Belo Horizonte, 2 de março de 2022 - Nº 2 - ano IX

Caros(as) Colegas,                           

Com entusiasmo e muita fé em nossa força e união, estamos atuando firmemente nessa caminhada de sentido único e coletivo, que tem, como objetivo e destino, a defesa da Magistratura e o aperfeiçoamento do Judiciário.

Como porta-vozes e legítimos representantes da Classe, estaremos em todos os espaços onde seus interesses e os rumos do Judiciário estiverem em jogo.

Já pontuamos e reafirmamos que nossas preocupação e prioridade máximas são dar fim à defasagem remuneratória que impõe perdas de até 45% à Magistratura frente à ausência de correção há seis anos. Reforçamos essa meta em recente encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e outros parlamentares federais em Brasília.

Junto disso, lutaremos pela aprovação da VTM, ou outro benefício, como reconhecimento a quem dedicou sua vida ao Judiciário, além de condenar a injusta contribuição previdenciária imposta aos aposentados.

Não ficaremos calados ou de braços cruzados, assistindo a sistemáticas campanhas caluniosas contra uma Classe altiva, honrada e cumpridora das leis e da Constituição. Ao contrário, defenderemos, com todas as forças, nossos direitos e a recomposição dos subsídios.

De nossa parte, não faltará disposição para que 2022 seja de conquistas e avanços, com atuação intensa como foram os primeiros 30 dias de nossa gestão.

Venham conosco; juntos, seremos união e força.

Confira nossas ações dos últimos 30 dias

Juiz Luiz Carlos Rezende e Santos
Presidente da Amagis

 

Amagis e AMB enaltecem decisão do STF em favor da independência da Magistratura

A Amagis se uniu à AMB para saudar decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, afastando a incidência do crime de prevaricação pelo exercício do ato de julgar do magistrado e ao proferir opinio delicti pelos membros do Ministério Público. “Essa proteção é imprescindível ao exercício e manutenção do Estado de Direito, com os quais a Magistratura mineira reafirma seu compromisso”, disse o presidente da Amagis.

Amagis participa de visita do corregedor-geral de Justiça a juízes de Montes Claros

O corregedor-geral de Justiça de Minas, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, realizou visita aos juízes da Comarca de Montes Claros, no dia 24, para conversar com os magistrados da região e ouvir suas necessidades e melhorias nas condições de trabalho. O diretor subsecretário da Amagis, juiz Evandro Cangussu, representou a Associação no encontro. O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos cumprimentou o corregedor pela iniciativa de visitar todas as regiões do Estado, demonstrando sua preocupação com os trabalhos e a rotina dos juízes “sobretudo nesse momento pós-pandemia, pensando sempre na segurança do magistrado, na questão sanitária e na melhoria das condições de trabalho”.

Magistrados entram em exercício no TJMG

O TJMG realizou, no dia 24, solenidade de assinatura do termo de entrada em exercício de quatro juízes convocados para o Tribunal. Os magistrados Marco Antônio de Melo, Roberto Apolinário de Castro, Paulo Rogério Abrantes e Evaldo Elias Penna Gavazza irão compor a 18ª Câmara Cível, 13ª Câmara Cível, 8ª Câmara Cível e 5ª Câmara Criminal, respectivamente. O presidente da Amagis prestigiou o evento.

Projetos de comunicação são tema de reunião na Amagis

O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos e a diretora de Comunicação da Associação, juíza Daniela Cunha Pereira, reuniram-se, no dia 24, com integrantes do Departamento de Comunicação. O juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, ouvidor da Amagis, a juíza Giselle Maria Coelho de Albuquerque Araújo e o juiz Fábio Gabriel Magrini Alves, membro do Conselho Deliberativo, também participaram da reunião, que discutiu planejamento e ações institucionais de comunicação da Associação.

