Em solenidade realizada nesta sexta-feira, 7 de maio, a Amagis lançou a edição de número 29 de MagisCultura, que traz entre seus destaques ensaio do acadêmico Márcio Sampaio sobre os 80 anos da chegada de Alberto da Veiga Guignard a Belo Horizonte e da verdadeira revolução que o pintor desencadeou nas artes plásticas mineiras. O lançamento aconteceu na Grande Galeria do Palácio das Artes, junto à exposição "A Paixão de Guignard", que marca a data e permanece aberta até o dia 12 de maio.

 

 

A nova edição de MagisCultura e todas as outras estão disponíveis para download no site da Amagis. Clique aqui.

Veja fotos do evento aqui.

O presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, agradeceu a presença de todos e falou sobre a honra em lançar mais um número de MagisCultura. “A cada nova edição, renova-se em mim o sentimento de orgulho que devemos devotar à cultura de Minas Gerais e à sua Magistratura pela incomensurável contribuição dada, ao longo da história, para a formação do caráter nacional”, disse. O presidente da Amagis ressaltou que é na fraternidade e na compreensão que se distribui melhor a Justiça. “Não há fraternidade e compreensão sem cultura, sem respeito, sem a história e a intelectualidade”, disse Luiz Carlos fazendo um agradecimento especial ao editor de MagisCultura, o jornalista Manoel Guimarães, por toda dedicação à publicação, que completa 15 anos. 

A vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, destacou o legado de Guingard e o reconhecimento do profundo impacto que ele gerou nas artes plásticas e na cultura de Minas Gerais. “É inspirador ver como o trabalho de Guignard continua a influenciar artistas e apreciadores da arte. Para a Amagis, é uma honra fazer o lançamento de MagisCultura durante a exposição que reverencia o legado do artista e comemorar os 15 anos de circulação da revista dedicada à promoção da cultura promovida principalmente pelos magistrados do nosso Estado”, disse. 

A subsecretária de Cultura do Estado de Minas Gerais, Nathalia Larsen, participou do evento representando o secretário Leônidas de Oliveira. Ela cumprimentou a todos e parabenizou a Amagis pela edição de MagisCultura. “Os textos da publicação nos convidam à leitura e evidenciam a interconexão dos magistrados e magistradas que expressam a arte e a cultura nesse editorial. Parabéns a todos os envolvidos”, disse.

O presidente da Fundação Clóvis Salgado, jornalista e produtor cultural Sérgio Rodrigo Reis, falou do prazer em receber os magistrados e magistradas na Galeria Guignard para o lançamento da revista. “A Amagis, com o lançamento de MagisCultura, coroa nossa exposição e celebra, junto a todos nós, os 80 anos de Guignard. Quero parabenizar a Amagis pela publicação e agradecer a presença de todos vocês”, disse Sérgio Rodrigo.

MagisCultura 

A nova edição celebra também a eleição de Conceição Evaristo para a Academia Mineira de Letras, em três artigos, e traz ainda artigos sobre Camilo Castelo Branco, Ernesto Sabato, Ascânio Lopes e Olavo Romano, além de contos e poemas de desembargadoras, desembargadores, juízas e juízes.

 

Criada em 2009, por iniciativa do desembargador Nelson Missias de Morais, então presidente da Amagis, MagisCultura já ultrapassou 30 edições semestrais (algumas saíram sem numeração) e é destinada à publicação de textos culturais de magistradas e magistrados.

 

Desde o primeiro número, é editada pelo jornalista Manoel Marcos Guimarães, com projeto e design gráfico de Rachel Magalhães e ilustrações de Sandra Bianchi.