Leonardo de Faria Beraldo tomou posse, na tarde desta segunda-feira, 23/5, no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na vaga destinada pelo Quinto Constitucional à advocacia.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participou da solenidade e disse ser uma grande satisfação para a Magistratura ter um jurista com a trajetória do desembargador Leonardo Beraldo e desejou sucesso em sua nova missão.   

 

Em seu discurso, o presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, destacou seu profundo respeito pela classe dos advogados, que segundo ele, desempenham papel imprescindível para a sociedade e o regime democrático, pelos interesses de tantos cidadãos. “Momento de muita alegria, quando à nossa força de trabalho vem se somar, na segunda instância, um nome com trajetória marcada por tanta competência e dinamismo. O Dr. Leonardo Beraldo possui sólido conhecimento no campo da arbitragem empresarial, sendo, portanto, um magistrado que certamente trará a marca da sensibilidade para a autocomposição que tanto devemos estimular na busca pela verdadeira pacificação social”, disse.

 

Em entrevista à Amagis antes da posse, o desembargador Leonardo Beraldo disse ser uma honra chegar ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, instituição pela qual possui um grande respeito e admiração. “A importância do advogado que chega ao cargo de desembargador é igual ao do juiz de carreira, julgar bem, respeitando o Estado Democrático de Direito, o devido processo legal, e lutar contra o ativismo judicial, precisamos de segurança jurídica”, disse o novo desembargador.

Além disso, o magistrado elogiou a importância do trabalho da Amagis, no zelo e respeito às prerrogativas dos magistrados mineiros. “Que continue fazendo este excelente trabalho, em especial a atual Diretoria”, lembrou.

Trajetória

Leonardo de Faria Beraldo é doutorando e mestre em Direito Privado pela PUC Minas. Especialista em Processo Civil pela Universidade Gama Filho, é professor em cursos de graduação e pós-graduação “latu sensu” de Arbitragem, Direito Civil e Processo Civil. Além disso, é autor de diversos livros jurídicos e artigos científicos. Foi diretor da Escola Superior de Advocacia da OAB/MG, foi também diretor do Instituto dos Advogados de Minas Gerais e diretor e membro do Conselho Deliberativo da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial Brasil (CAMARB).