Amagis participa de lançamento da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório do TJMG

A Amagis participou, no dia 23, da solenidade de lançamento da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (Uai-Lab), que é uma oficina de trabalho estruturada para o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas a trazer mais eficiência ao Poder Judiciário. O ato normativo que regulamentou e criou a Uai-Lab foi assinado pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares, em solenidade que contou com a presença da vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere do Couto. O evento presencial também foi transmitido pelo canal do TJMG no YouTube.

Juízes visitam presidente da Amagis

O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos recebeu, no dia 23, juízes criminais e auxiliares de Belo Horizonte e de Betim para visita de cortesia. Participaram os juízes Maria Isabel Fleck, Renata Cristina Araújo Magalhães, Marcelo Fioravante, Haroldo Toscano de Oliveira e Aloysio Libano de Paula Júnior

Amagis parabeniza TJMG pelos projetos destacados no Prêmio Cultura da Paz 2021

Três iniciativas do TJMG de solução de conflitos por meio dos métodos autocompositivos tiveram o mérito reconhecido no Prêmio Cultura da Paz 2021, concedido pela Comissão de Mediação e Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Rio de Janeiro (OAB/RJ). O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos saudou o Tribunal por acreditar e incentivar nessa forma de distribuir Justiça e destacou a competência e o comprometimento dos magistrados e servidores responsáveis pela aplicação e o aprimoramento das políticas autocompositivas.

Amagis implementa Coordenadoria de Infância e Juventude e nomeia integrantes

Foi criada, no dia 22, pelo presidente da Amagis a Coordenadoria de Infância e Juventude da Associação, implementada pela nova Diretoria com o intuito de articular junto a setores específicos do TJMG, como a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal (Coinj), e de outros órgãos, inclusive do Poder Executivo, a consecução dos objetivos elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente. A ideia é promover e apoiar a promoção do princípio da proteção integral e da primazia do interesse da criança e do adolescente, por meio do desenvolvimento de notas técnicas, capacitações e orientações aos magistrados e magistradas mineiros. A juíza Riza Nery foi designada coordenadora.

Programas de TV da Amagis voltam a ser exibidos pela TV Justiça

Os dois programas de TV produzidos pela Amagis – Via Justiça e Pensamento Jurídico – voltaram a ser exibidos em âmbito nacional na TV Justiça, canal de televisão coordenado pelo STF. Os programas da Amagis fazem parte da grade de programação da TV Justiça desde o início das operações da emissora. Ambos foram criados durante a gestão do desembargador Doorgal Andrada na presidência da Amagis (2002/2003).

Diretoria reúne-se para tratar de andamento de ações no TJMG

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e a vice-presidente Administrativa da Associação, juíza Rosimere do Couto, reuniram-se, no dia 21, com o diretor Jurídico da Amagis, desembargador Alberto Henrique Costa de Oliveira, e o gerente do Departamento Jurídico da Associação, José Eduardo Vecchi Prates. O advogado Arivaldo Resende Castro também participou da reunião. Na ocasião, eles discutiram o andamento de ações em tramitação no TJMG, que dizem respeito aos direitos dos associados.

Amagis sorteia inscrições ao 24º Congresso Brasileiro de Magistrados

A Amagis realizou, no dia 21/2, sorteio de 11 inscrições para o 24º Congresso Brasileiro de Magistrados 2022, que acontece de 12 a 14 de maio, em Salvador. Confira a lista dos contemplados e dos suplentes no site da Associação. O congresso ocorre a cada três anos e é de fundamental importância científica, com a participação dos mais significativos nomes do direito, do Poder Judiciário e da sociedade civil. A edição deste ano terá como tema central a ‘Justiça Digital’.                                                                                     

Recuperandos da Apac de Santa Luzia homenageiam o desembargador Tiago Pinto

Um grupo de 13 formandos do Curso de Formação de Contadores de Histórias da Apac de Santa Luzia prestaram homenagem, no dia 21, ao segundo vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Tiago Pinto, idealizador do projeto. O Curso de Formação de Contadores de Histórias da Apac de Santa Luzia capacitou 39 recuperandos e foi uma realização da Ejef. O presidente Luiz Carlos, que também é coordenador Executivo do Programa Novos Rumos e juiz cooperador da Vara de Execução Penal de Santa luzia, esteve presente e destacou o resultado positivo do projeto na formação dos recuperandos e a dedicação do desembargador Tiago Pinto e sua equipe no projeto. 

