Em solenidade realizada nesta terça-feira, 24 de outubro, em Santos Dumont, na Zona da Mata, o Governo de Minas agraciou 130 personalidades com a Medalha Santos Dumont. A desembargadora Sandra Alves de Santana e Fonseca representou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, na solenidade. Nesta edição, foram condecorados com o grau ouro, entre outras autoridades, os desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) André Leite Praça, corregedor-geral de justiça, Alexandre Victor de Carvalho e Nelson Missias de Morais, que não puderam comparecer, e Geraldo Domingos Coelho, Márcia Milanez e Paulo César Dias.

Medalha

Com o grau prata, foram agraciados os desembargadores Alberto Diniz Júnior, Ângela Rodrigues, Evandro Lopes da Costa Teixeira, Jayme Silvestre Corrêa Camargo, Marcos Henrique Caldeira Brant, Marcos Lincoln dos Santos, Ramom Tácio de Oliveira, Rubens Gabriel Soares, Sandra Alves de Santana e Fonseca e Wanderley Salgado de Paiva, entre outras personalidades. E com o grau bronze, foi agraciado o juiz da 1ª Vara Cível da comarca de Contagem Vinícius Miranda Gomes. Os magistrados que não puderam estar presentes receberão a comenda posteriormente.

Durante a solenidade, também foram homenageados vítimas e familiares da tragédia de Janaúba, ocorrida no último dia 5 de outubro em uma creche, e pessoas que participaram dos trabalhos de resgate e socorro médico.

Medalha

A medalha foi criada pela Lei 1.493, de 1956, para comemorar o primeiro voo de aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, realizado em 23 de outubro de 1906 por Santos Dumont. A honraria é concedida anualmente pelo Governo do Estado para homenagear pessoas e instituições que tenham contribuído para o desenvolvimento do País. Os agraciados são indicados pelo Conselho Permanente da Condecoração.

Santos Dumont

Nascido em 20 de julho de 1873, Alberto Santos Dumont era o sexto filho de Francisca Santos e do engenheiro Henrique Dumont. Em 1892, foi estudar na França. Em 1906, realizou o voo do 14-Bis, um pequeno avião de alumínio, bambu e seda japonesa. O voo, considerado o primeiro feito com um aparelho mais pesado que o ar, foi registrado pela Federação Aeronáutica Internacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG