigos ao longo de seus 12 anos de existência. O presidente da Amagis anunciou que, a partir da próxima edição, a revista terá artigos de pelo menos um acadêmico da Academia Mineira de Letras. Antes do lançamento, o presidente Luiz Carlos nomeou novos integrantes do Conselho Editorial da MagisCultura, que agora passa a contar com os magistrados Jorge Paulo dos Santos e Fernando Humberto dos Santos; o presidente da Academia Mineira de Letras (AML), Rogério Tavares, e com o escritor, professor e integrante da AML, Márcio Sampaio. O lançamento da publicação aconteceu durante a realização do Integramagis. A revista está disponível no site.

Amagis homenageia memória do desembargador Luiz Carlos Biasutti

Ainda no lançamento da Magiscultura, a diretoria da Amagis homenageou o desembargador Luiz Carlos Biasutti, que faleceu no dia 4 de abril. Além da brilhante carreira na Magistratura, o desembargador integrou o Conselho Editorial da Revista MagisCultura desde o 1º  número e foi um dos responsáveis por transformar a publicação em referência no cenário cultural do País. “Com essa manifestação, homenageamos um magistrado que contribuiu significativamente com o Judiciário e com a Associação, especialmente por meio de sua participação como integrante do Conselho Editorial de MagisCultura. Reunimos todos os textos publicados por ele desde o 1º número. Trata-se de singela homenagem da Amagis ao magistrado e amigo que tanto contribuiu com todos aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com ele”, afirmou o presidente Luiz Carlos Rezende.

Integramagis retorna com celebração dos 46 anos da Amagis Saúde

O dia 20 de abril marcou o retorno do Integramagis, evento que integra e reúne a Magistratura mineira e seus familiares, depois de dois anos de pandemia em que não foram realizados eventos presenciais. No encontro, foram celebrados os 46 anos da Amagis Saúde. O presidente Luiz Carlos abriu o evento agradecendo a presença de todos e parabenizando àqueles que são responsáveis pela promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos magistrados mineiros e seus familiares. O vice-presidente de Saúde, juiz Jair Francisco dos Santos, destacou os avanços conquistados nestes 46 anos que consolidaram a Amagis Saúde como plano reconhecido nacionalmente e premiado 11 vezes pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Veja o resultado do sorteio para o Fonaje

A Amagis realizou, no dia 20, sorteio da ajuda de incentivo para participação de dois magistrados, que atuem em Juizado Especial, no 49º Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), que será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 20 de maio. Foram sorteados dois magistrados: Henrique Oswaldo Pinto Marinho, do Juizado Especial Cível de BH, e o juiz José Leão Santiago Campos, do Juizado Especial de Conselheiro Lafaiete. Como suplentes, a juíza Adriana de Vasconcelos Pereira, do Juizado Especial Criminal de Belo Horizonte, e a juíza Vanessa Guimarães da Costa Vedovotto, do Juizado Especial de Uberlândia.

Desembargador Álvares Cabral é homenageado pela Amagis e TJMG

A sessão do dia 19, da 10ª Câmara Cível do TJMG, foi marcada por homenagens ao desembargador Álvares Cabral da Silva, que se aposenta no próximo dia 3 de maio, quando completa 75 anos. Por razões de saúde, o desembargador não participou da sessão e foi representado pelos filhos Walkyria Márcia Cabral Silva e Silva e Fábio Lucas Silva e Silva. “A atuação do desembargador Cabral no Judiciário mineiro deixa marcas de simplicidade, espírito fraterno e acolhedor. São 37 anos de atividade judicante e a nós, que convivemos com ele, resta a gratidão por tantos ensinamentos e lições de humanidade”, afirmou o presidente Luiz Carlos.

Magistrados do interior aprovam Campanha de Vacinação da Amagis

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe da Amagis Saúde ampliou, neste ano, a sua cobertura de imunização entre os associados para o interior do Estado. Com esforço para atender a maior quantidade possível de magistrados e familiares, a campanha vai até o dia 26 de abril, chegando a 17 cidades. Além disso, a vacina é gratuita para os beneficiários do plano de saúde. Para os que não residem nas cidades em que ocorrerá a campanha, a Amagis Saúde fará o reembolso da vacina da gripe no valor de até R$ 100,00. Para requerer o reembolso, o associado precisa enviar a nota fiscal e os dados bancários do titular do plano (agência, tipo de conta e nome do titular) para o e-mail reembolso@amagis.com.br. Diversos juízes e juízas avaliaram positivamente a ampliação da campanha.

