Como sempre, nosso Informativo traz os destaques de nossa atuação e a reafirmação de nosso compromisso com a defesa e valorização da Magistratura. Em razão de nossa intensa atuação no Congresso Nacional, obtivemos dois importantes avanços com a aprovação, no dia 17/4, da PEC 10/2023, na CCJ do Senado, que cria a parcela de valorização por tempo de exercício (VTM-ATS) para os membros do Poder Judiciário e do Ministério Público. No dia 8/5, o Plenário do Senado Federal aprovou o projeto de Lei 4.501/2023, que reconhece como atividade de risco permanente as atribuições inerentes à Magistratura.

Essas aprovações são muito importantes e representam avanço, fruto de diálogo permanente com os parlamentares, que compreenderam a relevância e justeza das propostas, que trazem aprimoramento na valorização das carreiras, por meio de seus integrantes ativos e aposentados.

No dia 22/4, foi eleita a futura Direção do TJMG ao próximo biênio. Parabéns a todos os eleitos. Acreditamos firmemente na capacidade e comprometimento de cada um para liderar nosso Tribunal com excelência, integridade e justiça, eficiência e transparência e pelo constante aprimoramento do sistema judiciário em benefício de toda a sociedade mineira. Como sempre, a Amagis dará seu apoio e colaboração para enfrentar os desafios e promover a efetivação da justiça em nosso estado. A Associação se sente agradecida pela iniciativa de todos os candidatos, grandes associados e associadas, colocarem suas trajetórias à disposição do TJMG.

Outro destaque foi a posse, no dia 9 de maio, de 64 novas juízas e juízes substitutos no Estado, com a nobre missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, pautando-se pelos princípios éticos e pela imparcialidade, que são a essência de nossa carreira.

Confiram abaixo nossas ações em favor da Classe e do Judiciário.

Juiz Luiz Carlos Rezende e Santos

Presidente da Amagis

 

TJMG empossa 64 novos juízes e juízas de Direito

O TJMG empossou, no dia 9 de maio, 64 novas juízas e juízes substitutos no Estado. A solenidade foi realizada na sede do TJMG, em BH, e contou com a presença de magistrados, magistradas, familiares e amigos dos empossados. O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, parabenizou os novos integrantes do Poder Judiciário mineiro e desejou sucesso na jornada que se inicia. “Esta é uma ocasião de grande significado para toda a Magistratura mineira e a sociedade como um todo. A Magistratura desempenha um papel fundamental na promoção da justiça e na garantia dos direitos dos cidadãos. Os novos juízes e juízas substitutos têm, agora, a nobre missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, pautando-se pelos princípios éticos e pela imparcialidade, que são a essência de nossa carreira”, afirmou.

Amagis homenageia Dia das Mães

A Amagis preparou homenagem especial para celebrar o Dia das Mães no último domingo, 12 de maio, com a divulgação de fotos de magistradas com seus filhos, netos e de magistrados e magistradas com suas mães.

Sistema para reconhecimento facial de sentenciados é lançado pelo TJMG

Foi realizada, no dia 9/5, no TJMG, a cerimônia de Implantação do Sistema de Apresentação Remota por Reconhecimento Facial. O novo sistema está sendo implementado inicialmente na Vara de Execuções Penais de BH. Posteriormente, a inovação será estendida a todo o Judiciário mineiro. A cerimônia contou com a presença do juiz auxiliar da presidência do CNJ, João Felipe Menezes Lopes. Representando o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, o juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de BH, Daniel Dourado Pacheco, afirmou que o projeto é de suma importância por uma execução eficiente humanizada, que sempre foi o foco do TJMG, da Corregedoria e da Vara de Execução Penal.

Amagis incentiva participação no VII Fonajuc com sorteio de hospedagem e transporte - Participe

A Amagis sorteará hospedagem e transporte aéreo para um(a) magistrado(a) associado(a) como forma de incentivar a participação na 7ª edição do Encontro do Fórum Nacional de Juízes Criminais (Fonajuc), que reunirá magistrados de todo o país entre os dias 6 e 8 de junho de 2024, em Curitiba. Nesta edição, o Fórum vai discutir a "Atuação policial e processo penal – Lavagem de dinheiro e corrupção na era digital".  Poderão participar do sorteio juízes criminais ou de vara única. Veja no site da Amagis como se inscrever e como participar do sorteio que será realizado no dia 16 de maio.

