O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) homenageou nesta segunda-feira, 17, em Sessão Solene do Tribunal Pleno, os desembargadores e juízes que se aposentaram no período de junho de 2014 a junho de 2015. O evento foi realizado no auditório do Anexo I do TJMG, no Centro de Belo Horizonte.
O desembargador Rogério Medeiros saudou os homenageados pelos serviços prestados ao Poder Judiciário e registrou o legado deixado por eles na magistratura mineira. “A carreira e a vida dos magistrados que recebem hoje esta homenagem ficarão como exemplo para as próximas gerações. E os novos juízes devem voltar sua atenção a eles, pois cabelos brancos são coroas nobres quando encontrados no caminho da Justiça”, afirmou. Segundo Medeiros, a revolução ética é hoje o grande desafio do Brasil. “Por isso, a magistratura deve trabalhar em sintonia com as mudanças ansiadas pela sociedade”, declarou. Leia aqui o discurso.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Bitencourt, destacou os esforços e as contribuições indeléveis que os homenageados deram à Justiça e à sociedade. “Todos os magistrados aqui homenageados atuaram em milhares de processos e em decisões incansáveis. Todos têm uma história construída com luta e desprendimento. Por isso, merecem nossos sinceros agradecimentos”, disse.
Em seu discurso, o desembargador homenageado e ex-presidente do TJMG, Joaquim Herculano Rodrigues, falou em nome dos demais colegas e relembrou as importantes mudanças que vivenciaram ao longo do exercício da magistratura. Rodrigues afirmou sentir-se feliz e grato por testemunhar parte da história da Justiça mineira. “Saímos mais fortalecidos porque a experiência ensina e pacifica”, afirmou. Para ele, os magistrados devem sempre apontar o caminho da paz, sem extremismos e com consenso. “São as pessoas que fazem a diferença com a sua capacidade de construir e desconstruir continuamente”, finalizou.
Receberam a homenagem, além do desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, os desembargadores José Tarcízio de Almeida Melo, Paulo Roverto Pereira da Silva, Manuel Bravo Saramago, Nilo Nivio Lacerda, Geraldo José Duarte de Paula, Antônio Armando dos Anjos, Selma Maria Marques de Souza, Franciso Batista de Abreu, Alyrio Ramos, Paulo Mendes Álvares, Eduardo Guimarães Andrade, Llewellyn Davies Antônio Medina, Alvimar de Ávila (in memoriam) e Silas Rodrigues Vieira. Também foram homenageados os juízes Valter José Vieira, Daniel Souza Botto Collaço, Francisco Antônio Furtado Ribeiro, Geraldo Rogério de Souza, Neide da Silva Martins, Andrea Faria Mendes Fonseca, José Sérgio Palmieri, Aurelino Rocha Barbosa, Henrique Alves Pereira e Maria Antonieta Salles Batista.
Veja aqui mais fotos da homenagem.
Presenças
A vice-presidente da Amagis, juíza Luzia Peixôto, representou o presidente da Associação, desembargador Herbert Carneiro, na cerimônia. Diversas outras autoridades estiveram presentes no evento. Entre elas, o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Fernando Caldeira Brant; o 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Kildare Carvalho; o 3º vice-presidente do Tribunal, desembargador Wander Marotta; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos; o vice-corregedor de Justiça, desembargador Marcílio Eustáquio Santos; o presidente do TRE-MG, desembargador Paulo Cézar Dias; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, juiz coronel PM Sócrates Edgar dos Anjos; a defensora pública do Estado de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio; e os ex-presidentes do TJMG, desembargadores aposentados José Fernandes Filho e Márcio Aristeu Monteiro de Barros.