No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8 de março, a Amagis recebeu em sua sede o lançamento da 2ª edição do livro “Pontes para a paz em casa – Práticas e Reflexões”. A obra é uma publicação da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do TJMG. O livro conta com organização da superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, do presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, e do professor Bruno Paiva Bernardes.

Na oportunidade, foi realizada a entrega do selo ‘Mulheres Libertas’. A certificação foi entregue às professoras Maria Izabel Ramos e Isabel Cristina de Lima Lisboa.

A vice-presidente administrativa da Amagis e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto, afirmou ser uma satisfação para a Associação recepcionar o lançamento da obra e celebrou o fato da nova edição ter sido lançada em uma data tão importante para a luta pelos direitos e igualdade das mulheres. 

 

A desembargadora Evangelina Castilho afirmou que o livro é um trabalho de muitas mãos que se preocupam com a situação da mulher em situação de violência doméstica e familiar. De acordo com ela, apesar do crescimento dessa temática ser tratada com toda a rede de enfrentamento, ainda é insuficiente. “É preciso que essa discussão se aprofunde, se alastre, para que nós possamos proteger essas mulheres contra os abusos que elas sofrem”, disse a desembargadora.

A magistrada agradeceu a presença de todos e todas, especialmente das homenageadas que “são indispensáveis para a construção dessa igualdade da mulher”.

O presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, parabenizou a desembargadora Evangelina pelo trabalho que vem realizando como superintendente da Comsiv e destacou a obra. “Este livro oferece um conjunto de reflexões que são urgentes e que dizem respeito a uma violência presente nas mais diversas esferas da vida das mulheres”, disse o desembargador.

Sobre o livro

A obra com a temática do enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher contém artigos de diversos autores com análises de práticas e políticas inovadoras que tenham a participação direta ou indireta dos órgãos do sistema de justiça brasileiro, além de propostas teóricas, práticas e de políticas que, pelo caráter inovador e relevância, possam nortear a atuação do sistema de justiça, em especial, no atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar.

O livro será disponibilizado na Biblioteca Digital da Ejef e também na página da Comsiv, no site do TJMG, menu Institucional > Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência.