Magistrados e magistradas de Minas Gerais, foram homenageados com a entrega da Ordem do Mérito Legislativo. Ao todo, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou 175 pessoas e instituições que trabalham pelo bem comum e destacou a diversidade e pluralidade do Estado. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira, 8 de novembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Veja aqui a relação completa de agraciados

Representando a magistratura mineira, fizeram parte da lista de agraciados a ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lôbo; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; a presidente do TRF6, desembargadora Monica Sifuentes; o ex-presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz Junior; o desembargador José Afrânio Vilela, futuro ministro do Superior Tribunal de Justiça; os desembargadores do TRE-MG, Octávio Augusto De Nigris Boccalini (presidente); Ramom Tácio de Oliveira (vice-presidente e corregedor-eleitoral) e Carlos Henrique Pérpetuo Braga, além da juíza Bárbara Isadora Santos Sebe Nardy, do juiz Rômulo dos Santos Duarte e da juíza do TRE-MG, Patrícia Henriques Ribeiro.

Veja mais fotos da solenidade.

A solenidade, realizada no Palácio da Liberdade, teve como tema “Assembleia Legislativa de Minas Gerais: tradição em inovar” e agraciou nomes que também têm conexão com a inovação nas mais diversas áreas, como política, justiça, saúde, educação e comércio, além de empresários, militares, líderes religiosos, entidades do setor produtivo e associações culturais.

Ao saudar os agraciados, Tadeu Martins Leite ressaltou que inovação não significa apenas grandes avanços científicos. “Inovar é também o compromisso com a melhoria constante, o espírito criativo, a maneira como encontramos soluções para os problemas cotidianos, promovemos a inclusão social e respeitamos o meio ambiente”, afirmou.

O presidente da ALMG ainda enfatizou a pluralidade e diversidade das indicações, feitas pelos parlamentares. E reforçou que cada um dos agraciados representa uma infinidade de pessoas que trabalham pelo bem comum nos 853 municípios mineiros. “A maior e mais verdadeira riqueza de Minas Gerais é nossa gente”, disse.

O tema desta edição da Ordem do Mérito Legislativo também destaca o caráter inovador da própria Assembleia Legislativa, a primeira a criar uma Escola do Legislativo, em 1992, e uma TV legislativa, em 1995. O presidente ainda citou o aprimoramento da fiscalização, a ampliação do diálogo com a sociedade e a adoção de práticas sustentáveis. “Nossa capacidade de fazer da inovação uma tradição”, sintetizou.

O governador em exercício, professor Mateus Simões, reforçou que cada agraciado tem uma história de vida que merece ser conhecida e é um exemplo a ser seguido. A homenagem, segundo ele, serve não apenas para reconhecer o trabalho prestado, mas também para jogar luz sobre esses exemplos.

Mateus Simões ainda destacou a trajetória trabalho do desembargador do Tribunal de Justiça José Afrânio Vilela, ministro a ser empossado no Superior Tribunal de Justiça e que, segundo Simões, é sempre apontado como “equilibrado, justo e técnico”. Vilela foi um dos agraciados com o colar do Grande Mérito, assim como o próprio vice-governador. A Ordem do Mérito ainda tem os graus Mérito Especial e Mérito.

Além do presidente da ALMG, a mesa de honra da solenidade contou com os parlamentares da Mesa da Assembleia e líderes do Parlamento, todos eles integrantes do Conselho da Ordem, que concede a comenda. Demais poderes e instituições públicas também foram representados na mesa. Deputados e deputadas estaduais, além de outras autoridades e lideranças, estiveram presentes.

Houve, ainda, apresentações artísticas do Quinteto da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros, que executou o Hino Nacional; de Dudu do Cavaco, primeiro músico com Síndrome de Down no País e também homenageado com a Ordem do Mérito; do Trio Amaranto; e de Pereira da Viola.


Foto: TRE/MG

*com informações ALMG
*Fotos: Henrique Chendes/ALMG