Senado aprova projeto que reconhece a Magistratura como atividade de risco permanente

O Plenário do Senado Federal aprovou, no dia 8 de maio, o projeto de Lei 4.501/2023, que reconhece como atividade de risco permanente as atribuições inerentes à Magistratura. Os crimes de homicídio e lesão corporal cometidos contra as autoridades terão penas mais rigorosas. Além disso, o projeto garante aos magistrados medidas de proteção. “A conquista representa um passo significativo na valorização e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos magistrados que, cotidianamente, enfrentam desafios e riscos em prol da Justiça e do Estado de Direito”, afirmou o presidente Luiz Carlos, que participou ativamente em defesa do projeto no Congresso Nacional.

Pensamento Jurídico debate Magistratura e Literatura na TV Justiça

A importância da Literatura na atuação dos magistrados foi o tema do Pensamento Jurídico, que foi ao ar no dia 8/5. Para falar sobre o assunto, participaram os desembargadores Rogério Medeiros, da 5ª Câmara Cível do TJMG, e Fernando Armando Ribeiro, ouvidor do TJMMG, além do jornalista Manoel Guimarães, editor da Revista MagisCultura.

Amagis participa de abertura do Encontro para discutir o combate à violência doméstica

O TJMG, por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), deu início, no dia 8/5, ao 3º Encontro Justiça em Rede contra a violência doméstica e familiar – Protocolo Mineiro de Atuação. O evento foi encerrado no dia 10/5 e teve o objetivo de capacitar os participantes para entenderem como o Programa "Justiça em Rede" atua de forma a prevenir, punir e erradicar a violência doméstica contra a mulher, por meio do enfoque humanístico e multidisciplinar das demandas ligadas à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). A diretora da Coordenadoria Amagis Mulheres, juíza Roberta Chaves Soares, representou o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos.

MagisCultura celebra 15 anos e homenageia Guignard com lançamento da 29ª edição em noite histórica no Palácio das Artes

Em solenidade realizada, no dia 7/5, a Amagis lançou a 29ª edição da MagisCultura, que traz entre seus destaques ensaio do acadêmico Márcio Sampaio sobre os 80 anos da chegada de Alberto da Veiga Guignard a BH e da verdadeira revolução que o artista desencadeou nas artes plásticas mineiras. O lançamento aconteceu na Grande Galeria do Palácio das Artes, junto à exposição "A Paixão de Guignard", que marca a data e permanece aberta até o dia 12 de maio. “A cada nova edição, renova-se em mim o sentimento de orgulho que devemos devotar à cultura de Minas Gerais e à sua Magistratura pela incomensurável contribuição dada, ao longo da história, para a formação do caráter nacional”, disse o presidente da Amagis. Entre outras autoridades, prestigiou o evento a subsecretária de Cultura do Estado de Minas, Nathalia Larsen, representando o secretário Leônidas de Oliveira.

Amagis recebe visita de diretores do Jusprev

A Amagis recebeu, no dia 2/5, a visita de membros da direção do Jusprev (Previdência Associativa do Ministério Público e da Justiça Brasileira). Eles foram recebidos pelo presidente Luiz Carlos Rezende e Santos. Representando o Jusprev, estiveram na reunião o juiz Paulo Cezar Mourão Almeida, da Comarca de Betim, membro do Conselho Deliberativo do Jusprev; Francisco Borges Ferreira Neto, diretor-presidente, o diretor administrativo-financeiro, Jair Eduardo Santana, e Bruno Santana. Participaram também do encontro a juíza Rosimere das Graças do Couto, vice-presidente administrativa da Amagis, o desembargador Maurício Pinto Ferreira, vice-presidente Sociocultural-Esportivo, além do consultor financeiro da Associação, Gilmar Pedra.

Veja como ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

O povo gaúcho passa por um momento crítico. A Amagis apoia a Ajuris (Associação de Magistrados do Rio Grande do Sul) na campanha de arrecadação de fundos destinada a ajudar as comunidades atingidas pelas chuvas sem precedentes no Estado. “Vamos ajudar nossos irmãos e irmãs do Rio Grande do Sul”, convocou o presidente Luiz Carlos. A Ajuris criou uma conta exclusiva para receber doações para compra de materiais, alimentos e roupas, de acordo com as necessidades apontadas pelas autoridades que gerenciam as crises nos municípios. PIX (chave aleatória) de54af32-c5c3-48fe-b2ae-378b25559648e

Amagis lança a cartilha 'Desvendando o Autismo'