Amagis visita Instituto Orizonti para ampliar atendimento

A Diretoria da Amagis esteve, no dia 18, no Instituto Orizonti, hospital localizado no bairro Mangabeiras, em BH, para ampliar o atendimento aos associados e a possibilidade de novos convênios. A instituição hospitalar conta com cerca de 50 especialidades e é credenciada pelo Plano de Saúde da Amagis. O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos estava acompanhado do vice-presidente de Saúde, juiz Jair Francisco dos Santos, e do diretor de Saúde,  desembargador Edison Feital Leite. Foram recebidos pelo diretor-presidente do Instituto Orizonti, Roberto Porto Fonseca.

Ouvidoria da Amagis recebe mensagens também pelo WhatsApp

A partir de agora, os associados podem enviar mensagens para Ouvidoria da Amagis também pelo WhatsApp, no 31- 99749-1502. Por meio do aplicativo das mensagens, os associados podem enviar sugestões, elogios ou críticas para a Ouvidoria. O órgão também pode ser contatado por e-mail: ouvidoriadaamagis@amagis.com.br; pelo telefone (31)3079-3499 e também pelo link direto do site da Amagis. O juiz Auro Aparecido Maia de Andrade foi nomeado ouvidor da Amagis.

Associados podem optar por receber só a versão eletrônica do Jornal DECISÃO

Se deseja continuar recebendo o Jornal DECISÃO na versão impressa, não é necessária nenhuma manifestação. Caso queira receber apenas a versão eletrônica, basta preencher formulário disponível no site da Amagis. 

Receba mensagens pelo WhatsApp

Para se cadastrar na lista de WhatsApp, pedimos a fineza de enviar uma mensagem para o número (31) 99881-4367, salvando, em seguida, esse número na agenda de seu celular.

Amagis participa de inauguração do escritório do TJMG em Brasília

O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos participou, no dia 16, da inauguração de Escritório de Representação do TJMG em Brasília. A iniciativa do Tribunal é estabelecer, na capital federal, órgão de assessoramento técnico do Poder Judiciário mineiro, dando apoio logístico e administrativo a magistrados e servidores. Também participaram da inauguração a vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, e o vice-presidente de Saúde da Associação, juiz Jair Francisco dos Santos.

Especialista irá analisar resíduos de valores pagos a título de URV e outros

Com a participação do vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, desembargador Maurício Pinto Ferreira, o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos reuniu-se, no dia 14, com a perita contábil Lilian Caldeira, para discutir propostas de estudos quanto à possibilidade de revisão de valores pagos a título de URVs e outros. O objetivo é verificar eventual resíduo.

Diretoria da Amagis recebe representantes da Escola Dom Helder

No dia 14, o pró-reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara, Francisco Haas, e o doutor em Direito Público e integrante do corpo docente da Escola, João Batista Moreira Pinto, reuniu-se com o presidente da Amagis. Também participaram do encontro o vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, desembargador Maurício Pinto Ferreira, e o desembargador Franklin Higino Caldeira Filho. Na ocasião, foi discutida a possiblidade de parceria entre as duas instituições para que os alunos da Dom Helder possam contar com a expertise dos magistrados mineiros dentro da modalidade de residência jurídica, recém-aprovada pelo CNJ, além de outros cursos conjuntos.

Presidente do Conead visita a Amagis

O presidente da Amagis e o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais, psiquiatra Aloísio Andrade Freitas, encontram-se na sede da Associação. Ele pediu ao presidente Luiz Carlos a indicação de um membro para o Conselho. O Conead-MG foi criado em 1983. É um órgão ligado ao Governo do Estado.

