assis1.jpg
assis2.jpg
O juiz aposentado José de Assis tomou posse, neste sábado (16), no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). O magistrado passará a ocupar a cadeira 68, cujo patrono é Santos Dumont.

Durante o ato, realizado no dia do seu aniversário, Assis cumprimentou o presidente do instituto, Jorge Lasmar, agradeceu aos confrades por aprovarem a indicação de seu nome, e particularmente aos amigos Elizabeth Rennó e Luiz Carlos Abritta, que em sua saudação ao novo associado propôs um minuto de silêncio em memória do ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, falecido nesta sexta-feira, dia 15 de fevereiro (veja nota da Amagis).

José de Assis fez ainda reverência ao desembargador Lauro Pacheco de Medeiros, seu antecessor na cadeira, e prestou homenagem a Santos Dumont, para ele, um dos mais ilustres brasileiros, cujo gênio é reconhecido internacionalmente.

Segundo o ex-presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, que representou o presidente Herbert Carneiro na solenidade, estar na posse do magistrado José de Assis em nome da Associação evoca o compromisso ético de todos os mineiros com a liberdade e com as melhores tradições republicanas. “Ao novo confrade, a recepção calorosa e o forte abraço dos membros do Instituto Histórico Geográfico de Minas Gerais, em recepção aos valores da nossa magistratura”, desejou Bruno Terra, que é membro do IHGMG e ocupa a cadeira 34, cujo patrono é Cristiano Otoni.