Por meio da Coordenadoria de Política de Proteção e Apoio à Pessoa com Deficiência, a Amagis e o Amagis Saúde lançaram, no dia 29/4, a cartilha ‘Desvendando o Autismo’. O material oferece informações abrangentes sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com explicações claras sobre o autismo e seus diferentes níveis, orientações sobre diagnóstico e métodos de intervenções, abordagem sobre o autista adolescente e o risco de suicídio, medicação, o masking, capacitismo, acessibilidade e inclusão. O lançamento contou com a participação de integrantes da Coordenadoria, membros da Diretoria da Amagis, do deputado estadual Cristiano Silveira, integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, e da assessora parlamentar Alana Carlech Correia, representando a deputada estadual Maria Clara Marra, presidente da Frente Parlamentar. “A Amagis quer contribuir com o debate sobre inclusão, que precisa estar permanentemente em nossa agenda”, disse o presidente Luiz Carlos.

Desembargador e professores universitários trocam ideias sobre atualização do Código Civil na Amagis

As inúmeras mudanças sociais e tecnológicas ocorridas na sociedade brasileira nos últimos anos impõem uma necessidade premente de atualização do código civil. Esse foi o principal tema da visita de cortesia, no dia 25/4, do desembargador da 21ª Câmara Cível Especializada e professor de Direito Empresarial na PUC/MG, Moacyr Lobato de Campos Filho, do presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) e professor de Direito Empresarial da PUC/MG e da mesma matéria no Mestrado em Direito da Fumec, Jean Carlos Fernandes, e do advogado e professor da PUC/MG e da UFMG, Dierle Nunes. Eles integraram a Comissão do Senado que elaborou anteprojeto de atualização do Código Civil. Ainda no encontro, o presidente do IAMG presenteou o presidente Luiz Carlos com um livro sobre os 100 anos da instituição.

Emajs e Amagis recebem visita de membros da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Membros da direção da Emajs (Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva) e o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos receberam, no dia 25/4, a visita de representantes da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Durante o encontro, foram discutidos os termos para formalização de convênio entre a Emajs e a FAJE para realização de cursos de pós-graduação, possibilitando novas oportunidades de desenvolvimento e formação a magistrados, magistradas, pensionistas e familiares. Estiveram no encontro pela Emajs, o diretor-geral da Escola, desembargador Kildare Gonçalves Carvalho; o diretor-executivo, juiz Richardson Xavier Brant, e o coordenador acadêmico, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade; e o gerente executivo da Escola, Washington Luiz da Silva.

Time da Amagis conquista pódio no campeonato de futebol nacional

O time de futebol da Amagis conquistou o 3º lugar, no dia 20/4, no Campeonato Nacional de Futebol na categoria sênior – times formados por magistrados com mais de 60 anos. O torneio, disputado em Florianópolis, foi promovido pela AMB e pela Associação de Magistrados Catarinenses.

Emajs oferece bolsas integrais para curso de MBA em Direito Ambiental e Minerário

A Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs) disponibilizará nove bolsas integrais para o curso de pós-graduação lato sensu – MBA em Direito Ambiental e Minerário, realizado em parceria com a Faculdade Dom Helder. O curso oferece formação continuada (para magistrados e demais operadores de Direito) com intuito de aprimorar sua capacitação para atuar, de modo teórico-prático, em questões ambientais e cíveis que envolvam conflitos em torno das temáticas de Direito Minerário. O curso será na modalidade com aulas on-line e terá carga horária de 360 horas.

TJMG elege membros da nova Diretoria, Órgão Especial e Conselho da Magistratura ao biênio 2024-2026

O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior foi eleito, no dia 22/4, o 56º presidente do TJMG para o biênio 2024-2026. Além do presidente, o Tribunal Pleno elegeu os demais integrantes da Alta Direção da Corte mineira, do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura. A posse da nova Direção do TJMG será no dia 1º de julho deste ano. O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, acompanhou a votação, cumprimentou o presidente eleito, desembargador Corrêa Junior, e todos os eleitos, manifestando apoio e parceria à futura administração do Tribunal. "Em nome da Amagis, parabenizamos todos os eleitos. Acreditamos firmemente na capacidade e comprometimento de cada um para liderar nosso Tribunal com excelência, integridade e justiça, eficiência e transparência e pelo constante aprimoramento do sistema judiciário em benefício de toda a sociedade mineira. Contem com o apoio e a colaboração da Amagis para enfrentar os desafios e promover a efetivação da justiça em nosso estado. A Associação se sente agradecida pela iniciativa de todos os candidatos, grandes associados e associadas, colocarem suas trajetórias à disposição do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ", afirmou o presidente Luiz Carlos Rezende.