Além de BH, campanha de vacinação da Amagis acontece em 16 cidades

A campanha de vacinação contra a gripe da Amagis Saúde envolveu, além da capital, 16 cidades: Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Uberlândia, Barbacena, Ipatinga, Divinópolis, São João Del Rei, Governador Valadares, Patos de Minas, Lavras, Montes Claros, Paracatu, Varginha, Curvelo, Pouso Alegre e Poços de Caldas. A vacinação é ofertada gratuitamente aos beneficiários do plano de saúde (associados e associadas e seus dependentes que façam parte do plano de saúde). A vacina disponibilizada foi a quadrivalente, sendo indicada a partir de 6 meses de vida. 

Presidente da Amagis publica artigo sobre subsídios da Magistratura

O site Consultor Jurídico publicou, no dia 18, artigo de autoria do presidente Luiz Carlos, intitulado "Está na hora de falarmos dos subsídios da magistratura". No texto, o presidente destacou que não se deve ter receio de falar sobre os vencimentos dos magistrados. "Um juiz ou juíza que não defende os seus próprios direitos e o aperfeiçoamento da Justiça não estaria igualmente capacitado para defender os direitos do cidadão, o que vem a ser sua função principal dedicada à pacificação social". Leia o artigo, na íntegra, no site da Amagis.

Inaugurada Central de Monitoramento da Violência Doméstica em Minas

Foi inaugurada, no dia 18, a Central de Monitoramento da Violência Doméstica e Familiar da PMMG, pioneira no País, criada por meio de acordo de cooperação técnica assinado entre a corporação, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos do Governo Federal, o Ministério Público de Minas e o TJMG. O objetivo é fortalecer o fluxo de dados e informações entre os órgãos, aprimorar políticas públicas relacionadas às mulheres vítimas de violência em todo o Estado e possibilitar ações pontuais de combate aos crimes de violência doméstica e familiar.

“O crime de violência contra a mulher é uma luta de toda a sociedade. A Amagis estará ao lado e apoiará ações que digam respeito à minimização da violência, ao trabalho pedagógico e à sensibilidade das pessoas que buscam o fim da violência doméstica e familiar”, afirmou o presidente Luiz Carlos ao participar do evento.

Inscrições para Colônias de Férias em julho de 2022 acabam nesta segunda-feira, 25 de abril

Programe-se para aproveitar o mês de julho de 2022 em uma das colônias de férias da Amagis. As inscrições para este período acabam nesta segunda-feira, dia 25 de abril de 2022. Faça sua inscrição para o sorteio pelo e-mail: cacia@amagis.com.br, informando a colônia e o período desejados. O sorteio será realizado no dia 28 de abril de 2022, às 15h, na sede da Amagis. Veja no site os períodos para os quais haverá sorteio.

Presidente da Casa Aura de Apoio a Crianças e Adolescentes com câncer visita Amagis

O presidente Luiz Carlos recebeu, no dia 12, a visita de Paulo Pacheco de Medeiros Neto, presidente da Aura – Casa de Apoio a crianças e adolescentes com câncer. Filho do saudoso magistrado Paulo Pacheco Medeiros Filho, Paulo Pacheco Neto falou sobre as atividades realizadas pela Casa de Apoio Aura, que tem o objetivo de oferecer apoio social e acolhimento especializado a crianças e adolescentes com diagnóstico e em tratamento de câncer e a seus familiares. “É um trabalho muito bonito conduzido pelo Paulo Pacheco e por toda a equipe da Casa Aura. Ele veio nos apresentar para que possamos também ajudar”, disse o presidente da Amagis.

Magistratura prestigia formação de cadetes da PM

A Polícia Militar de Minas realizou evento, no dia 12, de Formatura Vespertina do Educandário Militar, ocasião em que se comemorou também os 88 anos da Academia de Polícia Militar. O presidente da Amagis participou da solenidade e destacou a boa relação da Magistratura com a Polícia Militar. “A presença da Magistratura é importante para prestigiar a Polícia Militar, que trabalha pela segurança ostensiva dos cidadãos mineiros, e também estão muito próximos dos juízes em todo o Estado de Minas Gerais”, disse Luiz Carlos.

