O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais realizou nesta sexta-feira, 27 de setembro, sessão especial do Tribunal Pleno em homenagem aos magistrados e magistradas que se aposentaram no período de junho de 2021 a junho de 2024. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior. Além dos homenageados, seus amigos e familiares, a cerimônia reuniu desembargadores e juízes da ativa.
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e a vice-presidente administrativa, juíza Rosimere das Graças do Couto, prestigiaram a solenidade. O presidente Luiz Carlos desejou sucesso aos colegas na nova fase da vida. “Suas trajetórias são exemplos de compromisso com a justiça e de dedicação à sociedade. Em nome da Magistratura mineira, desejo que essa nova fase da vida de cada um seja repleta de realizações, saúde e serenidade," desejou o presidente.
Ao abrir a solenidade, o ministro do STJ Afrânio Vilela, um dos homenageados, destacou a importância da missão confiada aos juízes e juízas, frisando o impacto transformador da toga em suas vidas. "A Magistratura nos convocou e revestiu-nos com a toga para julgarmos, em nome do Estado, os atos de nossos semelhantes. Foi o início de uma etapa muito especial em nossas vidas. Por isso, desde que adentramos os umbrais do sacrossanto Judiciário, cada um a seu tempo, todos marcamos um encontro com o nosso futuro, cumprindo o que conhecemos como destino. Neste Judiciário mineiro, esperamos todos nós continuar integrantes, honrando e dignificando a Magistratura que todos nós abraçamos e bem representamos," disse o ministro.
Em seu discurso, o presidente do TJMG destacou a importância que eles tiveram na Justiça em Minas Gerais, ressaltando a passagem do tempo e o início de uma nova fase com a aposentadoria. “Em um piscar de olhos, jovens que, há mais de três ou quatro décadas, participaram de suas primeiras audiências, fecharam uma etapa de suas vidas com a aposentadoria, dando início a um novo ciclo. Em nome do Poder Judiciário mineiro, agradeço-lhes pelos anos de dedicação à Justiça em Minas, por terem abrilhantado nossa Magistratura com suas posturas éticas e suas justas decisões e por terem, generosamente, compartilhado conosco os seus sólidos conhecimentos jurídicos", afirmou o desembargador Corrêa Junior, que também prestou uma homenagem especial aos magistrados falecidos, desembargador Álvares Cabral da Silva e o juiz João Rodrigues dos Santos Neto.
Em nome dos homenageados falou o desembargador Geraldo Augusto de Almeida, que se aposentou em 2023. Ele ressaltou a honra de servir ao Judiciário mineiro, reconhecendo a importância das relações construídas ao longo da carreira. “Foi uma imensa honra, sem medida humana que possa dimensionar, sermos juízes de direito. Servimos ao Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais e, sobretudo, servimos à Justiça. Somos muito reconhecidos e gratos a tudo e a todos que se encontraram e que se encontram conosco nessa jornada”, disse o desembargador.
O magistrado também destacou o valor das amizades construídas no ambiente de trabalho, frisando que, mesmo após a aposentadoria, os laços pessoais permanecem sólidos. "Mesmo fora do convívio funcional diário e rotineiro, as amizades pessoais permanecem, muitos nos honram e honrarão. Por isso, a nossa saudação final, se exprime em um abraço muito fraterno e agradecido a todos”, declarou o homenageado. (LEIA O DISCRUSO AQUI)
Em um discurso emocionado, o juiz Wellington Reis Braz, que se aposentou em 2023, também fez uma saudação. O magistrado relembrou as suas origens desde quando saiu da cidade de Dom Joaquim para vir para a capital, quando, trabalhando de porteiro, revelou-se o sonho de ser juiz. O magistrado agradeceu ao Tribunal pela homenagem e fez uma saudação especial aos familiares que prestigiaram a cerimônia. (LEIA O DISCURSO AQUI)
Mesa de honra
A mesa de honra foi composta pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; o 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o 2º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Penna; o 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Emmerich; o ministro Afrânio Vilela; o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; a vice-presidente administrativa da Amagis e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto; o desembargador Pérpétuo Braga, representando o presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio de Oliveira e o advogado-geral adjunto, Fábio Murilo Nazar, representando o Advogado-Geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro.
Foram homenageados os seguintes magistrados e magistradas:
- 2021
Desembargador
Alberto Henrique Costa de Oliveira
Juízes de Direito
Átila Andrade de Castro
Regina Célia Silva Neves
Carlos Roberto Loiola
João Rodrigues dos Santos Neto (in memoriam)
Andréa Luiza de Oliveira Dias Franco de Souza
- 2022
Desembargadores
Álvares Cabral da Silva (in memoriam)
Márcia Maria Milanez
Elias Camilo Sobrinho
José Washington Ferreira da Silva
Tiago Pinto
Pedro Coelho Vergara
Wander Paulo Moreira
Antônio Carlos Cruvinel
Juízes de Direito
Bruno Teixeira Lima
Jacinto Copatzo Costa
Thais Maria Vinci de Mendonça Chaves
- 2023
Desembargadores
José Geraldo Saldanha da Fonseca
Flávio Batista Leite
José Mauro Catta Preta Leal
Belizário Antônio de Lacerda
Geraldo Augusto de Almeida
Maria das Graças Silva Albergaria dos Santos Costa
José Flávio de Almeida
Juízes de Direito
José Aluísio Neves da Silva
Vinícius Dias Paes Ristori
Braulino Corrêa da Rocha Neto
João Batista Lopes
Ada Helena Antunes Torres
Renata Bomfim Pacheco
Zulma Edméa de Oliveira Ozório e Góes
Giovanna Elizabeth Pereira de Matos Costa
Luciene Cristina Marassi Cagnin
Wellington Reis Braz
Arthur Eugênio de Souza
- 2024
Desembargador
Geraldo Domingos Coelho
Juízes de Direito
Moema de Carvalho Balbino
Joamar Gomes Vieira Nunes
Marcus Cunha Fasciani
Márcia Rezende Nonato da Silva