Magistrados e magistradas são homenageados com a Medalha da Inconfidência

Foi realizada, no dia 21/4, a entrega da Medalha da Inconfidência a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do País. O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participou da solenidade em Ouro Preto e destacou que a honraria, aliada à figura de Tiradentes, é sinônimo de liberdade e justiça. “Parabenizo a todos os homenageados, em especial os magistrados e magistradas. Esta honraria representa ideais de liberdade, justiça e democracia, dos quais não podemos nos esquecer,” disse Luiz Carlos.

Ministra Edilene Lôbo coordenará curso da Emajs sobre alterações na legislação eleitoral

O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos recebeu, no dia 19/4, a ministra substituta do TSE, Edilene Lôbo, em uma reunião marcada por diálogos promissores e iniciativas colaborativas. Participaram também do encontro, o coordenador acadêmico geral da Emajs e ouvidor da Amagis, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, e o diretor de Assuntos Jurídicos da Associação, desembargador Alberto Henrique Costa de Oliveira. A reunião teve como objetivo discutir sobre seminário e curso a distância, aberto ao público, sobre as resoluções do TSE que regerão as Eleições Municipais de 2024. Tanto o seminário quanto o curso terão a ministra como coordenadora e refletem o compromisso mútuo da Emajs e da ministra em fortalecer o conhecimento jurídico e a capacitação dos profissionais que atuam na seara eleitoral.

Assista ao Manhã Literária, todas as sextas, com o juiz Haroldo Dutra Dias

Numa produção da Emajs, vai ao ar, todas as sextas, pela manhã, com o juiz Haroldo Dutra Dias, o Manhã Literária. Assista e compartilhe com familiares e amigos essas reflexões, pensamentos e comentários sobre obras que acrescentem em seu desenvolvimento e autoconhecimento.

Amagis participa da solenidade de entrega de carteiras a novos advogados mineiros

O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos participou, no dia 16/4, da solenidade de entrega de carteiras aos novos advogados e advogadas de Minas. O evento aconteceu na sede da OAB/MG e contou com a presença de autoridades do meio jurídico. Luiz Carlos Rezende compôs a mesa ao lado do presidente da OAB/MG, Sérgio Rodrigues Leonardo; do presidente da Caixa da Advocacia Mineira, Gustavo Chalfun, e demais autoridades.

III Corrida e Caminhada da Amagis já tem data marcada

A III Corrida e Caminhada da Amagis já tem data marcada: dia 30 de junho de 2024 (domingo). Acontecerá na Av. Bandeirantes, em BH, com concentração no Parque JK e largada programada para as 8h da manhã. Anote na agenda e venha com sua família celebrar a saúde e a integração conosco. 

VTM é aprovada na CCJ do Senado com participação da Amagis e demais Associações

A CCJ do Senado Federal aprovou, no dia 17/4, a PEC 10/2023, de autoria do senador Rodrigo Pacheco, que cria a parcela de valorização por tempo de exercício (VTM-ATS) para os membros do Poder Judiciário e do Ministério Público. O texto foi relatado na CCJ pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO). O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e a vice-presidente da Amagis e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto, juntamente com representantes da AMB e de diversas outras Associações estaduais, acompanharam a sessão. A PEC segue para o Plenário do Senado. “Essa aprovação é muito importante, pois representa avanço, fruto de diálogo permanente com os parlamentares, que compreenderam a relevância e justeza da proposta, que traz aprimoramento na valorização das carreiras, por meio de seus integrantes ativos e aposentados”, disse o juiz Luiz Carlos, que, nos dias 10/4 e 3/4, havia se reunido com o presidente do Senado em defesa da proposta.

Confira resultado do sorteio de apoio à participação no 53º Fonaje

A Amagis realizou, no dia 17 de abril, sorteio para incentivar a participação no 53º Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje). Foram sorteados com passagem aérea e hospedagem para os dias do evento à juíza Ana Kelly Amaral Arantes, de BH, e o juiz Anacleto Falci, de Governador Valadares. Como suplentes, foram sorteados, nesta ordem, a juíza Tânia Marina de Grandal Coêlho, de Poços de Caldas; e o juiz Cláudio Alves de Souza, de Governador Valadares. O 53º Fonaje acontecerá entre os dias 15 e 17 de maio, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e terá como tema central: “Linguagem simples no Juizado: inclusão e cidadania”.