Amagis saúda turma de 2006 pelos 16 anos de Magistratura

A turma de magistrados que ingressou na carreira em 2006 completou 16 anos de Magistratura no último dia 13 de fevereiro. O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos parabenizou os magistrados e magistradas da turma de 2006, que, de acordo com ele, valorizam e engrandecem a Magistratura e o Judiciário mineiro. “Parabéns também pela manifestação de unidade que mantém a turma integrada. É esse sentimento de pertencimento e união que defendemos e incentivamos na Amagis, para que a Classe fique cada vez mais forte em favor dos avanços e conquistas”, afirmou Luiz Carlos.

Amagis e Instituto Histórico promovem evento sobre a Semana de Arte de 1922

A Amagis e o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) promoveram a palestra “Encontros sobre a Semana de 1922, o Modernismo e os Mineiros – Os Modernistas na Terra do Ouro”, no dia 12, na sede da Associação, proferida pelo prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, jornalista, advogado, escritor e membro da Academia Mineira de Letras e do IHGMG. Ainda no evento, as instituições assinaram o termo de convênio firmando a parceria. “Essa também é uma casa que pulsa história e cultura. Uma Magistratura com M maiúsculo, que pensa no seu papel de igualar os desiguais e quer distribuir verdadeira justiça social para esse País”, observou o presidente Luiz Carlos.

Amagis entrega doações em comarcas atingidas pelas chuvas

Fortalecendo seu compromisso e papel social, a Amagis criou campanha em prol dos atingidos e mobilizou a Magistratura para arrecadar doações. A Diretoria agradece aos magistrados e magistradas que contribuíram para essa corrente do bem. Em uma semana, foram arrecadados quase R$29 mil, valor totalmente revertido em ajuda aos atingidos pelas chuvas. Os valores foram direcionados para as Comarcas de Januária, Ponte Nova, Governador Valadares, Águas Formosas e Itabirito.

Amagis cria Diretoria de Apoio a Obras Sociais

O presidente da Amagis implementou, no dia 10, a Diretoria de Apoio a Obras Sociais da Associação e nomeou, como diretora, a juíza Marli Maria Braga Andrade. Também compõem a pasta a juíza Maria Isabel Fleck e os juízes Anacleto Falci, da Comarca de Governador Valadares, Matheus Moura Matias, da Comarca de Águas Formosa, e André de Melo e Silva, da Comarca de Januária. No mesmo dia, foi realizada a 1ª reunião da Diretoria de Apoio, que contou com a participação do Padre Alexandre Fernandes e da Irmã Cristina Bove, autores de obras sociais em suas paróquias.

Importância da tecnologia da informação pauta reunião na Amagis

No dia 9, o presidente da Amagis recebeu o juiz Delvan Barcelos Junior, auxiliar da Presidência do TJMG e coordenador da Diretoria Executiva de Informática do Tribunal. Participaram também do encontro o diretor executivo de Informática do TJ, Antônio Rolla, e o juiz Marcelo Paulo Salgado, que é integrante da Corte Eleitoral do TRE-MG. Entre os assuntos abordados pelos magistrados, as dificuldades do PJe, a importância da tecnologia da informação para desenvolvimento de trabalhos em todas as áreas e como a tecnologia aprimora a utilização de recursos de modo a facilitar a vida de gestores, servidores e toda a população.

Amagis cumprimenta juízes e juízas pela conquista do vitaliciamento

No dia 8, vinte e seis juízes e juízas conquistaram o vitaliciamento, dando importante passo na carreira da Magistratura. A Diretoria da Amagis cumprimentou os magistrados e magistradas por mais esta etapa na carreira, que, “além de importante conquista pessoal, se traduz também em relevante mecanismo de garantia de independência em benefício da própria sociedade”.