Fiscalização do livramento condicional é tema de reunião na Amagis

O presidente Luiz Carlos reuniu-se, no dia 12, com a juíza Giselle Maria Coelho de Albuquerque Araújo, da Vara de Execuções Penais de Belo Horizonte, e com o subcomandante do 22º Batalhão da Polícia Militar de Minas, major Adeir José Moreira. A fiscalização otimizada do livramento condicional em Belo Horizonte esteve na pauta do encontro.

Atuação intensa e conquistas para a Classe marcam 100 dias de gestão

A atual Diretoria da Amagis completou 100 dias de gestão no dia 12 de abril. Desde a posse, em 3 de janeiro, o trabalho intenso tem marcado o dia a dia da Associação, com inovações, participação da Magistratura e conquistas para a Classe. Entre as primeiras inovações, está a criação das Coordenadorias de Assuntos Legislativos e Remuneratórios; de Aposentados e Pensionistas; a da Amagis Mulheres; da Infância e Juventude; de Apoio à Pessoa com Necessidades Especiais; e de Segurança; início aos estudos de criação da Escola Superior da Magistratura Mineira. Veja mais realizações no site.

TJMG atende a mais um pleito da Amagis

No dia 11, a Diretoria da Amagis agradeceu ao TJMG e reconheceu o esforço da atual gestão no atendimento às demandas da Associação. O presidente do TJ, desembargador Gilson Soares, anunciou reajuste no auxílio-alimentação pago aos magistrados. O reajuste será feito com base na variação do IPCA-IBGE, no período de abril de 2021 a março de 2022, em 11,3%, iniciando-se a partir da remuneração do mês de abril, a ser creditada em maio. Para o presidente da Amagis, “o diálogo permanente e aberto e a forte parceria entre as diretorias da Amagis e do TJMG resultam em conquistas e avanços para a classe”.

Presidente da Amagis discute parcerias e projetos de formação com Ejef

No dia 11, o presidente Luiz Carlos reuniu-se com o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Tiago Pinto, para tratar de assuntos relacionados à formação de magistrados e magistradas. No encontro, foi apresentado o modelo que será adotado para oferecer cursos na Escola da Magistratura da Amagis, que está sendo criada. Serão cursos de pós-graduação em parceria com a com a Faculdade Dom Helder, que terão o foco direcionado ao público da Magistratura ativa e inativa, além de seus dependentes, podendo também ser oferecido ao público externo. O corpo docente da Escola será formado, em sua maioria, por magistrados, no intuito de preparar as pessoas interessadas no concurso para a Magistratura, como atividade principal, podendo também contribuir para a formação de outras carreiras, como de assessores de magistrados.

Plano de saúde realiza pesquisa de satisfação: Participe

A Amagis Saúde está realizando mais uma pesquisa de satisfação com os associados e associadas. Para isso, contratou o Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente, um dos principais institutos do mercado, que será o responsável pela condução das entrevistas. Os contatos dos funcionários do IBRC estão sendo feitos por telefone com os beneficiários e dependentes do plano de Saúde.

Diretoria da Amagis visita a Academia Mineira de Letras

O presidente da Amagis visitou o presidente da Academia Mineira de Letras (AML), Rogério Tavares, no dia 8. Ele estava acompanhado do ex-presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, do ex-presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais e escritor, desembargador Fernando Armando Ribeiro, e o escritor e artista plástico Márcio Sampaio. Eles visitaram a sede histórica da Academia, na região Centro-sul de BH, onde trataram de assuntos relacionados a projetos desenvolvidos pela Associação em parceria com a AML, entre eles, a republicação de parte da obra do escritor e magistrado mineiro Godofredo Rangel, em parceria com a Ejef.

Amagis homenageia memória do juiz Almir Prudente dos Santos

No dia 8, a Diretoria da Amagis prestou homenagem póstuma ao juiz Almir Prudente dos Santos, falecido em setembro do ano passado em função da Covid. Durante solenidade de instalação do Cejusc na Comarca de Cachoeira de Minas, o vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Associação, desembargador Maurício Pinto Ferreira, entregou uma placa à viúva, Roseli de Fátima Prudente dos Santos, e aos filhos do juiz, na qual a Amagis eterniza o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo magistrado. A sala onde as atividades do Cejusc serão desenvolvidas também recebeu o nome do magistrado.