Amagis recebe candidatos e candidata à Presidência do TJMG

A Diretoria da Amagis recebeu, nos dias 15 e 16 de abril, os desembargadores Luiz Carlos Corrêa Junior e Maurício Torres Soares e a desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez, que disputam a Presidência do TJMG para o biênio 2024/2026. Durante as reuniões, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, entregou aos candidatos propostas e sugestões de magistradas e magistrados voltadas ao aprimoramento da prestação jurisdicional e à melhoria das condições de trabalho.

Em novo horário, Pensamento Jurídico debate a relação entre Magistratura e Magistério na TV Justiça

Em novo horário, o programa de TV da Amagis, Pensamento Jurídico, foi exibido no dia 17, no canal da TV Justiça, debatendo a convergência entre a Magistratura e o Magistério e o aperfeiçoamento do Direito. De onde vem essa vocação de magistrados e magistradas para a sala de aula e qual o valor da experiência judicante para essa função? Para falar sobre o assunto, recebemos os desembargadores do TJMG Humberto Theodoro Júnior, José Marcos Vieira e Marcelo de Oliveira Milagres, que, no início de abril, foram homenageados pela Faculdade de Direito da UFMG, onde são professores. O Pensamento Jurídico passou a ser exibido de forma inédita na TV, todas as quartas-feiras, às 10h. As reprises serão às quinta-feira, às 13h, e sábado, às 6h e 13h30.

Amagis recebe desembargadores homenageados pela Faculdade de Direito da UFMG

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, recebeu a visita de cortesia de três desembargadores do TJMG que, como professores da Faculdade de Direito da UFMG, foram homenageados, no último dia 4. São eles os desembargadores Humberto Theodoro Junior, José Marcos Vieira e Marcelo de Oliveira Milagres. No amistoso encontro, falaram sobre as convergências entre a Magistratura e o Magistério e da UFMG com o TJMG, duas instituições centenárias, além do papel de cada um no aperfeiçoamento do direito.

Desembargadores Ramom Tácio e Júlio César Lorens são eleitos presidente e vice do TRE-MG

O TRE mineiro elegeu, no dia 15/4, o desembargador Ramom Tácio de Oliveira como novo presidente do Tribunal, que sucederá o desembargador Octavio Boccalini. Na mesma sessão, o desembargador Júlio César Lorens foi eleito futuro vice-presidente e corregedor eleitoral. A eleição ocorreu por urna eletrônica e a posse de ambos ocorrerá em junho, em data a ser definida. O futuro presidente ficará à frente do Tribunal até junho de 2025.

TRE-MG reúne juízas e juízes em encontro preparatório às eleições 2024

Ainda no dia 15, o TRE-MG realizou, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, o encontro de juízas e juízes eleitorais que conduzirão as eleições 2024. Durante três dias, foram tratados temas relevantes relacionados à Justiça Eleitoral, entre eles o financiamento de campanha, uso ético da inteligência artificial e o combate à desinformação. O encontro faz parte do programa Eleições em Foco, de capacitação e atualização para as eleições 2024.

Amagis recebe comitiva que representa aprovados no concurso para Magistratura

A Diretoria da Amagis recebeu, no dia 12/4, a visita de candidatos aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira da Magistratura mineira, conforme Edital nº 01/2021. Luíza Filardi Siqueira, Fernanda Rabelo Dutra, Clara Maciel Antunes Barbosa, Emílion Guimarães Moura Neto, Marcos Paulo Soares Nangino, José Francisco Tudéia Júnior e Tiago Borges de Oliveira estiveram na Amagis, representando os 114 candidatos que encerraram, no último dia 10, a etapa de prova oral do certame. O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos deu as boas-vindas aos novos colegas que, em breve, se juntarão aos magistrados e magistradas de Minas Gerais.

Emajs participa de abertura de curso de pós-graduação em Gestão Pública Judiciária da Ejef

Foi aberto no dia 12/4, o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública Judiciária - pessoas, eficiência e inovação, promovido pela Ejef. A aula magna de abertura foi realizada pelo mestre e doutor em Direito e juiz federal do Tribunal Federal da 5ª Região, do Rio Grande do Norte, Marco Bruno Miranda Clementino. O diretor-executivo da Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs), juiz convocado Richardson Xavier Brant, participou da cerimônia, representando a Escola da Amagis e o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos.