Amagis e AMB sustentam a valorização da Magistratura junto ao presidente do Senado

Em atuação conjunta, reafirmando a parceria entre as duas instituições, a Amagis e a AMB reuniram-se, no dia 8, com o presidente do Senado, o senador por Minas Gerais, Rodrigo Pacheco, em Brasília, para discutir as pautas mais urgentes da Magistratura brasileira, entre elas a recomposição dos subsídios. Realizado na residência oficial do presidente do Senado, o encontro teve a participação da presidente da AMB, juíza Renata Gil, do presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e do ex-presidente do TJMG e da Amagis e assessor da Presidência da AMB, desembargador Nelson Missias de Morais. Outro senador mineiro, Alexandre Silveira, também esteve presente.

Presidente da AMB enaltece apoio dos líderes da Magistratura mineira

A juíza Renata Gil, presidente da AMB, agradeceu o apoio e parceria fundamentais do presidente da Amagis e do desembargador Nelson Missias para fortalecer a atuação da Magistratura em Brasília e pela interlocução próxima com lideranças do Congresso Nacional. O presidente Luiz Carlos reafirmou sua preocupação e prioridade máxima para dar um fim à defasagem remuneratória que impõe perdas de até 45% à Magistratura frente à ausência de correção há seis anos. Cinco dias antes, em BH,  Renata Gil esteve na Amagis.

Apac de Santa Luzia realiza formatura de recuperandos

No dia 7, o presidente da Amagis participou de solenidade de formatura dos recuperandos da Apac de Santa Luzia (Grande BH) no curso de Formação de Contadores de Histórias, ocasião em que foi lançado o livro “Caminhos e Contos: a ressocialização pela palavra”. O livro é fruto de projeto do TJMG, por meio da Ejef e do Programa Novos Rumos, cujo lema é incentivar a leitura entre os condenados pela Justiça, como forma de reintegrá-los à sociedade. O evento aconteceu na sede da Apac de Santa Luzia, e foi transmitido ao vivo pelo YouTube.

“Apacs sempre terão o apoio da Amagis”

Ainda no evento, ao cumprimentar os formandos, o juiz Luiz Carlos, que também é coordenador Executivo do Programa Novos Rumos e juiz cooperador da Vara de Execução Penal de Santa luzia, destacou que o trabalho desenvolvido nas Apacs é um trabalho de muitas mãos e nunca um ato solitário. “A Apac sempre será coletiva como a vida. Talvez, os nossos maiores erros sejam aqueles que cometemos quando não somos plurais, ou quando não ouvimos bons conselhos”, disse o magistrado, afirmando ainda que o trabalho das Apacs terá sempre o apoio da Amagis.

Diretoria completa 1º mês com inovação e trabalho intenso

No dia 3 de fevereiro, a Diretoria da Amagis (2022-2024) completou o 1º primeiro mês de gestão. No dia de sua posse, o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos defendeu a união de todos os colegas para o fortalecimento da classe e, durante esses trinta dias, ele e sua Diretoria trabalharam no sentido de promover, cada vez mais, o fortalecimento da Magistratura e do Poder Judiciário como um todo. Como parte das propostas de campanha da Diretoria eleita, Luiz Carlos criou, no primeiro mês, as coordenadorias de Assuntos Legislativos e Remuneratórios; a Amagis Mulher e a de Aposentados e Pensionistas.

Diretoria da Amagis reúne-se com presidente da ENM

A Diretoria da Amagis reuniu-se com o desembargador Caetano Levi Lopes, diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura da AMB, no dia 4. Entre outros assuntos institucionais, os dirigentes trataram da Escola da Magistratura que está sendo criada no âmbito da Amagis.

Presidente da Amagis participa da abertura de curso na Corregedoria de Justiça

Ainda no dia 4, o presidente da Amagis participou da solenidade de abertura do curso “Audiências Concentradas e Central de Vagas no Sistema Socioeducativo Mineiro”. O evento ocorreu no auditório da Corregedoria Geral de Justiça do TJMG e contou com a presença de autoridades e de magistradas e magistrados com competência na área da infância e da juventude convocados para participação no curso.

