A juíza Luziene Medeiros do Nascimento Barbosa Lima tomou posse nesta sexta-feira, 23 de maio, como desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A promoção ocorreu pelo critério de merecimento, a partir de lista exclusiva de magistradas. A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, participou da solenidade, que foi realizada no auditório do Tribunal Pleno, com a presença de diversos magistrados, servidores, amigos e familiares da empossada.

Para a presidente da Amagis, a promoção da colega é o coroamento da carreira de uma magistrada sempre atuante. “Sua trajetória na magistratura é marcada por dedicação e compromisso com a Justiça. Desejo à desembargadora Luziene pleno êxito nessa nova etapa, convicta de que sua atuação na segunda instância será pautada pelos mesmos valores que sempre nortearam sua carreira.”

Ao empossar a nova desembargadora, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, destacou as qualidades pessoais e profissionais da magistrada. “Ao receber uma juíza do quilate da desembargadora Luziene, o nosso tribunal está ganhando em experiência, em humildade, em compreensão e acolhimento ao próximo”, afirmou o presidente, que também ressaltou o fortalecimento do Judiciário com a chegada da nova desembargadora. “Em nome do Tribunal de Justiça, desembargadora Luziene, eu só posso dizer: seja muito bem-vinda. Tenho certeza de que, com sua chegada, hoje nós ficamos muito mais próximos da população e, principalmente, de quem precisa”, declarou Corrêa Junior.

A nova desembargadora afirmou que o sentimento é de muita emoção, por se tratar de um sonho perseguido há muito tempo. “Quando entramos na magistratura, a gente tem um sonho de terminar a carreira como desembargadora. Eu tinha esse sonho e vinha batalhando por ele ao longo de muitos anos”, disse.

 

Luziene também fez questão de agradecer ao seu marido, Timóteo, e aos seus filhos, Carlos Alexandre, Luiz Henrique e Rebeca, pelo apoio ao longo da carreira. “A família foi muito importante, porque eu tive que me deslocar em nove comarcas. Muitas vezes tive que deixar meus filhos mais velhos sozinhos, morando aqui em Belo Horizonte. Uma menina com 17 anos e outro com 15 anos, enquanto eu estava no Vale do Jequitinhonha. Foram dificuldades que eu tive que enfrentar. Mas, graças a Deus, essas dificuldades foram vencidas.”

Após a solenidade de posse, foi realizado, por iniciativa da empossada, um culto em celebração, com apresentação da orquestra da Igreja Batista do Barro Preto.

Trajetória

Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Luziene Medeiros do Nascimento Barbosa Lima se formou em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, em 1983. Militou na advocacia por cerca de 10 anos e especializou-se em Ciências Penais e em Direito Empresarial. Em seus esforços de atualização permanente, concluiu um curso de compliance na Universidade de Salamanca, na Espanha.

Ingressou na magistratura em 1993, tornando-se juíza de direito em Minas Gerais. Atuou nas Comarcas de Ponte Nova, Belo Vale, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto, Brumadinho, Jacinto, Alfenas, Ribeirão das Neves e Belo Horizonte. Foi titular da 6ª Vara Criminal da capital, atuou como juíza convocada no TJMG em três oportunidades e também como juíza de 2º Grau.