Amagis promoveu Feira do Dia das Mães

Nos dias 2, 3 e 4 de maio, foi realizada na Amagis a Feira do Dia das Mães, oportunidade de garantir o presente da mamãe querida.  O evento foi aberto ao público. Ao comprar na feira, quem ganhou também foi o Nutris, instituição mantida pela Magistratura mineira e que atende a mais de 300 crianças de famílias em situação de vulnerabilidade de BH. A iniciativa tem o apoio da Sicoob JUS-MP, cooperativa de crédito da Magistratura, Ministério Público, Defensoria e Servidores.

Associadas e associados participaram de workshop sobre finanças pessoais na prática

Associadas, associados e familiares participaram, no dia 11/04, do workshop sobre finanças pessoais na prática, ministrado pela educadora financeira Ariadne Sodré. O evento, promovido pela Amagis por meio da Coordenadoria Amagis Mulheres, foi realizado na sede da Associação e transmitido ao vivo pelo YouTube. Ariadne Sodré compartilhou seus conhecimentos e experiências sobre planejamento e organização financeira, relação emocional com o dinheiro, dificuldade em poupar, gastos impulsivos e racionais, investimentos, entre outros temas. O workshop pode ser assistido no site da Amagis. "Essa consciência é essencial para construir uma base sólida para o sucesso financeiro a longo prazo, principalmente para nós, mulheres", afirmou a vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, que representou o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos no evento.

Podcast Encontro Marcado debate eleições com presidentes de TREs

Belo Horizonte se tornou a capital da Justiça Eleitoral ao reunir, nos dias 4 e 5 de abril, os 27 presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do País. Quais são os desafios e como estão se preparando para as eleições municipais deste ano? Participaram do Podcast Encontro Marcado, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak; o presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, e o presidente do TRE-AP, desembargador João Lages. Eles estiveram em BH para o 84º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), organizado pelo presidente do colegiado e do TRE-MG, desembargador Octávio Boccalini.

Visita do presidente eleito da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil

O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos recebeu, no dia 9 de abril, a visita do presidente eleito da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil, Felipe Martins Pinto. O objetivo da visita foi convidar o presidente da Amagis para a cerimônia de posse da nova diretoria da federação, realizada no dia 22/4, na Assembleia Legislativa de Minas. O presidente da Amagis o parabenizou pela eleição e desejou sucesso na gestão.

Presidentes de TREs visitam Amagis durante 84º Coptrel

Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais visitaram a Amagis no dia 5, durante a realização, em BH, do 84º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel). Eles foram recebidos pelo presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e pela vice-presidente Administrativa, juíza Rosimere das Graças do Couto. Participaram a presidente do TRE-RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, o presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, e o presidente do TRE-AP, desembargador João Lages. Durante o encontro, destacaram o importante papel da Justiça Eleitoral na defesa da democracia e focaram ainda os desafios para as eleições deste ano.

Desembargadora Mônica Aragão toma posse no TJMG

O TJMG empossou, no dia 8/4, a desembargadora Mônica Aragão Martiniano Ferreira e Costa. Nomeada pelo Quinto Constitucional, a nova magistrada vai integrar a 9ª Câmara Criminal do TJMG. A vice-presidente da Amagis e vice-presidente da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto, participou da solenidade de posse, representando o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos. “A nova integrante do Judiciário mineiro traz consigo a expertise, a integridade e os valores éticos que norteiam a Magistratura mineira e somará ainda mais ao nosso Poder Judiciário”, afirmou Rosimere das Graças. No dia 5 de abril, a nova desembargadora foi recebida pela Diretoria da Amagis na sede da Associação. “O Judiciário abraça os novos colegas com muita alegria. Sinta-se acolhida aqui na Amagis, que é a casa do magistrado e da magistrada. Em nome da Magistratura mineira, desejo sucesso e realizações nessa nova fase da carreira”, declarou o presidente da Amagis.

Amagis lamenta falecimento do cartunista mineiro Ziraldo

A Amagis lamentou o falecimento do cartunista e escritor mineiro Ziraldo, aos 91 anos, ocorrido no dia 6/4. Em 2017, a Amagis teve a honra de receber Ziraldo nas comemorações dos 15 anos do Integramagis e no lançamento da 17ª edição da Revista MagisCultura. Na ocasião, o escritor mineiro falou aos magistrados e seus familiares sobre passagens marcantes de sua vida. "O Brasil se despede de um dos expoentes da arte e do imaginário brasileiros. O filho ilustre de Caratinga deixa um imenso legado à cultura de nosso país, com seu ‘Menino Maluquinho’ e tantas outras criações que, certamente, continuarão a encantar gerações", afirmou o presidente Luiz Carlos.