Amagis participa de posse da diretoria da AMMP

No dia 3, o presidente Luiz Carlos participou da posse da nova diretoria da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) para o biênio 2022/2024. Foi empossada presidente da entidade a promotora de Justiça Larissa Rodrigues do Amaral. Ela é a primeira mulher a presidir a AMMP em 68 anos de história.

Amagis prestigia e apoia encontro nacional de combate à violência contra a mulher

Foi realizado, no dia 3, em BH, o Encontro do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro. O encontro, que reuniu magistradas e magistrados das Coordenadorias da Mulher de todo o País, tem o apoio da Amagis, por meio da coordenadoria Amagis Mulher, criada pela atual Diretoria como um espaço de integração, escuta e apoio às mulheres e para adoção de ações que previnam e combatam a discriminação e a violência, garantindo a igualdade na carreira e fora dela. O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos, e a vice-presidente Administrativa da Associação, juíza Rosimere do Couto, participaram da solenidade, que aconteceu na sede do TJMG.

Presidente da AMB prestigia nova gestão da Amagis

A Diretoria da Amagis recebeu, no dia 3, a presidente da AMB, juíza Renata Gil, acompanhada da secretária-geral da entidade, juíza Julianne Freire Marques. A presidente da AMB, primeira mulher a presidir a entidade em 72 anos de história, foi recebida no auditório da Associação. O encontro reforçou a união e a sintonia entre as entidades na defesa de temas de interesse de toda a Magistratura, além do reconhecimento da importância e parceria com a Amagis na defesa da Magistratura.

Conselho Gestor de Saúde realiza 1ª reunião da atual gestão

A Amagis Saúde realizou, no dia 3, a 1ª reunião da nova composição do Conselho Gestor de Saúde, que ocorreu de forma híbrida, com parte dos presentes no auditório da Associação e os demais participantes de forma remota. A abertura da reunião foi feita pelo presidente Luiz Carlos Rezende e Santos, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância da participação efetiva dos membros do Conselho nas reuniões da Amagis Saúde. O vice-presidente de Saúde, juiz Jair Francisco dos Santos, disse contar com o apoio de todos para uma gestão exitosa e o aprimoramento constante na excelência do atendimento da Amagis Saúde a seus beneficiários.

Amagis e Ajufemg reafirmam parceria

Já no dia 2, o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos reuniu-se com o presidente da Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais (Ajufemg), juiz federal Mário de Paula Franco Júnior, e o diretor de Esportes da Ajufemg, juiz federal Guilherme Mendonça Doehler, que também é integrante da Corte Eleitoral do TRE-MG. No encontro, os magistrados trataram de temas institucionais, das dificuldades das carreiras da Magistratura e dos planos para ações em conjunto, em defesa da Magistratura do ponto de vista nacional. 

Amagis vai reeditar obras dos magistrados Godofredo Rangel e Hermenegildo de Barros

Dois convênios assinados no dia 2, pelo presidente da Amagis, marcaram a participação da Associação na valorização da cultura e da história da Magistratura mineira e brasileira. Um deles prevê reedição atualizada de quatro romances do magistrado e escritor Godofredo Rangel., em parceria com a Ejef e a Academia Mineira de Letras. Já o segundo possibilitará a reedição da obra “Memórias do juiz mais antigo do Brasil”, do magistrado e escritor Hermenegildo de Barros, mineiro de Januária, que presidiu o TJMG e o STF. Esse trabalho será parceria com a Ejef.

MagisCultura: prazo para envio de trabalhos vai até dia 4 de março

A Amagis está preparando a próxima edição da Revista MagisCultura e os associados podem encaminhar trabalhos para o Conselho Editorial até o dia 4 de março. Os associados podem colaborar com a revista enviando textos, como contos, crônicas, pequenas novelas, poemas e artigos de caráter literário etc. Além disso, a MagisCultura também está aberta à publicação de trabalhos gráficos, como fotografias, desenhos, ilustrações e pinturas.