BH sedia reunião do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária

Minas Gerais recebeu, no dia 7, os integrantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) para a 482º reunião, realizada no Palácio da Justiça Rodrigues Campos, sede histórica do TJMG. O encontro contou com a participação de conselheiros de diversas partes do País, de modo presencial e remoto, para discutir questões da Justiça criminal e política penitenciária no Brasil. Presente no encontro, o presidente Luiz Carlos, que é conselheiro do CNPCP, falou sobre a alegria em receber o Conselho para a 1ª reunião presencial, desde o início da pandemia.

“Para nós, mineiros, é uma honra o Conselho voltar a Minas Gerais para debater assuntos tão sensíveis como são os do sistema penitenciário brasileiro. Minas pode mostrar um pouco de suas práticas e colher informações de outros estados”, afirmou o presidente Luiz Carlos, que é membro do órgão.

Diretoria da Amagis participa do IV Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário

No dia 7, os integrantes da Coordenadoria de Segurança da Amagis, o coronel desembargador do TJMMG James Ferreira Santos e o juiz Wagner Cavalieri, e o juiz Jair Francisco dos Santos, membro da Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional do Gabinete de Segurança Institucional do TJMG e vice-presidente de Saúde da Amagis, participaram do IV Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário, em Foz do Iguaçu. Participaram do evento, representantes dos órgãos de inteligência de todos os Tribunais de Justiça do País, além de integrantes de órgãos dos diversos ramos da Justiça especializada. 

Saiba como destinar parte do imposto de renda para a creche Nutris

A partir deste ano, é possível destinar até 3% do valor do Imposto de Renda para projetos sociais. A doação pode ser feita no momento do preenchimento da declaração. Veja o passo a passo no site da Amagis.

Presidente da Amagis lança livro sobre tratamento penitenciário

Em parceria com o professor Luís Flávio Sapori, ex-secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, o presidente Luiz Carlos lançou, no dia 6, o livro “Tratamento Penitenciário – Um estudo sobre tortura, maus-tratos e assistência às pessoas privadas de liberdade”. O lançamento ocorreu no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça do TJMG e foi prestigiado por magistrados e outras autoridades mineiras, além de amigos e familiares dos autores. A publicação é editada pela Ejef com apoio do Programa Novos Rumos, da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), do Ministério Público de Minas Gerai e da Associação Voluntários para o Serviço Internacional – Brasil (AVSI) com recursos da União Europeia.

Amagis enaltece escolha de juiz mineiro para auxiliar da Presidência do CNJ

O Órgão Especial do TJMG aprovou, no dia 6, a solicitação do presidente do STF e do CNJ, ministro Luiz Fux, para que o juiz mineiro Júlio Ferreira Andrade atue como juiz auxiliar da Presidência do CNJ. “Para a Magistratura mineira, é uma honra ter colega de tal envergadura desempenhando função tão importante”, disse o presidente Luiz Carlos após a aprovação.

Desembargadores Maurício Soares e Octavio Boccalini são eleitos presidente e vice do TRE-MG

Um dos mais respeitados Tribunais Regionais Eleitorais do País, o TRE-MG terá nova direção a partir do próximo mês de junho. Os desembargadores Maurício Torres Soares e Octavio Augusto De Nigris Boccalini foram eleitos presidente e vice-presidente/corregedor eleitoral do TRE, respectivamente, no dia 5, e serão os responsáveis pelas eleições gerais deste ano. Eles tomam posse no dia 15 de junho.

Amagis parabeniza turma de 2013 pelos 9 anos de Magistratura

A turma de magistrados e magistradas que ingressou no TJMG em 2013 completou 9 anos de Magistratura no dia 5. A Amagis parabenizou os integrantes da turma. “Há 9 anos, magistrados e magistradas competentes aplicam seus conhecimentos e se dedicam ao Judiciário mineiro”, afirmou o presidente Luiz Carlos.

Presidente da Amagis recebe diretoria do Sindifisco-MG

No dia 4, o presidente da Amagis reuniu-se com o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Sindifisco/MG), Edson Mateus, e com o vice-presidente do Sindifisco, Marco Antônio Couto, para reafirmar a parceria iniciada no Fórum Mineiro de Carreiras Típicas do Estado (Fomcate) e definir o trabalho conjunto em pautas comuns entre essas e outras carreiras de Estado.

