Aproximar o Judiciário da sociedade e dar visibilidade ao trabalho dos magistrados e magistradas, valorizando a atuação de toda a classe. Essas são duas das principais das atividades desenvolvidas pelo Departamento de Comunicação da Amagis, seja por meio de reportagens amplamente divulgadas sobre ações desenvolvidas e apoiadas pelo Judiciário, seja por notas e informações esclarecedoras dirigidas à imprensa.

Esse apoio institucional da Amagis é oferecido aos juízes mineiros em todo o Estado e em âmbito nacional, quando necessário. Os magistrados que contaram com o apoio em momentos de sua carreira, destacam a importância de serem amparados e reconhecidos pela Associação.

Informação correta

No fim de 2020, foi amplamente divulgada notícia equivocada que atacava a Magistratura da Comarca de Sete Lagoas, informando sobre uma operação da Polícia Federal. A notícia erroneamente afirmava que envolvia magistrados da Comarca.

Tão logo tomou conhecimento do fato, o presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, em contato com o juiz diretor do Foro de Sete Lagoas, Carlos Eduardo Vieira Gonçalves, e com o apoio do Departamento de Comunicação da Associação, enviou nota à toda a imprensa esclarecendo o fato, que, na verdade, não tinha relação com aquela comarca. A imprensa destacou a nota da Amagis no mesmo dia, passando à população a informação correta.

“O efeito da atuação da Amagis foi imediato e melhor do que esperado. Acredito que essa interlocução é fundamental para nós, juízes, porque os fatos, como o acontecido em Sete Lagoas, podem gerar grande indignação. Na Amagis, eu tive todo o suporte e a orientação necessários tanto da Comunicação quanto do Jurídico. Tenho 20 anos de carreira e, todas as vezes em que precisei da Amagis, fui sempre bem atendido”, afirmou o juiz Carlos Eduardo.



Juiz Carlos Eduardo Vieira Gonçalves

Trabalho com a sociedade

Para a juíza Bárbara Livio, da Comarca de Teófilo Otoni, o apoio institucional aproxima o Judiciário da sociedade e colabora na legitimação da função judicante. A magistrada, que é presidente do Fonavid, destacou o apoio dado pela Associação às diversas ações realizadas no combate à violência doméstica e familiar.

“Isso mostra a preocupação institucional com os magistrados que desempenham a função. A Associação passa credibilidade e divulga o nosso trabalho nessa pauta que é tão importante para a sociedade. E, com isso, faz com que os juízes se sintam pertencentes à instituição”, afirmou.

Para ela, o processo de otimização da Comunicação da Amagis entre o magistrado e a sociedade é muito importante para que os juízes tenham voz perante a opinião pública. “Entre os formadores de opinião, existem poucos que conhecem a realidade do Poder Judiciário. Portanto, quando a Amagis, utilizando das ferramentas de Comunicação, apresenta a nossa realidade, ela torna o Judiciário mais transparente e mais acessível”, reconheceu.



Juíza Bárbara Livio