Amagis Saúde amplia a rede credenciada

Como parte da iniciativa de ampliar ainda mais sua rede credenciada, a Amagis Saúde firmou convênios com mais médicos, clínicas e consultórios de especialidades no Estado. Confira as novidades no site Amagis Saúde.

TJMG empossa oito novos desembargadores

Oito desembargadores tomaram posse no dia 31, no TJMG. São eles: Rui de Almeida Magalhães, Maria Cristina Cunha Carvalhaes, Fábio Torres de Sousa, Danton Soares Martins, Luzia Divina de Paula Peixôto, Cristiano Álvares Valladares do Lago, Âmalin Aziz Sant’Ana e Maria das Graças Rocha Santos. O presidente Luiz Carlos prestigiou o evento.

Amagis e FBAC fazem parceria em favor do método Apac

O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos e o diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Ferreira, acertaram, no dia 31, intensificar a parceria no âmbito da divulgação e disseminação do método Apac. Entre os eventos que terão o apoio da Amagis, está o 9º Congresso das Apacs, que será realizado entre os dias 22 e 25 de junho de 2022 e no qual será comemorado o Jubileu de Ouro das Apacs (1972-2022).

Amagis apoia evento nacional de combate à violência doméstica

A Diretoria da Amagis reuniu-se no dia 28 com a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do TJMG, desembargadora Ana Paula Caixeta, e a presidente eleita do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid) e superintendente-adjunta da Comsiv, desembargadora Paula Cunha e Silva. Na ocasião, as magistradas entregaram o convite para a posse da Comissão Executiva do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro – Cocevid, que foi realizado no dia 3 de fevereiro, quando foram debatidas propostas de combate à violência doméstica.

Parque Esportivo está aberto para receber associados e familiares

Magistrados, pensionistas e seus familiares podem aproveitar os dias de calor para curtir o Parque Esportivo da Amagis. Além de duas piscinas (adulto e infantil), o espaço ainda conta com academia de ginástica, duas quadras poliesportivas, salão de jogos, vestiário, restaurante e brinquedo para as crianças. Toda a estrutura tem o objetivo de trazer conforto e tranquilidade aos associados e familiares nos momentos de lazer, diversão e relaxamento.

Ainda há vagas nas Colônias de Férias para a Semana Santa

O descanso na Semana Santa pode ser em uma estância hidromineral ou na praia, por exemplo. Ainda há vagas para hospedagem nas Colônias da Amagis em Caxambu, Caldas Novas e Nova Viçosa durante a Semana Santa. Para a Associação, será uma satisfação receber os associados e suas famílias nas Colônias de Férias, que são espaços de descanso e lazer para os associados desfrutarem.

Para fazer sua reserva, entre em contato com o setor de Colônias de Férias pelo telefone: (31) 3079-3459 ou pelo e-mail cacia@amagis.com.br.  O telefone de plantão do setor de Colônias é (31) 98454-9210.

Desembargadores prestigiam nova gestão da Amagis

“Uma manhã inesquecível”. Foi essa a definição do presidente Luiz Carlos Rezende e Santos ao receber, no dia 27, visita de desembargadores, ex-presidentes da Amagis, amigos e amigas da Magistratura mineira. Segundo ele, o encontro reforçou a união da classe e fortaleceu laços para a condução de uma gestão profícua, altiva e harmoniosa.

Diretoria recebe planejamento para a Escola da Magistratura da Amagis

O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos reuniu-se, no dia 25, com o vice-presidente Sociocultural-Esportivo, desembargador Maurício Pinto Ferreira, com o ouvidor da Associação, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, e com o professor e consultor Plauto Cardoso para tratar da criação da Escola da Magistratura da Amagis. Na reunião, foram apresentados a proposta de Planejamento Estratégico, Plano de Ação para o ano de 2022 e minuta do Estatuto da Escola. As propostas foram entregues ao desembargador Maurício Pinto Ferreira, que solicitou ao Departamento Jurídico da Amagis parecer sobre a compatibilidade do documento com o Estatuto da Amagis.

