O desembargador José Fernandes Filho foi homenageado em Bonito, no Mato Grosso do Sul, durante o Fórum Nacional dos Juizados Especiais, realizado no período de 25 a 27 de maio. No encontro, foi lançado o livro “Juizados Especiais: homenagem ao desembargador José Fernandes Filho”.

O livro é uma obra coletiva, coordenada pelos juízes de direito de Minas Gerais Luís Fernando Nigro Corrêa e Augusto Vinicius Fonseca e Silva, com a participação de 22 autores, entre ministros, desembargadores, juízes de direito e professores. O prefácio é de autoria do desembargador Rêmolo Letteriello, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, especialista nos comentários da Lei 9.099/95.

Fernandes Filho foi presidente do TJMG, presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil e, atualmente, é presidente do Conselho de Supervisão e Gestão dos Juizados Especiais de Minas Gerais. É um apaixonado “pela Justiça Especial, à qual dedicou, desde o alvorecer, o melhor de seu talento e do seu apostolar trabalho”, nas palavras do prefaciador.

No mesmo evento, foi também lançado o “Repertório dos Juizados Cíveis Estaduais”, de Rêmolo Letterielo, com prefácio de Fernandes Filho.

Coautores

São coautores da obra “Juizados Especiais: Homenagem ao Desembargador José Fernandes Filho”: Alexandre Freitas Câmara, Augusto Vinícius Fonseca e Silva, Cairo Ítalo França David, Ernane Fidélis dos Santos, Fátima Nancy Andrighi, Fernando A. N. Galvão da Rocha, Fernando da Costa Tourinho Neto, Flávia Birchal de Moura, Geraldo Prado, Haroldo Dutra Dias, Humberto Dalla Bernardina de Pinho, Humberto Theodoro Júnior, Joel Dias Figueira Júnior, José Renato Nalini, Luís Fernando Nigro Corrêa, Márcia Michele Garcia Duarte, Misael Montenegro Filho, Narciso Alvarenga Monteiro de Castro, Nestor Távora, Rêmolo Letteriello, Rogério Greco, Rosmar Rodrigues Alencar.
Fonte: TJMG