Amagis parabeniza turma de 2005 pelos 17 anos de Magistratura

A Amagis parabenizou, no dia 4 de abril, os integrantes da turma de 2005. “São magistrados e magistradas que orgulham a Magistratura mineira com sua dedicação e compromisso com a causa a Justiça e da pacificação social”, afirmou o presidente Luiz Carlos.

Segurança dos magistrados é tema de reunião na Amagis

Os integrantes da Coordenadoria de Segurança da Amagis se reuniram, no dia 1º,  com o presidente Luiz Carlos, para discutir as situações de juízes e juízas que merecem atenção especial da Segurança Institucional no exercício de suas funções.

Diretoria encerra publicações do Boletim Covid após 2 anos

O Boletim Covid cumpriu, nestes dois anos, seu papel de levar informação de qualidade aos associados, ajudando-os a lidar com o dia a dia. A pandemia ainda não acabou, mas os números e o cenário atuais, de acordo com os especialistas, são, felizmente, animadores. Dada a situação atual, entendemos que uma publicação específica sobre temas relacionados à Covid não é mais necessária. E torcemos para que continue assim. Mais informações sobre a doença serão divulgadas pelos tradicionais canais de comunicação da Amagis.

Amagis se solidariza com juíza atacada durante licença-maternidade

No dia 1º, a Diretoria da Amagis divulgou nota em integral apoio e solidariedade à juíza Amanda Cruz Vargas Barra, da Comarca de Campos Altos, que sofreu ataques por parte de advogados e da própria OAB local, em retaliação à necessidade de atender aos profissionais de forma virtual (videoconferência), em razão de gravidez de alto risco durante a pandemia. “A Amagis está atenta e pronta para defender e garantir as prerrogativas da juíza Amanda Cruz Vargas Barra, dentre elas os direitos à intimidade e à maternidade, bem como de todos os magistrados de Minas Gerais, para que possam atuar com altivez e independência”, reafirmou o presidente da Amagis.

Pioneiro das Apacs, juiz aplaude inauguração da unidade de Betim

Foi inaugurada oficialmente, no dia 31 de março, a unidade da Apac na Comarca de Betim (Grande BH). Em funcionamento desde dezembro de 2021, a nova unidade atende aos regimes fechado e semiaberto, com capacidade para 200 recuperandos. O juiz Paulo Antônio de Carvalho, um dos precursores do método em Minas, representou o presidente da Amagis na solenidade, presidida pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares. “Fiquei especialmente entusiasmado com a inauguração em Betim porque percebi o envolvimento das autoridades presentes inspiradas e amadurecidas com a ideia da Apac”, disse o juiz Paulo Antônio.

Ministro Sebastião Reis visita Apac de Santa Luzia e elogia o método

Ainda no dia 31 de março, o ministro Sebastião Reis, do STJ, visitou a unidade da Apac de Santa Luzia (Grande BH), acompanhado do presidente Luiz Carlos, que também é juiz cooperador da Vara de Execução Penal de Santa Luzia. O ministro Sebastião Reis destacou sua esperança e expectativa na recuperação das pessoas. “O trabalho das Apacs é extraordinário e me mostrou muito mais do que imaginava. Saio daqui com as forças renovadas”, disse.

Conselho Deliberativo aprova contas e elege presidente e vice

O Conselho Deliberativo realizou, no dia 30 de março, a 1ª reunião da atual gestão. As contas da Amagis e Amagis Saúde do ano de 2021 foram aprovadas. Em seguida, os conselheiros elegeram, como presidente do Conselho Deliberativo, o desembargador Antônio Armando dos Anjos, e para vice-presidente, a juíza Ana Régia Santos Chagas. Na reunião, o presidente da Amagis agradeceu a presença de todos e fez balanço das ações desenvolvidas em prol dos associados, em especial na defesa da recomposição dos subsídios da Magistratura.

Juíza é homenageada por atuação em defesa da infância e juventude

No dia 29 de março, a juíza Riza Nery, coordenadora da Coordenadoria de Infância e Juventude da Amagis e coordenadora do Centro integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de BH, foi homenageada pelo Polo de Educação de Medidas Socioeducativas em função do trabalho desenvolvido em prol de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Aplicativo da Amagis Saúde está disponível para IOS e Android

O aplicativo da Amagis Saúde está disponível para celulares e tablets e pode ser baixado para IOS e Android. Ele facilita o acesso dos usuários a dados e serviços referentes ao plano e saúde da Magistratura mineira. Veja como fazer no site da Amagis.