Amagis Saúde lança a Campanha Longevidade por uma vida plena e saudável

Em um mundo onde a longevidade está em evidência, é crucial compreender que a saúde é o maior patrimônio que possuímos. A Amagis Saúde está convencida de que sua missão vai muito além de oferecer assistência médica de qualidade, razão pela qual lançou campanha para despertar a atenção de todos os associados e associadas para a importância de cuidar do corpo e da mente visando a longevidade e o bem-estar. Participe das atividades, palestras, workshops e ações promovidas pela Amagis Saúde ao longo dessa campanha.

Presidente da Amagis recebe livro sobre os 150 anos da Comarca de Itajubá

Diretora do Foro de Itajubá, a juíza Letícia Drumond entregou ao presidente Luiz Carlos, no dia 4/4, exemplares do livro “Comarca de Itajubá 1872-2022: há 150 anos, fazendo justiça à sua história”, de autoria do professor e historiador Marcos Antônio de Olivas. A Amagis apoiou a publicação da obra. O livro é uma rica fonte de informações e relatos sobre momentos marcantes da história da cidade. Desde a criação da comarca até os dias atuais, são abordados temas como os desafios enfrentados, as decisões jurídicas mais relevantes e o impacto da justiça na sociedade itajubense. “A Amagis se orgulha de apoiar iniciativas como esta. Que este livro sirva como um tributo duradouro ao legado da Comarca de Itajubá e como inspiração para as futuras gerações de magistrados em Minas Gerais", afirmou o presidente da Amagis.

Amagis parabeniza turmas da Magistratura de 1981, 1992, 1984, 2001 e 2013

A turma de 1981 celebrou em março 43 anos de ingresso na Magistratura. A de 1984, no mesmo mês, completou 40 anos; a de 2005, comemorou 19 anos de carreira no dia 4 de abril; a de 2013 chegou, no dia 5 de abril, aos 11 anos. E mais, no dia 30 abril, as turmas de 1992 a de 2001 completaram, respectivamente, 32 anos e 23 anos de carreira. O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos parabenizou a todas as turmas, que, segundo ele, são compostas por magistrados e magistradas competentes e íntegros que atuam em prol da Justiça e dos jurisdicionados.

Coptrel reúne presidentes de TREs de todo o País em BH

Foi realizada, no dia 4 de abril, em BH, a solenidade de abertura do 84º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel). O encontro reuniu os dirigentes de todos os 27 TREs do País. Presente à abertura, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participou e destacou a importância do evento para a troca de experiências e o aprimoramento das práticas judiciais eleitorais. A juíza auxiliar da presidência do TRE-MG e vice-presidente financeira da Amagis, Roberta Rocha Fonseca, também prestigiou a solenidade. O encontro foi comandado pelo presidente do TRE-MG e do Coptrel, desembargador Octavio Boccalini.

Presidente da Amagis atua em Brasília em defesa da Magistratura no Congresso Nacional, STJ, CNJ e AMB

O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos esteve em Brasília, no dia 3/4, cumprindo agenda em diversas frentes na defesa da Magistratura. Ele se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com quem dialogou sobre as pautas de interesse da Magistratura, entre elas o VTM. O presidente da Associação entregou ainda convite ao senador Pacheco para que ele receba a Medalha Guido de Andrade, maior honraria da Amagis. O juiz Luiz Carlos se encontrou ainda, no STJ, com os ministros Afrânio Vilela e Sebastião Reis, também tratando de assuntos relacionados à Magistratura brasileira e os convidando para participar do III Congresso da Magistratura Mineira, que ocorrerá em setembro deste ano. Ambos confirmaram presença no evento. No mesmo dia, Luiz Carlos ainda fez gestões no CNJ e na AMB.

Antidiscriminação e Heteroidentificação são temas de debate na Emajs

Em mais uma edição do Ciclo de Debates, a Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs) trouxe, no dia 3/4, o tema Direito da Antidiscriminação e Comissões de Heteroidentificação, com a participação do professor Rodrigo Ednilson de Jesus, mestre em sociologia e doutor em Educação pela UFMG, do juiz Afrânio José Fonseca Nardy, integrante da Comissão de Práticas Antirracista do Fórum Socioeducativo de Belo Horizonte, e do diretor-executivo da Emajs, juiz Richardson Brant. A desembargadora Sandra Alves Fonseca, coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Amagis, presidiu a mesa do evento, que aconteceu no auditório da Amagis e teve transmissão ao vivo pelo canal da Emajs no Youtube.

