O novo Advogado-Geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, toma posse hoje, 23/10, no Palácio do Itamaraty, em Brasília/DF. O cargo será transmitido pelo atual AGU, José Antônio Dias Toffoli, que assumirá como ministro do STF nesse mesmo dia.

Luís Adams, 44 anos, é procurador da Fazenda Nacional desde 1993. Em 2006, assumiu a chefia da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e será o primeiro ministro da AGU que pertence a uma das carreiras da instituição.

Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul e tem especialização na área pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Antes de assumir a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Consultor Jurídico do ministério.

Na AGU, já foi Secretário-Geral de Contencioso, coordenou a Comissão Deliberativa responsável pela gestão do Sistema Integrado de Controle das Ações Judiciais da União (SICAU) e foi responsável pela instalação da Procuradoria-Regional Federal da 4ª região, vinculada à Procuradoria-Geral Federal (PGF) da AGU.

Também atuou interinamente como Procurador Regional da União da 4ª região e Procurador Regional da Fazenda Nacional substituto nessa mesma região.

Magistério
Adams foi professor da cadeira de Direito Tributário da Universidade do Vale do Itajaí/SC, professor de Teoria Geral do Estado no Curso de Direito e Estudos dos Problemas Brasileiros II, do Curso de Pedagogia da Fundação Educacional de Brusque/SC.

Instrução superior
Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul;
Especialização em Direito, pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Fonte: Migalhas