Diretoria recebe integrantes do Coral da Amagis

Ainda no dia 29, o presidente da Amagis recebeu a visita do diretor do Coral da Amagis, desembargador Guilherme Luciano Baeta Nunes, e da maestrina Ingrid Hollerbach.  “Viemos visitar o presidente da Amagis e reafirmar nosso compromisso e parceria com a Associação”, afirmou Ingrid, maestrina do Coral há 4 anos. A vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere do Couto, também participou do encontro.

Associação realiza 1ª Roda de Conversa da Amagis Mulher

Por meio da Coordenadoria Amagis Mulher, foi realizada, no dia 28, a 1ª Roda de Conversa, que contou com a participação de magistradas da ativa e aposentadas. Elas foram recebidas pelas juízas Roberta Chaves Soares, diretora da Coordenadoria, e Solange de Borba Reimberg, integrante da Amagis Mulher. A psicóloga Rosália Prado Santos Orico também participou do encontro a convite da juíza Roberta Chaves. Diversos assuntos foram abordados durante o encontro. “Foi nossa primeira roda de conversas e foi muito positivo. Percebemos a integração e a união das magistradas no sentindo de buscar soluções para os desafios que enfrentamos na carreira, e também na vida pessoal, e isso é muito importante”, afirmou a juíza Roberta Chaves, que ainda convidou as magistradas mineiras a participarem da pesquisa realizada pela Coordenadoria.

Criada Coordenadoria de Política de Proteção e Apoio Integral à Pessoa com necessidades Especiais

Em mais um passo em direção ao fortalecimento das Coordenadorias da Amagis, foi criada o dia 28, pela Diretoria da Associação, a Coordenadoria de Política de Proteção e Apoio Integral à Pessoa com Necessidades Especiais. Foram nomeados para a Coordenadoria os juízes e juízas: Raquel Agreli Melo (coordenadora), Marcos Bartolomeu de Oliveira e Christyano Lucas Generoso. De acordo com a juíza Raquel Agreli, o objetivo é promover discussões, estudos de viabilidade técnica e diálogo de forma a defender os interesses dos magistrados e familiares com deficiência. Além disso, a Coordenadoria dará também apoio aos magistrados que decidem causas em que sejam interessadas pessoas com deficiência.

Instituto Histórico e Amagis promovem nova palestra sobre o movimento modernista

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e a Amagis promoveram, no dia 26, mais um encontro debatendo a Semana de Arte de Moderna de 1922. Nesse encontro, foi discutida a participação dos mineiros na Semana de Arte Moderna sob o olhar da arquitetura e da literatura. A segunda vice-presidente e presidente das Comissões Culturais do Instituto, professora Márcia Maria Duarte dos Santos, agradeceu a parceria com a Amagis, além de oferecer o espaço para a realização do evento, e disse de sua satisfação em contar com a participação dos palestrantes para debater os mineiros na Semana.

Debatida ressocialização de adolescentes em situação de violência

No dia 23, o presidente da Amagis recebeu a visita da advogada, educadora social e cofundadora da Indômitas Coletiva Feminista, Izabela de Faria Miranda, e da advogada Michele Arcieri. Também participaram do encontro a diretora de Comunicação da Amagis, juíza Daniela Cunha Pereira, titular da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Ibirité, e o juiz Afrânio José Fonseca Nardy, da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais de Belo Horizonte. Na reunião, as advogadas apresentaram à Amagis um projeto destinado ao debate de masculinidades e meios de ressocialização de adolescentes em situação de violência, que já foi desenvolvido com êxito um unidades de internação da capital mineira.

Apoio ao Nutris é tema de reunião na Amagis – Saiba como ajudar a entidade

A Diretoria da Amagis reuniu-se, no dia 23 de março, com integrantes da Direção do Núcleo de Trabalho e Integração Social (Nutris), entidade criada e mentida pela Magistratura mineira e que atende a mais de 350 crianças e jovens atualmente. É possível ajudar o Nutris de diversas formas, com doações e objetos, mantimentos e dinheiro. Para saber mais, entre em contato pelos telefones: No Nutris: (31) 3485-6035 (Falar com Maria Nilza); na Amagis: (31) 3079-3471. Agende uma visita para conhecer a instituição pessoalmente!