“Eu havia acendido uma vela na mesa, estava levando o fósforo ao pavio de outra no criado-mudo à cabeceira da cama, notei um clarão inesperado às minhas costas. A primeira vela teria tombado, passando a queimar alguma coisa? Olhei para trás, deparei com uma figura acabada de materializar-se dentro do quarto, que emitia luz própria. Cabeleira longa, barba longa, longa bata descendo para os pés. No susto, desmilinguido em perplexidade, soltei em falsete: “Tiradentes?”A resposta veio pronta, em grossa voz dominadora de orador: “Joaquim José da Silva Xavier. Tiradentes pela vontade do povo me tornei”.”

Esse é parte do texto do escritor Rui Mourão, presente na 15ª edição de MagisCultura, que será lançada no próximo dia 14 de abril, quinta-feira. Intitulado “Mergulho na região do espanto”, o texto é um dos capítulos do livro em que o personagem narrador conversa com Tiradentes, em um dos encontros que teve com figuras da Inconfidência Mineira.

Rui Mourão é o convidado especial da nova edição da publicação de cultura e arte dos magistrados mineiros. Textos que envolvem a música, a história, a poesia, a filosofia, além de crônicas e contos de magistrados mineiros também estão presentes na 15ª edição de MagisCultura.

O lançamento será realizado no dia 14 de abril, às 19h, no Parque Esportivo da Amagis (Rua Albita, 160, Cruzeiro, BH).

Leia aqui as outras edições de MagisCultura.