Presidente da Amagis participa de 1ª sessão presencial do Órgão Especial

O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos participou, no dia 26, da 1ª sessão presencial do Órgão Especial do TJMG de 2022, marcando a 1ª participação de um juiz de sessão presencial do colegiado, representando todos os magistrados mineiros. No início da sessão, o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares, saudou o juiz Luiz Carlos. “O juiz Luiz Carlos é um grande magistrado, que tem em sua carreira passagem por diversos órgãos, além do TJMG e da própria Amagis. Tenho uma grande admiração por ele, que irá, com certeza, exercer a presidência da nossa Associação com muita competência e brilhantismo. O TJMG está sempre de portas abertas aos magistrados e à nossa Amagis”, afirmou o desembargador Gilson Soares.

Direitos dos associados são discutidos em reunião na Amagis

O presidente da Amagis reuniu-se, no dia 24, com o diretor de Patrimônio da Associação, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, e com o integrante da Coordenadoria de Assuntos Legislativos e Remuneratórios da Amagis, juiz Juarez Morais de Azevedo. Foram tratados assuntos relevantes, entre eles o atual andamento da Ação Ordinária promovida pela Amagis em 2013, pugnando pela inconstitucionalidade da incidência de Imposto de Renda nas parcelas pagas a título de juros de mora dos valores devidos referentes a URV e Equivalência Salarial.

Nota de solidariedade no 3º ano da tragédia de Brumadinho

A Diretoria da Amagis manifestou, no dia 25, solidariedade aos familiares e amigos das 272 vítimas (seis ainda estão desaparecidas) do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho, no terceiro ano da tragédia. “O dia 25 de janeiro de 2019 estará para sempre em nossas memórias como uma das mais tristes e dolorosas páginas da história de Minas”, disse o presidente Luiz Carlos.

Presidente da Amagis participa do programa Plantão da Cidade da Rádio Itatiaia

O presidente da Amagis concedeu entrevista, no dia 25, ao programa Plantão da Cidade, da Rádio Itatiaia, quando destacou a importância social da Magistratura.

Amagis homenageia magistrados no Dia Nacional do Aposentado

No Dia Nacional do Aposentado, 24 de janeiro, a Amagis homenageou os magistrados e magistradas que ajudaram, e continuam ajudando, a construir a Magistratura mineira. Veja mensagem do presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e da vice-presidente de Aposentados e Pensionistas, desembargadora Heloísa Combate, no site da Associação.

Amagis traz novidades sobre o aumento de contágio de Covid e Influenza

A pandemia ainda não acabou e os recentes números demonstram que os cuidados devem ser mantidos para evitar a disseminação da doença. A aceleração dos casos de Covid e Influenza lotou os hospitais mineiros. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde, 80% das pessoas que estão internadas em UTIs são não vacinados ou tomaram apenas uma dose do imunizante. Entre os internados nas enfermarias, 85% fazem parte do mesmo perfil: ou não tomaram vacina, ou não completaram o esquema vacinal.

Presidente da Amagis recebe homenagem da Comarca de Frutal

O presidente Luiz Carlos Rezende e Santos recebeu, no dia 21, a visita do juiz Gustavo Moreira, diretor do Foro da Comarca de Frutal, no Triângulo Mineiro. O juiz entregou ao presidente da Associação uma placa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em benefício da Comarca de Frutal no exercício da Coordenadoria Executiva do Programa Novos Rumos do TJMG.

Juíza Daniela Pereira assume a Diretoria de Comunicação da Amagis

O presidente da Amagis nomeou, no dia 19, a juíza Daniela Cunha Pereira, da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Ibirité (Grande BH), como Diretora de Comunicação da Associação. O presidente Luiz Carlos adiantou que a comunicação da Amagis trabalhará sobre três pilares principais, que são o conteúdo institucional das ações da Amagis, os temas de serviço aos associados, como questões de pagamento e outras ligadas à carreira, e a comunicação voltada aos temas da Escola da Magistratura, que será criada dentro da Amagis.