O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) homenageou nesta quinta-feira, 11, em Sessão Solene do Tribunal Pleno, os juízes e desembargadores que se aposentaram no período de junho de 2015 a junho de 2016. O evento foi realizado no auditório do Anexo I do TJMG, no Centro de Belo Horizonte. O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou da cerimônia.

Homenagem

O desembargador Antônio Carlos Cruvinel saudou os homenageados e destacou o extenso currículo de trabalho dos magistrados aposentados denodado ao Tribunal e à magistratura mineira. Segundo Cruvinel, o gesto de nobreza do TJMG é um reconhecimento aos relevantes serviços juridicamente prestados pelos colegas e à colaboração efetiva para o engrandecimento do Poder Judiciário. “A vida profissional de todos os homenageados é um exemplo a ser seguido pelos magistrados de Minas Gerais. Devem os mais novos espelharem-se em vossas vidas profissionais e particulares para que, também no futuro, recebam essa homenagem”, afirmou Antônio Carlos Cruvinel.

Homenagem

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Herbert Carneiro, ressaltou que o dia de hoje é, sem sombra de dúvidas, singular e especial, pois nele se registra a mais justa homenagem aos aposentados que dedicaram suas vidas à causa da Justiça. Segundo Herbert Carneiro, o que confere o caráter único a esta data não é o fim a que destina, mas sim as pessoas homenageadas, que são “ímpares, notáveis e que não apenas fazem parte da história do Judiciário mineiro, mas foram também efetivos agentes de construção dessa história”. O presidente do Tribunal encerrou seu discurso dizendo que os homenageados são para toda a sociedade “verdadeiros exemplos de seriedade, trabalho e compromisso”.

Homenagem

O juiz homenageado Juarez Morais de Azevedo falou em nome dos demais colegas e lembrou que todos os agraciados receberam da sociedade uma missão das mais importantes e duras: julgar os semelhantes, suas causas e seus direitos. Segundo o magistrado, diante do momento difícil pelo qual passa o país, o papel da Justiça se agiganta. E, nesse contexto, mais que os deveres de magistrados, é necessário exercer os direitos como cidadãos. “Orgulho-me de saber que o Poder Judiciário está fazendo a sua parte e que nós, que nos aposentamos, fizemos a nossa. Cada um desses magistrados deixou seu legado. Cabe às novas gerações continuar, transformar, preservar ou fazer evoluir esses exemplos, aperfeiçoar nossa luta e honrar nossos esforços”, afirmou.

Homenagem

Veja aqui mais fotos da homenagem.

Homenageados

Receberam a homenagem os desembargadores José Antonino Baía Borges, Vanessa Verdolim Hudson Andrade, Rogério Alves Coutinho e Márcia De Paoli Balbino; e os juízes José Armando Pinheiro da Silveira, Edson Andersen Magalhães Longuinhos, Márcio Silva Cunha, Timóteo Yagura, João Elias da Silveira, Lúcia Regina Vertuan Freschi Landgraf, Neuza Maria Guido, Maurício Pinto Coelho Filho, Iandára Peixoto Nogueira, Wagner Guerreiro, Antônio Belasque Filho, Juarez Morais de Azevedo e Juarez Raniero.

Presenças

Além dos presidentes do TJMG e da Amagis, compuseram a mesa de honra do evento o 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; o 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Wagner Wilson Ferreira; o 3º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Penna; o presidente do TJMMG, juiz Fernando Galvão; o defensor público Rafael Lins, representando a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard; o membro da Comissão Institucional da OAB-MG, Bady Cury Neto; e os ex-presidentes do TJMG, desembargador aposentado José Fernandes Filho, Márcio Aristeu Monteiro de Barros e Sérgio Antônio de Resende.