O projeto “Lapidar-se: toda vida é preciosa” foi lançado, na última segunda-feira, 20 de junho, na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Rio Doce, em Governador Valadares. Durante a cerimônia, o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e presidente do Conselho de Criminologia e Política Criminal de Minas Gerais, Alexandre Victor de Carvalho, natural da cidade, recebeu da Câmara dos Vereadores a Ordem Municipal do Brasão, principal comenda conferida a cidadãos nascidos em Governador Valadares por relevantes serviços prestados ao município.
Foto: Divulgação
O objetivo do “Lapidar-se” é qualificar apenados da Penitenciária Floriano de Paula, localizada no Distrito de Nova Floresta, nas técnicas de lapidação e criação de peças artesanais em pedras preciosas e semipreciosas. O projeto é uma iniciativa do grupo empresarial Nevestones em parceria com o programa de extensão “Execução Penal: a reinserção social do apenado como responsabilidade de todos”, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto conta ainda com o apoio do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais e do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (Iamg).
Participaram da cerimônia de lançamento o juiz de direito da Vara de Execuções Penais da Comarca de Governador Valadares, Thiago Colnago, os sócios diretores da Nevestones, Douglas Neves, Antônio Neves Jr. e Beatriz Neves, o professor da Faculdade de Direito da UFMG Felipe Martins Pinto, a artista plástica e designer de jóias, Maria Lúcia Barbosa, além de autoridades e cidadãos valadarenses.
Fonte: TJMG