São João del Rei e Ponte Nova, dois dos quatro municípios mineiros onde haverá o recadastramento biométrico para as eleições 2010, receberam nesta segunda e terça-feira (21 e 22/09) a visita de representantes do TRE, para apresentar o projeto e discutir com os juízes eleitorais e as autoridades locais os recursos necessários para seu sucesso. A diretora geral, Elizabeth Rezende; o secretário de Tecnologia da Informação, Maurício Melo; e o assessor de Imprensa, Comunicação e Cerimonial, Rogério Tavares foram às cidades para traçar, em conjunto, as metas de trabalhos para divulgação e mobilização do eleitorado para o cadastramento no sistema biométrico, previsto para começar no mês de novembro.
Em Ponte Nova, na Zona da Mata, onde serão recadastrados cerca de 44 mil eleitores, a delegação do Tribunal se reuniu com o juiz eleitoral substituto, Daniel Leite Chaves, com o prefeito municipal João Antônio de Carvalho, com os vereadores e com representantes dos veículos de comunicação local. O prefeito se comprometeu a colaborar com a viabilização do projeto, que também ganhou o apoio dos vereadores que participaram da reunião na Câmara Municipal.
Em São João Del Rei, no Campo das Vertentes, onde serão recadastrados cerca de 65 mil eleitores, os representantes do TRE foram recebidos pelo juiz eleitoral Auro Andrade, e pelo prefeito Nivaldo Andrade, pelos vereadores e por representantes da mídia local. Também neste município a apoio ao projeto foi garantido pelas autoridades locais.
O cadastramento biométrico será feito em São João Del Rei, Ponte Nova, Curvelo e Pará de Minas. O procedimento, nos mesmos moldes da revisão eleitoral, exige o comparecimento de todos os eleitores destas cidades envolvidas. Quem não se cadastrar dentro do prazo terá o título eleitoral cancelado e, entre outras penalidades, não poderá votar em 2010.
Agradecimento
O presidente do TRE, desembargador Almeida Melo, que vem acompanhando diretamente o trabalho desenvolvido para viabilização do recadastramento biométrico, ao ter ciência do apoio recebido, manifestou publicamente o agradecimento do Tribunal aos prefeitos e às demais lideranças que vem apoiando o projeto da biometria.
Na próxima semana, os representantes do Tribunal visitarão as lideranças de Curvelo e Pará de Minas.
Fonte: TRE-MG