De 12 a 14 de dezembro, a desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça, superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), participou de encontro de trabalho com magistrados do País que respondem pelas coordenadorias dessa natureza e varas especializadas para mulheres vítimas de agressões.

Na ocasião, foi discutida a criação de uma rede de apoio às Comsivs estaduais que permita o desenvolvimento de atividades conjuntas para combater as diversas modalidades de violência de gênero. A reunião ocorreu na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, no Conselho da Justiça Federal.

De acordo com a desembargadora Kárin Emmerich, iniciativas desse tipo são importantes porque articulam forças de diversos agentes públicos, que têm conhecimento de realidades distintas, marcadas por peculiaridades locais, em torno de uma mesma causa, que é a transformação da sociedade.

“Nossa cultura tende a perpetuar práticas machistas e discriminatórias. Para mudar isso, o Judiciário está se envolvendo ativamente em políticas educativas e também num atendimento especializado e qualificado. Dessa forma, as coordenadorias atuam em muitas frentes: com as vítimas, com os agressores e com crianças, adolescentes e jovens”, esclarece.

Com informações do TJGO

Fonte: TJMG