forunsdeminas.jpg

Com o objetivo de contribuir com o conhecimento e enriquecer a memória do Judiciário mineiro, a juíza Lúcia de Fátima Magalhães Albuquerque Silva iniciou, há 18 anos, um empreendimento colossal, que resultou num compêndio de 570 páginas com o registro da história de todos os fóruns das comarcas espalhadas pelo Estado de Minas Gerais.

Recentemente, com o apoio do chefe de Gabinete da Corregedoria-Geral de Justiça, Roberto Brant Rocha, a magistrada conseguiu digitalizar o livro e publicou a edição virtual. Na obra, são apresentadas fotos das fachadas dos fóruns, endereço e a história da pessoa que dá nome ao prédio. Leia o livro aqui.

Histórias, por exemplo, sobre Herculino Ribeiro de Sousa, escrivão do Crime e Execuções Fiscais, no Governo Arthur Bernardes, em 1921, que dá nome ao prédio de Dores do Indaiá, o “Fórum Escrivão Herculino”; e também sobre o jornalista, que exerceu a advocacia, embora não fosse bacharel em Direito, professor e deputado Olympio de Melo Borges, que empresta o nome ao Fórum da Comarca de Patos de Minas, estão presentes no livro.

Os homenageados são pessoas muito queridas e de alguma forma envolvidas com o Direito, e que são destacadas pelo bem que fizeram a cada comarca.

História

A juíza Lúcia de Fátima conta que a ideia do livro surgiu em 1995, quando houve publicação no Diário Oficial, direcionado a todas as Comarcas do Estado, solicitando o envio de fotos e biografia sobre a personalidade que ostentava seu nome no prédio do fórum. “Graças à atenção dos colegas e ao redobrado esforço do amigo e organizador Hudson Soares Aleixo, serventuário da Comarca de Ouro Preto, em alguns meses, o trabalho já estava em fase final”, explica a magistrada nas páginas iniciais do livro.

Entre as curiosidades observadas durante o trabalho de pesquisa, a juíza destaca que em uma das comarcas, por exemplo, ninguém tinha conhecimento ou qualquer informação sobre a pessoa que dava nome ao prédio.

“O seu conteúdo será de grande interesse e valia para os magistrados, servidores, operadores do Direito e cidadãos em geral, pois contempla a relação de todos os edifícios forenses das Comarcas de Minas Gerais, com os nomes e a biografia dos seus patronos, além de outros dados relevantes e fatos significativos”, afirma Roberto Brant na apresentação do livro.

Quem tiver interesse em colaborar com informações para complementar o livro virtual, pode mandar e-mail para contato@forunsdeminasgerais.com.br