Assim como outros magistrados de várias comarcas do Estado, os juízes da Comarca de Governados Valadares organizaram, nesta terça-feira, 27, um ato público em defesa da independência do Judiciário, contra o PL 7596/17, conhecido como o PL do abuso de autoridade.

Na semana passada, magistrados em Belo Horizonte e Brasília também manifestaram o repúdio à recente aprovação do PL. Nesta terça-feira também, os juízes das Comarcas de Uberaba, no Triângulo Mineiro, Varginha, no Sul de Minas, e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, também reuniram-se com o mesmo intuito, e tiveram apoio de magistrados das comarcas vizinhas, como Três Corações e Três Pontas, e também de membros do Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e Suap.

Em consonância com as demais Associações de magistrados e de membros do Ministério Público do País, a Amagis defende o veto presidencial ao projeto de lei e alerta sobre a gravidade de disposições contidas no texto aprovado, que terá como resultado o enfraquecimento das autoridades dedicadas ao combate à corrupção e à defesa dos valores fundamentais, com grave violação à independência do Poder Judiciário.