barbosa.jpgO magistrado José de Carvalho Barbosa tomou posse, na tarde desta sexta-feira, 13, no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Ele irá integrar a 13ª Câmara Cível. Durante a solenidade o novo desembargador assinou o termo de posse e recebeu o Colar do Mérito Judiciário.

O desembargador Carreira Machado, 1º vice-presidente do TJMG, presidiu a solenidade, representando o presidente do Tribunal, desembargador Cláudio Costa. “Este é um momento de alegria para a magistratura mineira com a posse no cargo de desembargador do grande magistrado, de virtudes notórias elogiado por todos os jurisdicionados, verdadeiro magistrado vocacionado. Sério, correto e de passado que serve de exemplo para todos nós”, afirmou.

O presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, compareceu à solenidade, juntamente com diversas autoridades, entre elas, representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além de membros do Ministério Público, Defensoria Pública, familiares e amigos do desembargador empossando.

O desembargador José de Carvalho Barbosa é natural de Caratinga e ingressou na magistratura, em 1987, como juiz auxiliar nas Comarcas de Almenara e Manhuaçu, tendo, em seguida, sido promovido para a Comarca de Inhapim. Retornou à Comarca de Manhuaçu, na Vara Criminal e de Menores, e exerceu as funções de diretor de Foro e juiz eleitoral. Em 1998, foi promovido para a Comarca de Belo Horizonte, exercendo as funções de cooperação e substituição em Varas Criminais, Vara Especializada em Tóxicos e 4ª Vara da Fazenda Pública Estadual, até assumir, em 2000, a titularidade da 7ª Vara da Família, onde permaneceu até ser promovido para o cargo de desembargador.

Foto: Marcelo Albert