Magistrados e magistradas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais foram agraciados na tarde de ontem, 12 de setembro, com a entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek. O evento é realizado anualmente na cidade de Diamantina, região do Vale do Jequitinhonha, no dia do aniversário do ex-presidente JK, nascido em 1902.
Neste ano, 119 personalidades e instituições receberam a honraria, que é dividida nos graus ‘Grande Medalha’ e ‘Medalha de Honra. A cerimônia foi presidida pelo governador em exercício, Mateus Simões, e teve como orador oficial o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Tadeu Martins Leite.
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, foi representado na solenidade pela vice-presidente Financeira, juíza Roberta Rocha Fonseca.
Pelo Judiciário estadual mineiro, foram homenageados com a Grande Medalha, por promoção, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG) e Diretor de Patrimônio da Amagis, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini e o desembargador Rubens Gabriel Soares.
Receberam a Medalha de Honra as desembargadoras Alice de Souza Birchal e Maria Lúcia Cabral Caruso; os desembargadores Henrique Abi-Ackel Torres; Joemilson Donizetti Lopes; Luís Carlos Balbino Gambogi; a juíza auxiliar da Presidência do TJMG, Marcela Maria Pereira Amaral Novais; e o juiz Christian Garrido Higuchi, coordenador da Central de conciliação de precatórios do TJMG.
Não puderam comparecer e receberão a honraria oportunamente os desembargadores André Leite Praça e José Afrânio Vilela, condecorados com a Grande Medalha; as desembargadoras Daniela Villani Bonaccorsi Rodrigues e Shirley Fenzi Bertão; os desembargadores Danton Soares Martins; Estevão Lucchesi de Carvalho e Ricardo Cavalcante Motta, que foram indicados à Medalha de Honra.
O desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini afirmou que participar desse momento simbólico em que o Governo transfere a sede para Diamantina é uma grande honra. “Esta Medalha Juscelino Kubitschek para nós mineiros, para o povo de Diamantina, para o povo do estado de Minas e para a nossa nação brasileira é um reflexo da democracia, da cidadania e da liberdade pregada na nossa Bandeira do Estado de Minas Gerais", ressaltou o presidente.
Medalha JK
A Medalha JK foi criada pela Lei nº 11.902, de 1995, sendo entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 1902 (há 121 anos).
A honraria é dividida nos graus “Grande Medalha” e “Medalha de Honra”. São agraciadas personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do país que contribuem para o desenvolvimento do estado.
*Com informações da TJMG, TRE-MG e Agência Minas