O livro Comarcas de Minas, publicado pela Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), já está disponível para leitura na versão eletrônica. Os dois volumes e o anexo foram incluídos na Biblioteca Digital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Comarcas de Minas

Foto: Divulgação TJMG

A publicação inclui a relação das comarcas, um breve histórico com datas de criação, supressão, restauração e várias denominações, bem como a classificação quanto a entrância e leis de referência, de forma cronológica, de 1711 a 2014. Apresenta ainda a relação de juízes de direito que passaram pelas comarcas e quadros analíticos da organização administrativa e judiciária.

Durante o lançamento do livro, em junho de 2016, foram impressos apenas 1.500 exemplares, o que não foi suficiente para suprir a demanda. Conforme explica a assessora da Mejud, Andréa Costa Val, o setor recebeu diversos pedidos de interessados em adquirir a obra. “Infelizmente, não foi possível atender todos. A consulta eletrônica será uma oportunidade de ampliar o acesso a uma pesquisa histórica muito importante para o Judiciário Mineiro”, ressalta.

A Biblioteca Digital foi desenvolvida pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e a Coordenação de Documentação e Biblioteca (Cobib), em parceria com a Diretoria Executiva de Informática (Dirfor). O sistema disponibiliza livros, artigos de periódicos, áudios e vídeos das diversas áreas do TJMG de interesse da sociedade.

Para acessar o livro Comarcas de Minas em arquivo PDF, clique aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG