O juiz auxiliar da Presidência do TJMG Renato César Jardim falou, nesta quinta-feira, 30, para 44 servidores da primeira instância que participam do programa Servidor Integrado (Serin), organizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). Utilizando como base a sociologia do direito, o magistrado proferiu a palestra “O fenômeno jurídico na vida e a contribuição que o servidor do Judiciário pode prestar na construção do modelo ideal de justiça”.
Segundo o magistrado, não é possível enfocar o ordenamento jurídico sem relacioná-lo à realidade social, assim como não há como dissociar a sociologia geral da jurídica. “A sociologia estuda as transformações sociais, e o direito promove transformações no seio da sociedade; o homem é um ser social; onde há sociedade, há direito”, disse o palestrante.
De acordo com Renato César Jardim, o Poder Judiciário é fundamental na promoção das transformações sociais. Ele disse que os servidores devem ter consciência de que seu trabalho é muito importante para garantir os direitos dos cidadãos e para a manutenção da paz social. O magistrado disse também que a missão dos servidores do Judiciário é de alta relevância para que a instituição funcione e que isso exige o compromisso de todos com o Tribunal.
Fonte: TJMG