Em encontro no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), magistrados brasileiros e representante da Justiça italiana discutiram a possibilidade de convênios entre os dois países. A oportunidade surgiu com a visita do professor titular de Direito Romano da Universidade Tor Vergara de Roma, Ricardo Cardilli.
Cardlli foi recebido pelo presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, e também pelo diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Marcelo Piragibe. Na reunião, tratou-se das afinidades jurídicas entre Brasil e Itália e da importância da troca de informações entre os magistrados de ambos os países. Ficou combinado, ainda, que o professor virá a Brasília em novembro para visitar a ENM e apresentar material dos cursos que a universidade pretende definir parceria com escola.
A Universidade Tor Vergata já mantém convênio de cooperação com a faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e ofereceu neste ano curso sobre direito italiano e europeu a juízes de São Paulo, através da Academia Paulista de Magistrados.
Também participaram da reunião os desembargadores Ademir de Carvalho Benedito, Renato de Salles Abreu Filho, Heraldo de Oliveira Silva e Maria Cristina Cotrofe Biasi; e os juízes Lidia Maria Andrade Conceição, Marcia Regina Dalla Déa Barone, Walter Rocha Barone, Silvia Toop Sena Rebouças, Maria Domitila Prado Manssur Domingos e Alexandre Betini.
Fonte: ENM