A Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, foi, neste domingo (13), palco de mais uma edição do ‘Livro de Graça na Praça”, evento que tem, pelo segundo ano consecutivo, o apoio e participação da Amagis. Apesar do tempo chuvoso, cerca de 16 mil pessoas puderam conhecer e trocar idéias com os autores de obras literárias.

livro de graca

Promovido pela Associação dos Escritores e Produtores do Livro de Graça na Praça, o projeto tem por finalidade democratizar e difundir o hábito da leitura, com a distribuição gratuita de livros, possibilitando a interação entre autor e leitor e promovendo a inclusão cultural.

Veja aqui mais fotos do evento.

magistradoslivro

Durante o evento, a Amagis distribui quatro mil exemplares da Revista MagisCultura Mineira, a publicação de arte e cultura dos magistrados mineiros, em sua 14ª edição, que tem como convidado especial o escritor Luiz Vilela.

Magistrados mineiros, autores de obras literárias distribuíram e autografaram seus livros, proporcionando, além da divulgação de seu trabalho, contato com o público formado por crianças, adolescentes, adultos e idosos, e gerando uma oportunidade de encontro e conversa entre leitores e autor.

O desembargador Llewellyn Medina destacou que essa experiência de levar cultura para a praça é uma demonstração de democratização da leitura no Brasil. O juiz Bruno Terra Dias, ex-presidente da Amagis, afirmou que foi uma satisfação constatar que a juventude está buscando um caminho pela inteligência, compreensão, amadurecimento e da crítica , e que isso permite sonhar com um Brasil melhor.

O desembargador Afrânio Vilela disse que o evento é muito importante pela oportunidade de divulgação dos trabalhos para quem escreve e pelo aspecto cultural de levar textos para o povo mineiro. O juiz Renato César Jardim observou que os magistrados, para além de seu trabalho de pacificação social dos conflitos, estão também envolvidos com a sociedade levando arte, cultura, conhecimento e interação como o cidadão.

olavomagistrados

O coordenador do Livro de Graça na Praça, José Mauro, anotou que o Brasil tem muita gente boa produzindo literatura e cultura e que acredita na transformação do País e das pessoas pela educação, um das contribuições do evento.

Neste ano, foram distribuídos exemplares do livro de contos e versos "Ditados, Provérbios e Ditos Populares", do infantil "Ler é Brincar" e do cordel "Debate entre o cearense e o mineiro", feitos especialmente para o evento deste ano.

livropreca

O projeto

O ‘Livro de Graça na Praça’ é um evento literário com lançamento de concurso para seleção dos autores, edição e publicação de obra original para cada cidade contemplada e distribuição gratuita dos livros em praça pública, com a presença da população local e dos autores.

A cada segundo domingo de setembro, uma praça de Belo Horizonte abriga o projeto que tem por finalidade democratizar e difundir o hábito da leitura, possibilitar a interação entre autor e leitor e promover a inclusão cultural.

O projeto é realizado pela Associação Laboriosa dos Escritores e Produtores do Livro de Graça na Praça (Alegra), com apoio cultural e institucional da Amagis, AMMP, Academia de Letras do Ministério Público, Sesc, Sicoob Jus-MP, Academia Mineira de Letras, Borrachalioteca, IdeiaFixa e Max Savassi Apart Hotel.