Pensionistas são recebidas pela Diretoria da Amagis

O presidente da Amagis e o vice-presidente Sociocultural-Esportivo, desembargador Maurício Pinto Ferreira, receberam, no dia 2 de abril, grupo de pensionistas da Magistratura mineira. Durante o encontro, as pensionistas trouxeram preocupações com relação à transparência e clareza dos pagamentos que recebem do Tribunal, gerando incerteza sobre o que lhes é devido e uma sensação de desamparo. O presidente Luiz Carlos reafirmou o compromisso da Amagis em ser a voz e o lar de todos os magistrados, ativos e inativos e das pensionistas.

Amagis celebra Páscoa com crianças e adolescentes do Nutris e do NAC

O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos, a presidente do Nutris e diretora de Obras Sociais da Amagis, juíza Marli Maria Braga, e o ouvidor da Associação, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, estiveram nas sedes dos Nutris e do NAC, acompanhados de uma das fundadoras, a pensionista Delenda de Faria Campos, e da ex-presidente do Nutris Marlene Fernandes, para abrir as comemorações de Páscoa das crianças e adolescentes. De acordo com a juíza Marli Maria Braga, o apoio e a contribuição dos associados e associadas da Amagis fortalecem as iniciativas sociais e proporcionam melhores condições de vida e desenvolvimento para as crianças e adolescentes da região leste de BH. Para contribuir: Pix – CNPJ 197156970001-05 ou autorizar desconto em folha. Veja no site da Amagis como ajudar.

Emoção na visita da conselheira Renata Gil e de Luiza Brunet à Apac Feminina BH

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, a vice-presidente Administrativa, juíza Rosimere das Graças do Couto, a juíza e conselheira do CNJ Renata Gil e a empresária e ativista pelos direitos da mulher Luiza Brunet visitaram, no dia 25/3, a Apac Feminina de Belo Horizonte. A unidade abriga 142 recuperandas em três regimes (fechado, semiaberto e aberto). Bastante emocionada com o carinho recebido das recuperandas e com as histórias ouvidas, Luiza Brunet compartilhou seus desafios, suas histórias de superação e enfrentamento à violência contra a mulher e afirmou que não trocaria a experiência vivida neste dia por nada.

Homenagem à conselheira Renata Gil

Ainda no dia 25/3, o presidente Luiz Carlos e a vice-presidente Rosimere do Couto agraciaram Renata Gil com a Medalha Guido de Andrade, a mais alta honraria da Amagis, pelos relevantes serviços prestados à Magistratura. A conselheira agradeceu e destacou que recebe a Medalha com muito orgulho e a estende a todos os magistrados brasileiros.

Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais empossa nova diretoria ao biênio 2024/2026

Membros da nova administração do TJMMG foram empossados, no dia 21/3, em solenidade no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais. O desembargador Jadir Silva irá comandar a Corte Militar no biênio 2024-2026. Além dele, compõem a administração os desembargadores James Ferreira Santos (vice-presidente), Sócrates Edgard dos Anjos (corregedor) e Fernando José Armando Ribeiro (ouvidor). A juíza Daniela de Freitas Marques, segue à frente da Ouvidoria da Mulher. O presidente Luiz Carlos participou da solenidade e disse que os laços de boa convivência entre a Associação e a Justiça Militar permanecerão com a administração que se inicia. No dia 19/3, a Amagis homenageou o desembargador Rúbio Paulino Coelho, presidente do TJMMG, que encerrou seu mandato à frente da Corte militar.

Campanha contra a gripe continua na clínica Vaccine em BH até 30 de maio

Os beneficiários da Amagis Saúde poderão se imunizar contra a gripe, gratuitamente, até 30 de maio de 2024 e enquanto durar o estoque, na Clínica Vaccine, em BH. A vacina disponibilizada é a quadrivalente, sendo indicada a partir dos 6 meses de vida. Para os beneficiários que residem no interior do Estado, a Amagis Saúde fará o reembolso da vacina até o valor de R$ 130,00 (por dose), bastando para isso enviar cópia do comprovante fiscal de pagamento e os dados bancários do interessado (agência, tipo de conta e nome do titular) para o e-mail reembolso@amagis.com.br.